DESPEDIDA DAS FILEIRAS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

DESPEDIDA DO CAP. MESQUITA DAS FILEIRAS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Senhoras e Senhores.

Ao deixar este convívio de mais de 36 anos de efetivo serviço, saio de cabeça erguida, cônscio do dever cumprido e orgulhoso por ter podido contribuir com a colocação de um tijolo na construção desta grande obra.

Parto para a reserva remunerada convicto que o marco de minha passagem nas fileiras desta briosa corporação vai ficar alicerçado pela argamassa do bom exemplo de: disciplina, responsabilidade, dedicação, justiça, trabalho perseverança e amor fraterno.

Companheiros, hoje eu vos falo de coração e de alma, tenham certeza que minha ausência será sentida apenas materialmente, pois espiritualmente estarei sempre presente em sintonia da mente humana com a mente de Deus e onde quer que eu esteja, estarei sempre pronto para bem servir a Pátria e a Humanidade.

Em momentos assim são difíceis para lembrarmos-nos de tudo e de todos, no entanto não posso deixar de fazer alguns agradecimentos: primeiro a Deus que em sua sabedoria maior sempre perdoou as minhas blasfêmias e fraquezas, criou em minha alma a força da desculpa que gera o perdão, que nas horas mais difíceis sempre me deu força e coragem para enfrentar com serenidade os obstáculos que a vida nos reserva, tendo também atendido as minhas preces e orações. A minha família na pessoa de minha querida esposa senhora Lucilene e de meus três filhos: Renato Riva, André Luís e Kátia Manuela.

Quero de público nesta data magna revelar, os meus mais sinceros reconhecimentos de gratidão e orgulho e digo, sem sombra de dúvida, hoje sou o que sou graças ao apoio ímpar deste baluarte que é a senhora Lucilene Mesquita, minha querida companheira, que sempre esteve ao meu lado desde soldado, fazendo com que eu trilhasse o caminho da retidão, da verdade e da sabedoria, com isso declaro convicto um velho adágio popular que diz “por trás de uma mulher virtuosa esconde-se um homem de bem”, meu muito obrigado por tudo, amor de minha vida.

Aproveito a oportunidade e não poderia deixar de expressar a minha gratidão ao cidadão que sua participação foi decisiva para que pudesse ter a graça de ingressar nesta tão sublime Instituição, o senhor SO RR Mesquita, meu primo e cunhado do qual tive o privilégio de ser agraciado com seu nome de guerra, ao SO Mesquita o meu eterno reconhecimento. Ao SO RR Soares pelo espírito de honestidade demonstrado no trato com o bem público, tenha certeza meu amigo que serás sempre o meu espelho, muito obrigado pelo exemplo que és.

Aos senhores: Maj.Brig. Roberto Geraldo Pimenta Ribeiro, Cel. Av. Ricardo Mendes, Cel. Av. Jorge Pagés e o Ten. Cel. Sobreira, eu não posso deixar de externar a minha satisfação e orgulho pela oportunidade de ter vivenciado os seus comandos, colhido bons exemplos e pelo reconhecimento e consideração que cada um dos senhores me concedeu, meu muito obrigado.

A Força Aérea Brasileira – Oh minha querida Força Aérea! Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu te daria, se me fosse dado à oportunidade de recomeçar faria tudo de novo, como prova de minha gratidão pela acolhida que me destes, quando minha família foi acometida de uma falência, foste tu, querida mãe, que me destes o acalento de teu berço, a tua morada sadia, o pão de cada dia e os ensinamentos valiosos, que me proporcionaram ser o cidadão que hoje sou, foi de ti que colhi meios de sustentação de minha família e a educação de meus irmãos, a formação moral, intelectual e científica dos meus três filhos e a estabilidade financeira de meu lar, a te a minha eterna gratidão.

A infantaria – neste momento como poderia te esquecer minha nobre infantaria, minha rainha, se tu és o berço de tudo, local onde dei os meus primeiros passos e colhi ensinamentos valiosos da vida castrense, onde tive a honra de passar mais de 30 anos de minha vida, aprendendo e ensinando jovens a cultuar o amor ao trabalho aos Símbolos Nacionais, a obediência e o respeito aos superiores hierárquicos, as leis, regulamentos e normas e acima de tudo amar a Deus sobre todas as coisas. Oh minha rainha! A te devo os meus mais profundos e singelos agradecimentos e as minhas desculpas pelos cinco anos que contra minha vontade fiquei ausente deste tão sublime lar, pois tu bens sabes minha rainha e eu tenho certeza do meu potencial que deixei de aplicar nestes cinco anos como oficial, porém o que me conforta é saber que Deus, em sua sabedoria maior, quis tirar-me das condições de mestre para tornar-me um aprendiz e mostrar que a vida é uma escola e vivemos em eterno aprendizado.

A Prefeitura de Aeronáutica de Alcântara, quero na oportunidade deixar registrado o meu mais profundo orgulho e satisfação de ter tido a honra, o orgulho, o privilégio e a confiança de ficar a frente de tão nobre organização, fiz desta unidade um prolongamento de meu lar e assim convivi em harmonia durante dois anos, construindo uma verdadeira família, onde a paz, a harmonia e a concórdia formam os pilares que nos unirá para sempre, meu muito obrigado a todos que fazem esta Prefeitura.

As Cidades de Alcântara e São Luís – como eu poderia ir embora sem antes te dizer algumas palavras de agradecimento e reconhecimento, confesso de coração, no nosso Brasil existem poucas cidades iguais. O teu povo é pacato, hospitaleiro e alegre, teu folclore riquíssimo, teu litoral belíssimo, teu carnaval maravilhoso, tua paisagem encanta, tuas festas juninas não tem igual, tua cultura marcante, teu potencial turístico indiscutível, teu futuro promissor, tua riqueza incalculável, teu tambor de crioula é ímpar, teu clima saudável, teu reggae é tradição de tuas origens, tu és sem dúvida a capital do reggae, por tudo isso e mais alguma coisa que no momento não veio em minha memória foi fácil, agradável e saudável passar estes dois anos aqui. Obrigado senhor meu Deus pela paz, segurança, tranqüilidade e sossego que ainda reinam nestas duas cidades.

Ao Centro de Lançamento de Alcântara – lembrar que a experiência de um fracasso poderá proporcionar um progresso maior e que das cinzas dos escombros poderá ressurgir uma nova mentalidade de força maior. Deixo este convívio com a certeza do restabelecimento do projeto espacial brasileiro e que em breve o Brasil escreverá seu nome na conquista do espaço.

Quero também na oportunidade reconhecer e agradecer ao apoio prestado a minha gestão na Prefeitura de Aeronáutica de Alcântara a todos que fazem os diversos setores do C L A: DAM, ACI, APC, SPM, SI, DOP, SDEN, SDIN, SDAL, SDRH, SPC, CINFAI, SAU e por fim a Direção deste Centro, na pessoa do senhor Cel. Av. Francimar Nogueira Ventura, com os votos de sucesso e felicidades na gestão que ora se inicia.

Companheiros escutem, eu ouço a mesma corneta que na aurora de minha vida militar, ecoava o toque de avançar, agora no ocaso, ensaia solenemente algumas notas: é o toque de fora de forma, para o descanso merecido, após 36 anos de efetivo serviço com dedicação exclusiva.

Deixo a cada um dos senhores, do soldado de segunda classe mais moderno ao Diretor deste Centro Senhor Cel. Av. Francimar, um tríplice fraternal abraço e rogo que as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo recaiam sobre cada um de nós, que assim seja.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 05/06/2011
Código do texto: T3015175
Classificação de conteúdo: seguro