LEITURA

Se você tem o hábito de ler e é capaz de dedicar algumas horas da semana ao prazer da leitura, é bem provável que seus filhos se habituem a ler. Porém, se você não é muito ligado aos livros, é bom procurar desenvolver nos seus filhos o gosto pela leitura.

Ninguém nasce gostando de nada, tudo é uma questão de hábito.

Ler é um hábito que se adquire com a prática. Se a criança não for incentivada a ler, dificilmente vai ser um adulto que lê.

Não existe essa de ter um estalo e sair lendo tudo o que se encontrar pela frente. Para desenvolver esse hábito nas crianças é preciso deixar sempre à sua disposição, material de leitura. Livros, cadernos, revistas, histórias em quadrinhos, tudo vale.

Uma das oportunidades para fazer isso é nas idas ao banheiro. Durante sua estada ali por conta de uma necessidade fisiológica, a criança pode usar o tempo para dedicar-se a folhear um livro ou uma revista.

As mães, enquanto se empenham em concluir o almoço ou o jantar, podem pedir à criança que leia em voz alta um texto qualquer e depois iniciar uma conversa para descobrir até que ponto a criança entendeu aquilo que leu.

Essas conversas informais vão estabelecendo um vínculo entre a criança e a leitura e proporcionam à mãe ou ao adulto que a acompanha, a possibilidade de identificar seu progresso na arte de ler.

À medida que a criança for definindo seu interesse por este ou por aquele assunto ou por algum personagem ou mesmo por um estilo, é hora de se investir nesse segmento.

Hoje temos a concorrência desleal da televisão que rouba de nossas crianças parte importante da sua vida com uma programação que mais deseduca do que informa. A programação infantil que preenche praticamente toda a manhã, independente do canal que se sintonize, está recheada de informações vazias e desenhos que alienam e em nada contribuem para a formação dos nossos pequenos.

Muitas vezes ouvimos a desculpa de que enquanto estão diante da televisão as crianças preenchem seu tempo e proporcionam a relativa tranquilidade para a realização dos trabalhos domésticos.

Tenho a dizer que diante de um livro o efeito para o adulto será o mesmo, mas para a criança, o enriquecimento da sua cultura e a formação do seu futuro serão infinitamente melhor benbeficiados.

Trace um plano de ação. Estimule seu filho a ler. Desafie seu filho a ler. Mas acompanhe seu desempenho passo a passo.

Promova rodas de leitura, convide amigos e vizinhos para lerem juntos. Cada um lê uma parte, cada um lê um pedaço e em breve as crianças estarão ansiosas para que chegue a sua hora.

Alguns meses depois você terá uma grata surpresa em identificar a mudança de hábito das crianças. Alguns anos depois você vai perceber os resultados de um trabalho que se iniciou numa inocente brincadeira de leitura.

Quem lê, aprende a ler. Quem lê muito, lê bem. E aprende a falar e aprende a escrever e é capaz de conhecer o mundo inteiro sentado à mesa de uma biblioteca.