VIDA, MAIOR INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

A maior instituição educacional que proporciona ao homem,aprendizado em tempo integral,é a vida .Esta possibilita ao ser humano a oportunidade de se relacionar,tendo como ferramenta o mais completo sistema pedagógico.Aqui ,no entanto, não existem mestres diplomados ,todos nós sem distinção,somos aprendizes,alguns possuem maior capacidade de observar e absorver o mundo interagindo com ele. Entretanto nem mesmo esses, podem assumir o título de mestres por excelência, levando em conta, que por mais facilidade que tenham em passar o que aprenderam, muito ainda há para se aprender e buscar. Essa busca impulsiona o individuo dando-lhe a força vital para avançar através dos tempos.

Mas toda essa dinâmica, não liberta o homem de suas dores nem de seus temores psicopatológicos. Ele desce aos abismos oceânicos e seus olhos vencem as distâncias das estrelas, porém esse ser de inteligência ímpar está longe de conhecer a si mesmo, de dominar as suas esferas psíquicas, controlar os seus instintos e conviver harmoniosamente com os seus. Assim o cotidiano se transforma em um inevitável campo de batalha, onde o ser humano disputa palmo a palmo a hegemonia do ter, adornando-se de títulos, que serão esquecidos se não forem associados a grandes feitos, felizmente toda escola tem grandes e pequenos deveres, que podemos, na condição de aprendizes, executar no dia-a-dia da melhor forma possível. Afinal, quem de nós já não foi mal recebido por alguém, mesmo depois de ter cumprimentado com um alegre e sonoro bom dia. Ou saiu de casa "chutando o pau da barraca" jogando as frustrações nos outros, e foi recebido com entusiasmo e carinho? Quem já cedeu o lugar a alguém na condução, ou disfarçou para não ceder, xingou porque perdeu a vaga para estacionar, ou estacionou em lugar impróprio etc. Todos temos estórias para contarmos boas ou ruins, elas fazem parte do nosso cotidiano e com certeza já vivenciamos, ou ainda vivenciaremos algumas delas. O importante é alcançarmos a compreensão do que está certo e do que está errado dentro das circunstâncias que nos movimenta, sabendo que o caminho será determinado pela força do nosso caráter e pela atitude que tomarmos. E ainda assim se chegarmos lá na frente e nos arrependermos do caminho tomado, podemos recomeçar e traçar um novo caminho, aprendendo sempre! Na maior instituição educacional: A VIDA!

veralis
Enviado por veralis em 23/08/2011
Código do texto: T3177925
Classificação de conteúdo: seguro