EDUCAÇÃO ECOLÓGICA

O Planeta Terra está pedindo socorro! Temos acompanhado as catástrofes que estão ocorrendo no mundo e isso nos assusta, pois nunca havíamos presenciado fatos semelhantes.

São chuvas que provocam inundações e mortes, destroem plantações e causam prejuízos enormes. Poucos meses depois a mesma região é assolada por uma seca nunca vista que causa transtornos ainda maiores.

Fala-se sobre o efeito estufa e sobre o aquecimento global, sobre a poluição dos rios e dos mares e sobre a poluição do ar. Sobre a redução da emissão de carbono e sobre fóruns internacionais para tratar desses assuntos.

Muitas dessas ocorrências são provocadas pela ação do homem sobre o meio ambiente. É o homem que corta árvores e desmata grandes áreas, é o homem que devasta os rios, é o homem que não recicla o lixo, é o homem que não demonstra preocupação com a preservação da natureza.

E o que nós temos a ver com isso? Tudo. Cada um de nós é um pouco responsável pelo que não é feito e também pelo que é feito de forma errada. Precisamos nos educar e precisamos educar nossos filhos para contribuir com a preservação da natureza e da vida. Precisamos ter educação ecológica.

Educação ecológica é a harmônica relação do homem com o meio ambiente e precisa despertar em cada um a consciência da importância da integração do homem com esse meio aonde ele vive.

É um processo que encoraja a compreensão da necessidade de haver compaixão e respeito pelas pessoas, pelos animais e pelo ambiente.

Todos os seres vivos possuem uma relação de dependência para que possam sobreviver. Assim, se o homem não interfere no ambiente dos animais, eles não precisarão buscar alimento nos rebanhos domésticos e nem se sentirão movidos a deslocarem-se para áreas habitadas para saciar a fome como vem acontecendo em várias regiões do Brasil e do mundo.

A educação ecológica exige uma mudança de hábitos, pois é necessário despertar nas novas gerações a consciência ecológica, assim, cada um saberá respeitar o meio ambiente, saberá identificar problemas ambientais e saberá buscar soluções que contribuam para melhorar a qualidade de vida no mundo.

As atitudes de mudança, embora possam parecer difíceis, devem ser iniciadas dentro da própria casa. São pequenos procedimentos que em pouco tempo têm o poder de gerar grandes resultados.

A criança sempre está entusiasmada e dispõe de energia para acolher as informações que servirão de referência por toda sua vida. Ao chegar à idade escolar, a criança também vai encontrar um ambiente propício para dar continuidade a tudo aquilo que já aprendeu em casa e não encontrará dificuldade para por em prática o que sabe.

A educação ecológica começa com atitudes simples como não jogar nada na rua, afinal tudo que é atirado na rua será conduzido pela água da chuva para os encanamentos. Se não os entope, chega ao mar e aí tem um efeito devastador sobre a vida marinha, matando e destruindo.

Outra atitude simples é a separação do lixo doméstico. Mesmo que o recolhimento não seja seletivo, os catadores não irão esparramar o que não é reciclável. E quando se iniciar a coleta seletiva, o hábito já será parte do dia-a-dia.

Mantenha um saquinho dentro do carro. Ali serão depositados papéis de bala, latinhas vazias ou qualquer outro material. Não atire nada pela janela do carro. Em casa, destine corretamente o seu conteúdo.

Desafie as crianças a descobrir outras formas de colaborar com a natureza. Plante árvores, plante verde. Se puder, faça uma pequena horta.

Estimule seus filhos e os amiguinhos dos seus filhos. Eles vão crescer com consciência ecológica e deixar para a próxima geração um mundo muito melhor do que aquele que receberam de nós.