O CASAMENTO É DIGNO DE HONRA, mesmo quando não concordamos ...

Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque DEUS julgará os impuros e adúlteros (Hebreus 13:4).

INTRODUÇÃO:

É possível perceber que o casamento é visto pela sociedade contemporânea como um artigo descartável, ao ponto de muitas pessoas acharem que se não der certo a separação seria a solução...

MAS, da mesma forma que, é inerente a cada cônjuge, características da família de onde procede, não haverá como deletar da mente, a pessoa com quem se envolveu emocionalmente numa relação conjugal...

ELUCIDAÇÃO:

A Epístola aos Hebreus foi escrita para judeus de nascença (que haviam aderido ao cristianismo), que estavam sendo perseguidos e corriam o risco de abandonar a fé cristã e voltar à religião dos seus ancestrais.

Para fins didáticos, a Epístola aos Hebreus, pode ser dividida em pelo menos quatro partes: A superioridade do Filho de DEUS; JESUS, o grande sumo–sacerdote; Fé e força no sofrimento e A Vida Cristã.

Da quarta parte: A Vida Cristã, selecionei o texto lido, para reflexão sobre o tema: O CASAMENTO É DIGNO DE HONRA, mesmo quando não concordamos...

O Casamento é digno de honra, inicialmente, por ser um projeto de DEUS:

Quando lemos sobre a origem do ser humano, no Livro de Gênesis, encontramos o seguinte relato:

Também disse DEUS: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Criou DEUS, pois, o homem à SUA imagem, à imagem de DEUS o criou; homem e mulher os criou.

E DEUS os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai–vos, enchei a terra e sujeitai–a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

E disse DEUS ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.

E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.

Viu DEUS tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.

(Gênesis 1:26–31).

O casamento entre um homem e uma mulher, teve origem após a criação do ser humano, e, sendo a criação algo bom, aos olhos do próprio DEUS (Gênesis 1:321), a mulher também fazia parte dessa criação que era boa.

Está escrito:

Viu DEUS tudo quanto Fizera, e eis que era muito bom (Gênesis 1:31).

Quando dissemos que o casamento é digno de honra por ser um projeto de DEUS, não o fizemos porque achamos isso, mas, porque está escrito isso.

Após o relato da criação em Gênesis 1:27, onde está escrito:

Criou DEUS, pois, o homem, à sua imagem, à imagem de DEUS o criou; homem e mulher os criou (Gênesis 1:27); O homem, disse as palavras que estão registradas em Gênesis 2:23:

E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar–se–á varoa, porquanto do varão foi tomada.

Ao criar a mulher, instituindo o casamento, DEUS teve em vista, complementar o que faltava ao homem. Não tinha em vista concorrência, e sim complemento.

Está escrito:

Disse mais o SENHOR DEUS: Não é bom que o homem esteja só; far–lhe–ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.

Havendo, pois, o SENHOR DEUS formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe–os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.

Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.

Então o SENHOR DEUS fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma de suas costelas e fechou o lugar com carne.

E a costela que o SENHOR DEUS tomara ao homem, transformou–a numa mulher e lha trouxe.

E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar–se–á varoa, porquanto do varão foi tomada.

(Gênesis 2:18–26).

É interessante que, um dos argumentos que o ser humano usa contra DEUS (em nossos dias) é o relato da criação, dizendo que há algo errado porque o relato em Gênesis 2, contraria o relato em Gênesis 1...

Faça uma pausa, respire fundo e, vamos pensar um pouco sobre esse argumento do homem pós moderno...

Eu gosto muito de aveia. Até hoje, não sei como se faz pra plantar aveia, colher, empacotar... SIMPLESMENTE, chego no supermercados e compro a caixa com farinha de aveia e pago por ela... SEI apenas que é um bom alimento (principalmente rico em fibras).

Em meu achômetro, Gênesis 2:18–25, é um detalhamento do que está relatado em Gênesis 1:26–31.

Será que se DEUS fizesse um relato detalhado de cada ato, haveria livro que coubesse????????????

A BÍBLIA é uma espécie de manual do fabricante (resumido), uma carta do imenso amor de DEUS (O CRIADOR), pelo ser humano (CRIATURA), que se rebelou contra o seu criador... O ser humano teria tempo ou interesse de ler o relato minucioso????????????

Em meu achômetro, a BÍBLIA contém exatamente a linguagem de DEUS que pode ser compreendida pelo ser humano, de forma a que o ser humano possa entender...

Certamente, todas as pessoas adquirem algum eletrodoméstico... Existe interesse em ler TODAS aquelas informações que o fabricante inclui no manual????????????

Insistindo na questão: Vamos apresentar mais um exemplo: Medicamento. O paciente, depende de tomar o remédio pra se recuperar da doença ou enfermidade... Será que cada paciente, estaria disposto a ler toda a bula do remédio antes de ingerir????????????

NÃO estou convidando você pra assistir ao culto ou pra tornar–se membro de alguma denominação religiosa... ANTES, estou refletindo sobre a origem do ser humano, especificamente apresentando uma justificativa do casamento como instituição divina...

DEUS como CRIADOR, pensou sobre cada detalhe do que seria melhor à nossa vida, no dia–a–dia...

Está escrito:

Pois somos feitura DELE, criados em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 2:10).

PENSE BEM:

Você usaria algum eletrodoméstico novo, antes de ler o manual do fabricante????????????

PORQUE será que o ser humano deseja viver de qualquer jeito, sendo livre para pintar e bordar (como se diz na gíria popular)????????????

ALÉM de não considerar DEUS como o CRIADOR, ainda se faz campanha contra a idéia de um CRIADOR...

MAS, nossa conversa se refere ao casamento digno de honra por ser um projeto de DEUS... ASSIM, continuemos analisando outros aspectos...

O Casamento é digno de honra, em segundo lugar, por que não é bom que o homem esteja só:

Disse mais o SENHOR DEUS: Não é bom que o homem esteja só: far–lhe–ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.

Havendo, pois, o SENHOR DEUS formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe–os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.

Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.

Então, o SENHOR DEUS fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.

E a costela que o SENHOR DEUS tomara ao homem, transformou–a numa mulher e lha trouxe.

E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar–se–á varoa, porquanto do varão foi tomada.

Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando–se os dois uma só carne.

Gênesis 2:18–24.

Como dissemos (anteriormente), o casamento entre um homem e uma mulher, tem a ver com complemento ao invés de concorrência entre os dois cônjuges... ISSO implica dizer que o que falta em um cônjuge é complementado pelo outro...

Em nossos dias, existe a Lei Maria da Penha, exatamente para proteger a mulher de ser objeto de agressão do homem...

Quando se pensa sobre detalhes da criação, nas entrelinhas do texto, a gente pode chegar ao seguinte: Suponhamos que ao invés de uma costela, DEUS houvesse feito a mulher de a partir de um osso da cabeça; Poderia ser motivo da mulher querer mandar no homem. Suponhamos que o osso fosse do pé (ou da perna)... Poderia ser motivo do homem achar que poderia pisar a mulher (como alguns fazem)...

O relato diz que (a criação da mulher) foi a partir da costela... ISSO significa que o homem e a mulher devem andar lado a lado...

PENSO, sobre algumas vezes em que preciso fazer alguma coisa e não teria como porque estou distante... A esposa que DEUS me deu, consegue fazer como eu faria se estivesse na ocasião... ISSO é complemento...

Está escrito:

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

Porque se caírem, um levanta o companheiro (a); ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.

Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?

Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.

Eclesiastes 4:9–12.

ANTES de qualquer interpretação (ou aplicação) equivocada, deste texto, esclarecemos que por um lado não sou nenhum homofobista e por outro lado DEUS não revelou o texto para ser deturpado ou encaixotado aos cardápio (entre aspas) contemporâneo, onde pessoas distorcem textos da BÍBLIA pra sustentar projetos que contrariam o ideal divino...

Exatamente por desobedecer ao ideal divino, a sociedade pós–moderna (que costumo chamar de pós–superficial, está do jeito que está...

O Casamento é digno de honra, em terceiro lugar, por que em CRISTO a pessoa torna–se filha de DEUS:

O VERBO (JESUS CRISTO) estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio DELE, mas o mundo não o conheceu.

Veio para o que era SEU, e os SEUS não o receberam.

Mas, a todos quantos o receberam, deu–lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS, a saber, aos que crêem no seu nome;

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas (da vontade) de DEUS.

E o VERBO se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do PAI.

João 1:10–14.

Certamente, um dos pontos mais importantes da vida, tem sido negligenciado (ou minimizado) através do tempo: NASCER DE NOVO, CONVERSÃO, ou que palavra se use para significar que uma pessoa EM CRISTO tornou–se filha (ou filho) de DEUS...

Nicodemos (João 3:1–15), era mestre em Israel e não compreendeu isto, quando foi ter com o SENHOR JESUS...

Em nossos dias, as pessoas geralmente acham que significa ser membro de alguma igreja cristã... Por isso, de acordo com as estatísticas, o número de cristão aumenta a olhos vistos e, a nação vai de mal a pior... A COISA É SÉRIA...

Está escrito:

ELE vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.

Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

Entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

Mas DEUS, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,

E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com CRISTO, – pela graça sois salvos.

E, juntamente com ELE, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em CRISTO JESUS;

Para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em CRISTO JESUS.

PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, mediante a fé; E ISTO NÃO VEM DE VÓS; É DOM DE DEUS;

NÃO DE OBRAS, PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE.

Pois somos feitura DELE, criados em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas.

Efésios 2:1–10.

ASSIM, como teríamos uma sociedade diferente do modelo em vigência, senão através de orientações do manual do fabricante????????????

CONCLUSÃO:

Da criação aos nossos dias, a fórmula é uma só: HONRAR O NOME DE DEUS.

Em nossos dias, vivemos um dos momentos mais difíceis da história, porque após séculos, o ser humano deseja uma declaração de independência de DEUS, como se após o pecado original (a desobediência) a escolha não estivesse oficializada...

Sociedade saudável se, a vida de cada um for saudável e, vida saudável somente através de CRISTO JESUS...

É impossível ter vida saudável, jogando lama no projeto de DEUS pra o ser humano: VIDA CONJUGAL...

POR ISSO, enfatizamos:

Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque DEUS julgará os impuros e adúlteros (Hebreus 13:4).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 14/05/2011
Código do texto: T2969203
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.