A arte de protestar

“Sai do chão, sai do chão quem é contra o aumento do busão”. Criatividade, organização e atitude - foi o que aconteceu ontem, 20, em pleno horário de pico de Sampa, em mais uma manifestação contra o aumento abusivo da passagem do transporte público, 11%.

Uma das tarifas mais caras do país, o passageiro da capital paulistana, viaja diariamente em péssimas condições, super lotação e filas quilométricas nos corredores mal projetados, contudo, impressionante ocorreu com a presença da juventude na passeata bem humorada e pacifica, da Consolação ao Paraíso, percorrendo a Av. Paulista de ponta a ponta. Os manifestantes com bandeiras e faixas, convidavam quem assistia a fazer parte da festa democrática, das janelas dos edifícios via-se o verde e amarelo da bandeira brasileira, das calçadas vinha os aplausos. No final o numero de participantes triplicará. Desta vez as policias militar só acompanhou.

Eu, particularmente, que venho estudando, as décadas de 60 e 70, manifestações contra a ditadura e a tortura, fiquei exultante em assistir resquícios dos tempos dourados, jovens mostrando a sua cara, principalmente com estilo. Espero testemunhar outros movimentos em pró da ordem e progresso.