QUEBRANDO A ROTINA – 0001 – O Manual do Fabricante ...

Tudo na vida implica uma decisão... Até mesmo não pensar, não falar ou não fazer nada, implica na decisão que se pode tomar (ou não)...

Ler (ou não ler) o que estamos escrevendo depende de uma decisão, da mesma forma que dependeu de uma decisão, escrever este texto...

Ser cristão (ou não ser), achar alguma coisa (ou não), sobre quem é cristão, depende de uma decisão... Viver (ou não) depende de uma decisão... Ou seja: Tudo na vida implica uma decisão...

Quando DEUS pensou em você, em mim, nas outras pessoas, dependeu de haver decidido isso... Permitir que o rejeitemos, implica haver decidido isso... ELE decidiu... Em meu achômetro, correu um grande risco, afinal, o mundo em derredor demonstra que muitos não estão levando DEUS a sério, havendo até mesmo muita gente que não acredita que DEUS exista...

EU, VOCÊ, etc... Achar que os princípios, conceitos ou valores concernentes a DEUS e a SUA PALAVRA (a Bíblia Sagrada) poderiam ser reduzidos ao ser cristão de forma nominal, implica decidirmos isso...

Quando nos referimos ao ser cristão de forma nominal, quero dizer, ao tipo de cristão–evangélico muito comum em nossos dias – O cristão que apenas frequenta uma igreja (geralmente aos domingos), adora produtos gospel, acha light o rótulo góspel e fica trombudo (chateado) com DEUS e com a igreja, quando alguém não o trata bem...

Quando nos referimos a tratar bem, queremos significar bajular... Afinal, tem sido comum pessoas dizerem que não mais irão à igreja da direita ou da esquerda, de cima ou de baixo (geograficamente falando), porque lhe olharam de forma atravessada (como se o simples olhar determinasse os passos que se deve dar...

Está escrito, e isso deve ser considerado, porque, implica uma questão de morte ou vida eterna:

No princípio, criou DEUS os céus e a terra (Gênesis 1:1).

Sobre o texto acima, é preciso considerar ao menos três coisas:

PRIMEIRA – É possível aceitar (ou não aceitar) o que está escrito... Ninguém poderá olhar pra você dizendo que a decisão única seria aceitar o que está escrito...

É perfeitamente possível aceitar como verdade absoluta (o que está escrito) ou não... APENAS, devemos ser conscientes de duas coisas:

SE FOR VERDADE, aceitando DEUS e SEUS princípios, conceitos e valores (expressos na BÍBLIA), teremos vida eterna...

SE NÃO FOR VERDADE, e por isso, deixarmos de aceitar DEUS e SUA PALAVRA, teremos morte eterna...

SEGUNDA COISA - SE o texto da BÍBLIA existe a centenas e centenas de anos... SE tanta coisa na vida muda e, o sentido do texto continua sendo o mesmo... SE crer (ou não) seria irrelevante ao que está escrito (porque não modifica o texto), significa dizer que, CRER ou não crer, jamais afetará o caráter de DEUS...

Nós humanos, mudamos e, queremos mudanças... DEUS é imutável, inclusive em sua BONDADE, MISERICÓRDIA E GRAÇA...

Algumas mudanças são benéficas, outras não... Por exemplo: Quando um regime político fechado muda, a população como um todo, sai ganhando... MAS, não se deve crer que abertura política significa (automativamente) fim de falcatruas ou benesses concedidas pelo poder (entre aspas)... ASSIM, algumas mudanças não significam melhora sem envolvimento das pessoas na luta por uma sociedade melhor...

TERCEIRA COISA – Graça de DEUS significa favor imerecido, mas não podemos esquecer da responsabilidade humana, que DEUS nos concede...

Por exemplo:

DEUS é soberano absoluto, estando no controle de todas as coisas. ISSO não anula a responsabilidade humana pela preservação ambiental. ASSIM, cada tragédia poderá fazer (ou não) vítimas fatais a olhos humanos... MAS, em lugar algum, está escrito que, o ser humano não será responsável pelas mazelas sociais que produz... ASSIM, imagino que muita gente embolsou dinheiro pelas construções irregulares devastadas pelas chuvas...

POR ISSO, conceitos, princípios ou valores, relativos a DEUS ou SUA palavra, são destinados a quem NELE crer e a quem NELE não crer...

Independente do lado em que alguém esteja, acreditando em DEUS (ou não), o JUÍZO FINAL virá para todos, quer se queira ou não... Tem muita gente tranquila (entre aspas), porque acha que não sendo cristã, não passaria pelo Juízo Final... Por outro lado, não devemos viver imaginando que, os que escapam de uma tragédia seria livramento de DEUS (ELE pode livrar sim)... MAS, pensar apenas isso, limita DEUS e, evita pensar sobre a responsabilidade humana (sempre que age com desumanidade)...

Por exemplo:

Muita gente, deseja o livramento de DEUS, pra continuar viva e cair na gandaia por aí... Entendemos que, morrer ou viver (fisicamente) é o de menor importância agora... AFINAL, se DEUS ocupar o primeiro lugar em nossas vidas, vale a pena viver ou morrer... SE o inverso acontecer seremos tristes vivos ou mortos...

Quando analisamos a vida como um todo, a chuva ou o sol, por exemplo, vêm para todas as pessoas, independente de gostarem ou não... não é diferente em relação as coisas do mundo (ou da vida) espiritual – ACREDITAR NA SOBERANIA DIVINA, sem descartar a RESPONSABILIDADE HUMANA pelo que DEUS nos concede...

A BÍBLIA é o manual do fabricante e, não considerar o que está escrito, tem levado muita gente pra correria desvairada (a que estamos submetidos), porque, geralmente quem não crê em DEUS, confessa que a vida se resume no aqui e no agora... E, conforme disse o apóstolo PAULO aos cristãos da cidade de Corinto:

Se a nossa esperança em CRISTO se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens (1 Coríntios 15:19).

SE, quando compramos algum eletrodoméstico, consultamos o Manual do Fabricante, antes de usá – lo, porque iríamos viver sem consultar nosso próprio Manual do Fabricante, a BÍBLIA SAGRADA????????????

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 20/02/2011
Código do texto: T2803200
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.