O orgulho de ser Vale!

Hoje, às 14 horas, em Ourilândia do Norte, no Pará, foi oficialmente inaugurado o primeiro complexo produtivo de níquel da Vale no Brasil, a Unidade Operacional Onça Puma. O empreendimento é um marco de desenvolvimento para o estado do Pará e reforça a posição da Vale como líder em exportação líquida no país. Com capacidade de produção anual de 220mil toneladas de ferro níquel, a unidade é considerada uma das maiores plantas de produção desse mineral do mundo.

Entenda um pouco mais sobre o projeto:
 O Projeto Onça Puma foi adquirido pela Vale em novembro de 2005, visando aproveitar depósitos de níquel laterítico, um tipo de minério encontrado mais próximo à superfície em regiões quentes e úmidas. A planta de produção de níquel vai utilizar o minério oriundo de duas áreas na Serra do Onça, que fica perto da planta industrial, e do Puma, a cerca de 16 quilômetros. Cerca de 95% da produção de Onça Puma será destinada ao mercado externo, visando atender a países como China, Japão, Finlândia, Itália e Estados Unidos, dente outros.


Sustentabilidade:
Com investimento total de aproximadamente US$ 2,8 bilhões, Onça Puma gerou, no pico das obras de implantação, 8 mil postos de trabalho. Em sua fase de operação, mais 1.500 novos empregos foram criados. Desde o início do Projeto Onça Puma a empresa vem investindo na formação de mão de obra e contribuindo para o desenvolvimento dos municípios da região. O que vem se dando através de programas voltados para capacitação de fornecedores, ações permanentes de diálogo com as comunidades, incluindo comunidades indígenas locais e parcerias com as prefeituras, com destaque para o conjunto de investimentos sociais realizados pela Fundação Vale.

Sobre o Níquel:
 O Níquel é um metal resistente à oxidação e à corrosão, utilizado para formar ligas com diversas utilidades na indústria. Seu maior consumo é pelo setor de siderurgia, sendo 63% do metal usado para produzir aço inoxidável

__________________________________________________________
Diretoria de Operações de Metais Básicos do Atlântico Sul
VALE S/A
(Divulgação em Intranet e pelo site: www.vale.com)
Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 16/05/2011
Reeditado em 16/05/2011
Código do texto: T2974183
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.