Discurso- Turma Curso Técnico de Enfermagem- M3- Senac Rio Grande

Discurso da Patrona Aline Cristina Calçada de Oliveira

Boa noite, senhoras e senhores! Primeiramente gostaria de agradecer a honra de poder estar aqui, compartilhando com todos vocês este momento tão significativo, o qual, certamente ficará guardado para sempre nas páginas de nossa história. Hoje, estamos comemorando uma grande conquista, fruto da dedicação, do interesse e da determinação de cada um de vocês, formandos da turma M3 do Curso Técnico de Enfermagem do Senac. Com certeza, o mérito desse momento está guardado no coração e na mente dos pais, dos familiares, dos amigos, enfim, de todas aquelas pessoas que aqui presentes ou não, contribuíram para essa construção, essa jornada que culmina com a formação profissional e concomitantemente com a conquista de um grande sonho. Tive o privilégio de conviver com cada um e juntos construímos uma amizade e carinho que marcaram época. Gostaria de dizer-lhes o quanto aprendi com vocês nesse período, e é maravilhoso comemorar o dia do professor ganhando esse presente de ver vocês felizes, firmes em seus objetivos e ideais.

A enfermagem é uma profissão gratificante, pois nos oportuniza levar para os enfermos, conforto, carinho e esperança, justamente quando eles estão mais fragilizados num leito hospitalar. Por isso, o que desejo é que vocês possam desenvolver cada vez mais esse sacerdócio, dedicando-se com amor a enfermagem, buscando dentro de si a força para superar as dificuldades e ajudar as pessoas a se recuperarem das doenças.

A escolha de nossa profissão é o reflexo daquilo que somos, de propósito de nossa existência, enfim, espelha um dom, uma arte a ser conquistada dia-a-dia, passo- a- passo, segundo- a- segundo. Daqui em diante, cada um seguirá seu destino e fará sua própria trajetória. Mas ficará guardado para sempre em nossa memória a vivência do período de curso, os amigos, os professores, os profissionais, os pacientes. Como esquecer as noites mal dormidas, a apreensão no período de provas e as brincadeiras e brigas da turma? Todas essas circunstâncias serão lembradas com saudade por vocês, como uma etapa bonita e importante.

Então, a mensagem que deixo para vocês é que jamais desistam de buscar conquistas e novos ideais. Nossa vida está em constante mudança e cada etapa exige adaptação, coragem, persistência e personalidade. Nesse grande teatro do mundo, somos personagens capazes de modificar a realidade. Os papéis que interpretaremos daqui para frente nos aproximará ou distanciará, dirá que além se sermos profissionais da área da saúde, somos pais, maridos, esposas, enfim, é o florescer da juventude com todo seu potencial e exuberância.

Então vamos homenagear os familiares e amigos aqui presentes, que com grande maestria e afetividade plantaram em seus corações a semente da vitória e da esperança. Então, para que possamos abençoar nossa confraternização, lembremos que tudo isso é possível por que existe uma grande força maior a unir todos nós. Ela é Universal, eterna e faz com que cada momento seja único em sua beleza e plenitude. Quando sentimos Deus percebemos o que somos e fazemos de nossa fugaz existência aqui na Terra, caminho de luz, simplicidade e Amor.

Muito Obrigada

15/10/2005

Foca
Enviado por Foca em 21/01/2011
Código do texto: T2744013
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.