Discurso Paraninfo - Turma de Economia 2008 - UNIFAE - 22/01/2009

Boa noite!

 

Permitam-me iniciar esta manifestação parabenizando os formandos, seus familiares e amigos, e de pronto estendendo os meus cumprimentos ao Magnífico Reitor, ao vice-reitor e a secretária. Ao coordenador do curso de economia, demais coordenadores, professores e funcionários, células que dão vida à estrutura do UNIFAE.

Nós aqui citados fomos todos participantes de uma jornada em comum, e nesta noite não estamos a escrever o capítulo final, mas um capítulo a mais, que haverá de se integrar a outros no constituir do destino que cada um de nós constrói para si, mas necessariamente interagindo com os demais.

Como professor indicado a paraninfo desta turma, quero agradecer, aos alunos por me presentearem com esta honra em aqui estar representando os seus professores de curso.

É algo especial, é a primeira vez que exerço tal encargo, e como tudo na vida, a primeira vez a gente nunca esquece. Estou feliz com esta possibilidade, pois tenho especial afinidade com este grupo de alunos cuja característica ao longo do curso foi a seriedade. Eu os vi crescer como estudantes e pessoas ao longo destes quatro anos, e em minha função, juntamente com meus colegas, buscamos interferir na estruturação de cada um deles.

Não se pretendeu criar vencedores, mas lutadores. Sim, estão preparados para vencer. Quando o sucesso chegar, estão alertados para não se deixarem iludir com ele, também estão preparados para as adversidades das derrotas, pois tentamos lhes mostrar que não são maiores, porém nunca menores do que ninguém, e que nunca devem desistir de si.

O objetivo é saber lutar, lutar o bom combate, lutar com tolerância, com paciência, com muita vontade, mas sabendo que a área profissional é apenas uma parte da vida humana, o ser humano é mais que isso, é um conjunto. Daqui não saem economistas que são homens, mas homens que tem por formação profissional a Economia.

Vocês não estão indo embora, mas apenas amealhando um lugar numa família maior que é o UNIFAE. Não somos perfeitos, mas temos a boa vontade de identificadas as imperfeições, corrigi-las a fim de oferecer um processo educacional em condições cada vez mais favoráveis ao nossos alunos.

Por fim, adentram para uma outra família, a dos economistas. Sejamos companheiros, por vezes adversários nas disputas impostas pelo mercado de trabalho, mas saibamos antes de tudo que somos cidadãos de uma família maior, o Brasil. Somos seus filhos e seus pais, e viver em família por si só não significa a solução, seus membros até discutem, mas normalmente na balança entre amor e ódio, prevalece o afeto que nos une, que nos constitui, e pelo qual queremos crer fomos criados e destinados pelo Criador Divino.

Meus ex-alunos, meus sempre amigos, caminhem, caminhem sempre pelos preceitos da Justiça e do Amor.

Aos presentes, o meu muito obrigado, novamente aos formandos os meus parabéns.

 

Gilberto Brandão Marcon
Enviado por Gilberto Brandão Marcon em 23/01/2011
Código do texto: T2747234
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.