EM BUSCA DE FORÇAS PARA VIVER... (Sermão)

Está escrito:

Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta ferido e queimado;

Tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos, nem grandes; tão somente os levaram consigo e foram seu caminho.

Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei–la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos.

Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.

Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita.

Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedreja–lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu DEUS.

Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze – me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi.

Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcança–lo–ei? Respondeu – lhe o SENHOR: Persegue–o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.

Partiu, pois Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde os retardatários ficaram.

Davi, porém, e quatrocentos homens continuaram a perseguição, pois que duzentos ficaram atrás, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.

(1 Samuel 1–10).

INTRODUÇÃO:

Vivemos tempos violentos e, em meu achômetro, isso levou a sociedade em vigência, a apreciar (e adotar) a frase: SE QUERES A PAZ, PREPARA–TE PRA GUIERRA...

Gosto muito da frase (no verso seis do texto bíblico, acima) que diz: porém Davi se reanimou no SENHOR, seu DEUS.

Era um tempo de guerras tanto em Israel, quanto na região em volta... MAS, em meio aos problemas, encontramos um Davi (que era bom estrategista militar), buscando forças em DEUS...

Certamente, temos muitos problemas (entre nós)... Em nosso dia–a–dia, na tevê, no rádio, nos jornais ou nas revistas, ficamos informados sobre o que acontece perto ou longe e, temos uma sociedade com medo, com tristeza, com lágrimas...

A dureza de coração e a indiferença são comuns (e gritantes) em nosso meio e, o ser humano deseja liberdade pra fazer o que quiser – não é sem motivos que a poucos dias, fizeram em vários lugares, a marcha pedindo liberação da maconha e, as bebidas alcoólicas, o cigarro e as balas perdidas são comuns...

A libertinagem anda solta e, a violência e a crueldade que fazem parte da natureza humana (separada de DEUS) atuam com facilidade na vida de pessoas que não são controladas pelo Espírito Santo de DEUS.

Certamente, nem sempre, a vida nos trata bem, mas não seja isso a retirar de nossa mente, a certeza de DEUS como um refúgio (em meio ao temporal), SUA fidelidade, a necessidade de perdão e outras coisas que DEUS tem pra nos dar... AFINAL, o que a nós diz respeito ELE levará a bom resultado (Salmos 138:8).

ELUCIDAÇÃO:

O primeiro livro de Samuel, foi escrito numa época que Israel passava por muitos problemas...

Samuel não teria sido autor do livro (que leva seu nome), afinal, sendo o último dos juízes de Israel, recebeu de DEUS a responsabilidade de ungir os dois primeiros reis de Israel (Saul e Davi)...

Do primeiro livro de Samuel, escolhemos o texto lido para refletirmos sobre o tema: EM BUSCA DE FORÇAS PARA VIVER...

EM BUSCA DE FORÇAS PARA VIVER...

Em primeiro lugar, devemos considerar que: PROBLEMAS EXISTEM E SÃO PARTE DA REALIDADE:

Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta ferido e queimado;

Tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos, nem grandes; tão somente os levaram consigo e foram seu caminho.

Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei–la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos.

(1 Samuel 30:1–3).

O texto da Bíblia nos fala que em tempos antigos os problemas existiam (também), não sendo algo específico de nossos dias... Não fosse assim, DEUS teria dito (na BÍBLIA) que não existiriam problemas...

Os problemas tiveram início lá no Jardim do Éden, após a desobediência (pecado original)...

Tem muita gente que acha que o Jardim do Éden seria uma invenção, o pecado, a BÍBLIA, DEUS... MAS, quem dera fosse apenas isso... A VERDADE é que, pessoas podem (entre aspas), dizer o que quiserem; E, nunca seria isso que iria mudar a VERDADE DE DEUS... ASSIM, como quem crê, quem não crê, passará e DEUS continuará sendo DEUS e, SENHOR ABSOLUTO...

Problema mesmo é que morrendo ou estando vivo, no DIA DO JUÍZO, cada um estará diante de DEUS pra ser julgado, pelo que tiver feito da História da Cruz... Tudo começa aí... Tem gente que em seu achismo diz que depende do bem que tivermos feito... MAS, vamos supor que alguém distribua uma cesta básica... Quem distribui várias estaria em melhor situação???

Entendo, pelo que a BÍBLIA nos diz, que isso deve ser feito, mas sem amor ao SENHOR (que nos dá a vida) e as condições para viver cada momento não teria essa influência toda (1 Coríntios 13:1–3)...

Desanimador??? NÃO... Apenas, a BÍBLIA não afirma que depende de mim, mas que depende do que CRISTO fez na cruz... Nossa fé deve começar na cruz e, não, no que eu consiga fazer, em termos materiais – Vale salientar que ir pra o céu não seria como ocupar uma cadeira numa Câmara, numa Prefeitura, numa Assembléia Legislativa, num palácio do Governo Estadual, num Senado, na Presidência do País... Até pra ser líder numa igreja precisamos de votos...

BEM: A BÍBLIA afirma que no princípio, criou DEUS os céus e a terra (Gênesis 1:1); que tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Édem para o cultivar e o guardar (Gênesis 2:15).

Por isso, faz sentido dizer como está escrito: Eis o que tão somente achei: que DEUS fez o homem reto, mas ele (o ser humano) se meteu em muitas astúcias (Eclesiastes 7:29).

Quando dissemos que, os problemas tiveram início após o pecado original (desobediência da criatura ao seu criador), não estamos achando coisas, mas dizendo o que DEUS diz...

A orientação de DEUS era que o jardim fosse cultivado (trabalhado) e guardado (protegido), jamais que o ser humano quisesse ser igual ao SENHOR... ISSO SIGNIFICA DESOBEDIÊNCIA – não se pode usar outra palavra ou dizer que não significa também rebeldia, se opor, ou coisa parecida...

Continuando o texto citado:

E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que comeres, certamente morrerás (Gênesis 1:16–17).

Ou seja: Havia um tipo de experiência que o ser humano não deveria ter: CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL. Resultado: SEPARAÇÃO DE DEUS (= morte)...

Em busca de jeitinhos, jeitões ou jeitômetros, o ser humano achou melhor ironizar DEUS ou desacreditá–lo... SE você estudar um pouco sobre a topografia do Oriente Médio, chegará à conclusão que não é terra de maçãs (representação humana do fruto do pecado) – Temos até marchinhas de carnaval dizendo que maçã igual aquela...

Satanás, o adversário de DEUS, foi o primeiro a achar que poderia ser igual a DEUS, e, despencou de onde estava (pelo poder do ALTÍSSIMO), MORRENDO (SEPARANDO–SE), eternamente de DEUS... NÃO QUEIRA FAZER PARTE DO GRUPO DOS QUE JÁ FORAM SEPARADOS DE DEUS...

EM BUSCA DE FORÇAS PARA VIVER...

Em Segundo Lugar, devemos considerar que: O SER HUMANO BUSCA MUITOS CAMINHOS TENTANDO RESOLVER SEUS PROBLEMAS:

Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.

Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita.

Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedreja–lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas.

(1 Samuel 30:4–6a).

Após a desobediência original (o pecado), o relato bíblico nos fala sobre seres humanos com medo, escondendo–se da presença de DEUS (Gênesis 3:7–8), preocupados com a nudez (coisa que antes não havia) e, fazendo roupas de folhas para sí...

Em nossos dias, o ser humano procura solução para os problemas até mesmo em caminhos que parecem corretos – O que pareceria correto senão religiosidade???

Vale salientar que o povo de Israel, o povo de propriedade exclusiva de DEUS (Êxodo 19:5–6), também buscou esse caminho e se deu mal... SANSÃO foi separado pra DEUS desde o ventre materno e, em vida, foi exemplo das conseqüências pela desobediência...

Também em nossos dias, muito tem sido feito em nome da religiosidade e, em nome de JESUS é possível dizer: Caminho de Trevas, abismo onde muitos já despencaram...

Certa vez, encontrei um panfleto contando sobre probleminhas no céu (alguém de coração mole), dando forças pra pessoas sem serem lavadas no sangue de CRISTO, saltarem o muro do céu (e, pensei: o céu seria parecido com nosso Brasil???).

EM BUSCA DE FORÇAS PARA VIVER...

Em terceiro lugar, devemos considerar que: EXISTE UM CAMINHO PRA RESOLVER PROBLEMAS, QUE NÃO GERA OUTROS PROBLEMAS.

porém Davi se reanimou no SENHOR, seu DEUS.

Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze – me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi.

Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcança–lo–ei? Respondeu – lhe o SENHOR: Persegue–o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.

Partiu, pois Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde os retardatários ficaram.

Davi, porém, e quatrocentos homens continuaram a perseguição, pois que duzentos ficaram atrás, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.

(1 Samuel 30:6b–10).

SE analisarmos a história toda, que a BÍBLIA relata (no primeiro Livro de Sanuel), veremos que, esse grupo de Davi, era formado por pessoas excluídas da sociedade – Todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles (1 Samuel 22:2)...

Portanto, O DEUS PERFEITO, é com os imperfeitos, para restaurá-los daí dizermos que quando estamos EM BUSCA DE FORÇAS PRA VIVER, DEUS É A NOSSA ÚNICA SAÍDA...

Outros caminhos, outras saídas existem e são muitas... Mas, terminam em novos problemas, que se somarão aos que tivermos... E, quando resolvermos, ainda assim, não significarão segurança real...

CONCLUSÃO:

Somos (eu, você, outras pessoas), frutos do imenso amor de DEUS... Não sendo possível imaginar a vida sem DEUS... Temos muitos problemas (é bem verdade) e, onde poderíamos buscar forças pra superar os problemas??? EM DEUS...

Seguindo o exemplo de Davi, vamos nos reanimar no SENHOR DEUS...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 17/07/2011
Código do texto: T3100569
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.