A esperança e a verdade

“Viver com esperança é diferente de viver com a verdade” (não sei se existe autor, pensei assim...). Uma frase lapidar! Uma frase a ser meticulosamente estudada, pensada e repensada. O supremo desejo humano é vivenciar a conjugação da esperança com a verdade. Enquanto tal convicção não se materializa (se é que ocorrerá) a humanidade vive qual torcedor fanático: torce para que a esperança que acalenta ao peito tenha como produto final a verdade anelada.

Desde que tomou conhecimento de sua limitação e certeza da morte o homem passou do estado de desespero para a busca. Buscar uma solução para o dilema da morte e desejo da vida eterna. Surgiram as mais variadas teorias. Cada povo em cada época buscou a resposta que queria. Notem: resposta que queria. A resposta que se quer nem sempre coaduna com a resposta que é...

A realidade milenar se mantém presente. Mitos surgiram, mitos se foram. Mitos surgem, mitos se vão. Mitos estão aí e um dia passarão. Enquanto não passam existe a esperança, mas... “Viver com esperança é diferente de viver com a verdade”.

Cada ser, cada família, cada grupo, cada segmento tem a sua “bendita esperança”. Existem muitos que não a têm e por esse motivo são crucificados e chamados de ateus... Os que dizem esperar lançam-se à luta contra os que não esperam. É como se a luta transformasse a esperança em verdade, mas... “Viver com esperança é diferente de viver com a verdade”.

O povo se reúne, o povo se emociona o povo ri o povo chora. Enche-se de esperança e de força. Espera com paciência o grande dia. O dia da verdade. Verdade? A verdade pela qual matam e pela qual morrem. A verdade estruturada na esperança. Esperança que dão, que vendem e que emprestam, mas... “Viver com esperança é diferente de viver com a verdade”.

A esperança está assentada na fé. Fé é fé, nada mais que isso. Fé não é a verdade. Fé é convicção de que a esperança se confirme na verdade. Verdade? Sim, aquela mesma que cada grupo desenvolve e diz ser a única de valor. E por ter fé e nela a esperança espera, mas... “Viver com esperança é diferente de viver com a verdade”.

O que é esperança e o que é verdade? A verdade não é nada mais nada menos do que é.. Simplesmente é... A verdade liberta? Sim. Mas isso não quer dizer que a verdade responda à esperança que mora no peito. A verdade liberta da mentira, independentemente da decepção. Viver com a mentira é como viver numa prisão cuja chave está nas mãos da verdade. A verdade acaba com a mentira. E se a mentira, por coincidir com a esperança, mostrar uma verdade amarga? Por isso que se deve ter sempre em mente que “viver com a esperança é diferente de viver com a verdade”.

Quem se dispuser a viver com a esperança deve entender que a esperança “é a última que morre”... Mas morre! Morre sempre? Para uns poucos quem sabe não morra... São tantas esperanças baseadas “em verdades diferentes” que somente uma terá a tal verdade (ou nenhuma). Isso é notório e precisa ser aceito, não há saída de emergência, não há possibilidade de fuga pois “viver com esperança é diferente de viver com a verdade”.

Seria isso uma regra? Se for existe exceção? Havendo exceção há que se considerar que para a maioria a realidade será assim: “Viver com esperança é diferente de viver com a verdade”.