Formatura Ensino Médio

Senhoras e Senhores,

Neste momento tão esperado e desejado, convido-os à reflexão:

O que buscamos? Para que estudamos? Por que devemos percorrer os caminhos da aprendizagem?

Conseguiríamos evoluir sem a vida escolar?

O ser humano nasceu para aprimorar-se e não bastam os ensinamentos ditados pela família. Temos uma vida interior muito rica e que precisa da água da educação para mover os pensamentos, as sensações, as certezas e as esperanças.

A juventude tem como característica, a curiosidade intelectual que a impulsiona a descobrir o mundo e tudo que está em sua volta. Nesta etapa da vida estudantil, devem-se observar as aptidões, para que as escolhas sejam promissoras, embora, todos devam ter a compreensão necessária para ouvi-los em seus sonhos e anseios.

Atualmente, o mercado de trabalho exige além do conhecimento específico, um elevado grau de interação com os problemas que cercam o mundo limitado pelas desigualdades. Não nos sentimos esgotados em nossa capacidade de educar, pois entendemos que, antes de nos considerarmos mestres, somos aprendizes em nossa convivência com vocês. E estamos abertos ao diálogo conciliador para oferecer-lhes uma palavra de carinho e incentivo e uma orientação pautada sempre no princípio da fraternidade.

Talvez tenhamos encontrado uma resposta às indagações: A importância do estudo global e não direcionado à carreira que se julga adequada, e sim colocarmos nossos alunos frente às diversidades de informações, para que todas as oportunidades possam ser avaliadas.

Não pretendemos ser somente mais um caminho, e sim um modelo a ser seguido.

Não queremos falar e deixar que o vento espalhe as palavras, tampouco aprisioná-las. Queremos educar, formar, humanizar e respeitar os direitos individuais.

Nossa sociedade precisa de espírito jovem. Bom humor e alegria são elementos fundamentais para o estabelecimento de um Brasil menos violento e desigual.

Lutamos, sobrevivemos, crescemos acima de tudo como seres humanos. E, por tudo, a saudade há de ficar.

Agradecemos aos pais que esperam de vocês, sobretudo, que sejam pessoas éticas e que respeitem o Estado de Direito, aos professores que assimilaram a tarefa divina de informar com profissionalismo e amizade, apontando que: “Ser mestre é ser orientador e amigo, guia e companheiro, é caminhar com o aluno passo a passo. É transmitir a este os segredos da caminhada e ser exemplo de dedicação, de doação, de dignidade pessoal e de amor”.

Agradecemos aos profissionais que nos dão suporte: Direção, coordenação, irmãs e funcionários e parabenizamos vocês queridos alunos, que estiveram sempre presentes com um sorriso nas horas difíceis, sem os quais o sonho de transformar o mundo jamais se tornará real.