Discurso Paraninfo - Turma de Economia 2010 - UNIFAE - 21/01/2011

Boa Noite!

Meus cumprimentos ao Magnifico Reitor, ao vice reitor, senhores pró-reitores , coordenadores, professores, funcionários administrativos do UNIFAE e autoridades presentes. Prezados alunos, senhores pais e mães, demais familiares e amigos , neste momento solene onde prevalece a formalidade da cerimônia , o que de fato almejamos é a informalidade dos nossos sentimentos e emoções agitados por este momento tão especial na vida de todos nós, todos hoje em algum sentido nos diplomamos.
É claro que quanto ao aspecto formal são os alunos que agora ganham o direito de exercer a profissão, mas não é só isto, é o findar de uma etapa e começo de outra em suas vidas. Seus pais também diplomam-se, têm neste momento o coração cheio de orgulho, mas também a consciência do dever cumprido. Seus familiares e amigos diplomam-se pois lhes acompanharam a jornada e dela participaram, e estão felizes, pois somente um tolo pode imaginar existir a felicidade do sozinho.
Nós do UNIFAE, nos diplomamos por cumprir nossa missão de colocar no mercado mais um grupo de ex-alunos, agora profissionais. Nós professores do curso de economia nos diplomamos por conseguirmos constituir mais um grupo de colegas na carreira que escolhemos semear como docentes.
Por fim eu, como paraninfo, diplomo-me, aqui na condição de representar a mim e aos meus colegas que durante quatro anos nos envolvemos na atividade de contribuir na construção de bons profissionais e seres humanos melhores.
É como simbólico diplomado que recebo este diploma com carinho, pois a relação de professor e aluno é uma interação de aprendizado. É claro que cabe ao professor instruir no aspecto formal, mas cada turma tem sua alma, cada grupo é diferente, e embora o conteúdo ensinado seja o mesmo a cada ano, a forma de ensinar modifica em torno dos alunos. De minha parte espero ter ensinado a parcela do conteúdo do curso de economia que me coube, mas tenho fé que estes que hoje se formam sabem que quis ensinar além, que encontrei neles motivação por uma característica peculiar destes jovens, o afeto. Estes meninos ganharam espaço no meu coração e eu espero ter conquistado parte do deles.
Se isto ocorreu, eles sabem que são livres para pensar, que devem ter uma conduta ética não apenas na profissão, mas no seu dia a dia, o que pode significar em alguns momentos perderem oportunidades, mas nunca a dignidade. Sabem que torço efetivamente por eles, sabem que o afeto não é algo que não implique disciplina, e tiveram a oportunidade de tomar boas broncas, mas tenho certeza que hoje entendem que ensinar implica sim, os momentos de ordem, porém isto não significa sermos chatos, não rirmos, não chorarmos, não dividirmos alegrias e tristezas, vencer sempre será relativo, mas a história da vitória não. Às vezes vencer chega ser até perder. Confuso? Não para estes meninos, se consegui lhes ensinar algo foi que somos capazes de sonhar, mas que precisamos de esforço para transformar isto em realização. Caros alunos, guardem estas palavras: sonhem e realizem. E de vocês fica comigo a lição do carinho e do respeito, e alguns cabelos brancos a mais que para mim valeram a pena.
Minha satisfação de neste momento ter contribuído em parte na sua formação. Conto com vocês para a construção de um futuro melhor do que o presente. Aos presentes, agradeço a atenção, e desejo que este momento feliz fique guardado na história de cada um de nós.
Meu muito obrigado!

Gilberto Brandão Marcon
Enviado por Gilberto Brandão Marcon em 23/01/2011
Código do texto: T2747174
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.