ITAMAR FRANCO: O homem da Virada.

O mineiro nascido no mar da Bahia, deixou uma lacuna que nos dias atuais, não será preenchida; seu lugar na história se escreve com honra de quem passou pela política, brasileira, e entra para história sem máculas. Não existe nada, nem uma denuncia falsa que arranhe a conduta e a moral de ItaMar Franco, a pedra que surgiu no mar da Bahia.

Viveu até seu último dia, sendo o exemplo que os políticos atuais, em sua maioria, ignoram. O Brasil saía do desastroso governo do honorável bandido José Sarney (vaso ruim) e entrava na era Collor de Melo, com uma inflação incontrolável. Collor de Melo é cassado por envolvimento com a corrupção e Itamar Franco assume a Presidência do Brasil em 1992. Fez ministro da economia Fernando Henrique Cardoso e lançam o plano Real que estabiliza o País e derrota a inflação que desde então, possibilitou o País crescimento e estabilidade. Teve visão. Assumiu em momento de crise aguda, dignificou o posto, dignificando-se a si mesmo e resgatando espaços decisivos da ética e da moral pública. Foi o autor da emenda constitucional 33/1993 que criou a CPMF, cuja receita para a Saúde seria dividida com os bancos a partir de 95 para assegurar o pagamento dos juros para rolar a dívida interna.Dívida interna? Itamar a deixou na escala de 62 bilhões de reais. Itamar tornar-se-ia também, ELE e não Sarney o verdadeiro autor e responsável pela elaboração e pelo lançamento político do Plano Real, que mudou para melhor a face da economia brasileira. Não só da economia, mas da sociedade brasileira.

Elegeu FHC seu sucessor, que por sua vez manteve o domínio da inflação; Itamar não exitou em reprovar o programa de privatização de FHC e o Brasil chegou a Era Lula com vigor para continuar se destacando no cenário mundial.

O homem da virada faleceu no ultimo sábado e muitos brasileiros não sabem a dimensão de seu curto mandato. Lula figura como o grande nome, mas se não tivesse existido Itamar Franco, certamente ainda seriamos o país de Sarney e eterna é a dúvida do que seria este País, se Lula tivesse assumido esta nação, em plena era do fracasso Sarney e Collor. Teria a mesma competencia que teve ao encontrar uma nação financeiramente estabilizada? Obrigado Itamar, você foi o Homem da vitada. Pena que os fanaticos pelos Partido dos Trapaceiros, não têm olhos para vê esta realidade.

Viva em paz, sua eternidade com Deus Itamar, pois os brasileiros conscientes de sua historia, jamais escerá sua imprescindível contribuição para com este Pais, numa epoca em que a corrupção domina a mente e a alma de nossos homens públicos.