EM BUSCA DE SABEDORIA

Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do TEU povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; MAS, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro.

Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e horror eternos.

Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem a justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.

Tu, porem, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará.

Tu, porém, segue o teu caminho, até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.

(Daniel 12:1–4, 13).

INTRODUÇÃO:

Está escrito:

Em Gibeão, apareceu o SENHOR a Salomão, de noite, em sonhos. Disse–LHE DEUS: Pede–me o que queres que EU te dê.

Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com TEU servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste–LHE esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê.

Agora, pois, ó SENHOR, meu DEUS, TU fizeste reinar TEU servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei conduzir–me.

TEU servo está no meio do TEU povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar.

Dá, pois, ao TEU servo coração compreensivo para julgar a TEU povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?

Estas palavras agradaram ao SENHOR, por haver Salomão pedido tal coisa (SABEDORIA).

DISSE–LHE DEUS: Já que pediste esta coisa (SABEDORIA) e não pediste longevidade (vida longa), nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo;

Eis que FAÇO segundo as tuas palavras: DOU–TE coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá.

Também até o que me não pediste EU te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias.

SE andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias (1 Reis 3:5–14).

ELUCIDAÇÃO:

O livro do profeta Daniel foi escrito em tempos de perseguição e sofrimento para o povo de Israel.

Por meio de histórias e de visões, o autor procura explicar ao povo porque eles estão sofrendo e também os estimula a continuarem fiéis a DEUS, porque chegará o tempo em que DEUS colocará um fim no domínio dos gentios, e, novamente Israel será uma nação livre e independente.

Para fins didáticos, o livro do Profeta Daniel pode ser dividido em duas partes:

1. Histórias sobre Daniel e seus companheiros, levados como prisioneiros pra Babilônia, e continuaram firmes em sua fé em DEUS, obedecendo às SUAS leis, e por isso ELE os salvou do sofrimento e da morte.

2. Visões de Daniel, que tratam de vários impérios que aparecem e depois desaparecem – Visões que deixa claro que os perseguidores serão derrotados e que a vitória final será do povo de Israel.

Sobretudo, o livro é uma espécie de manual que nos ensina sobre como ter sabedoria...

Da segunda parte do livro: Queremos refletir sobre o tema:

EM BUSCA DE SABEDORIA...

EM BUSCA DE SABEDORIA...

É preciso entender que SABEDORIA não dependerá de CONDIÇÕES FAVORÁVEIS:

Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do TEU povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; MAS, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro.

(Daniel 12:1).

Em tempos de insensatez, como a época em que estamos, quando na sociedade pós–moderna (que costumo chamar de pós–superficial) se busca ter forças e inteligência, independente dos meios que se use pra alcançar tal objetivo;

SE o requisito fosse somente ter condições favoráveis, pessoas como José (filho de Jacó), Ester (Jovem de Israel, que se tornou Rainha da Pérsia), Davi (Rei em Israel) e tantos outros, jamais teriam passado a ter o nome mencionado no relato da história do povo de DEUS.

Algumas pessoas buscam liberdade – pra fazer que quiserem; Outras pessoas buscam a fonte da juventude; Buscam a paz; Buscam riquezas materiais, Buscam força e poder, etc... Tem sempre gente buscando alguma coisa...

E você, está em busca de que???

Espera que aconteça ou entende que DEUS está no controle de todas as coisas???

Havia um professor na faculdade que, dizia que do jeito que a sociedade está, é como se a pessoa entrasse numa loja, e após pagar pelo produto, deixássemos a mercadoria em cima do balcão, justificando: Eu queria apenas pagar... E saísse pra rua...

Quer se queira, quer não, falta sabedoria na forma de pensar, de falar ou de agir das pessoas...

Quando dizemos que o temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino (Provérbios 1:7)... É o mesmo que apresentar um motivo pra pessoa começar a dizer que todo pastor é ladrão, que a igreja está de olho no que a pessoa tem ou que DEUS não existe... Inclusive em termos numéricos, o rebanho que mais cresce é o rebanho dos sem igreja (os desigrejados)... Pessoas que durante certo tempo simpatizaram com alguma denominação e, depois se decepcionaram e ficaram zanzando por aí...

CONTUDO, com igreja ou sem igreja, o dilema do ser humano continua... Acreditando em DEUS ou não acreditando, cada pessoa precisa ter sabedoria pra conseguir superar os desafios que tem pela frente (ou que terá)... Por isso, não viva sem CRISTO e, como dizem, principalmente não morra sem ELE...

Está escrito:

Vós sois o sal da terra; ora se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte ;

Nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso PAI que está nos céus.

(Mateus 5:13–16).

Lâmpada para os meus pés é a TUA palavra e, luz para os meus caminhos (Salmos 119:105).

Pois somos feitura DELE, criados em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 2:10).

DEUS tem um amor tão imenso pelo ser humano que nos dá o privilégio de sermos SAL da terra e LUZ do mundo...

POR ISSO, temos necessidades de viver EM BUSCA DE SABEDORIA... Nessa busca, É preciso entender que SABEDORIA não dependerá de CONDIÇÕES FAVORÁVEIS...

SE dependesse de CONDIÇÕES FAVORÁVEIS... JAMAIS um ser humano alcançaria SABEDORIA... Por mais que a buscasse...

Em TEMPO DE BUSCAR SABEDORIA...

É preciso entender que é possível agir com SABEDORIA mesmo em CONDIÇÕES DESFAVORÁVEIS:

Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e horror eternos.

Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem a justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.

(Daniel 12:2–3).

JOSÉ (filho de Jacó) estava numa situação completamente desfavorável... Foi vendido como escravo pelos próprios irmãos, sendo levado pra uma terra distante...

ESTER, dependendo da misericórdia do rei Assuero, foi o instrumento que DEUS usou, para livrar o povo judeu.

DAVI (apenas por apego ao SENHOR), venceu Golias, ainda bem jovem, e não estava nem mesmo alistado no exército do rei Saul.

Todos estes e outros (homens ou mulheres), contaram com um ato gracioso de DEUS, especialmente da SABEDORIA concedida por DEUS, para feitos grandiosos...

O Próprio Daniel, pediu que fosse colocado em condições adversas, quando Nabucodonosor o queria alimentar bem (entre aspas), pra aumentar seu conhecimento:

Está escrito:

Determinou–lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, ao cabo dos quais assistiriam diante do rei.

Resolveu Daniel, firmemente não contaminar–se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar–se.

Ora, DEUS concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos.

Ora, a estes quatro jovens DEUS deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.

(Daniel 1:5, 8, 9, 17).

DANIEL, estava fora de casa, a centenas de quilômetros de casa... Havia sido deportado pra Babilônia...

A BÍBLIA nada fala sobre pais, parentes, líderes espirituais, etc...

JOSÉ, nem se fala...

ESTER, idem...

DAVI, não estava em terra estranha, nem era prisioneiro... CONTUDO, também estava em CONDIÇÕES DESFAVORÁVEIS... E, todos eles pensaram, falaram e agiram movidos pela SABEDORIA divina... Confiaram e esperaram em DEUS...

DANIEL, conforme o texto afirma: a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos (Daniel 1:17)...

Eis a boa notícia: DEUS PODE CONCEDER, A VOCÊ E A TODO AQUELE QUE BUSCAR, SABEDORIA E BÊNÇÃOS SEM MEDIDA...

Em TEMPO DE BUSCAR SABEDORIA...

SABEDORIA do alto é a causa do fracasso ou do sucesso de uma pessoa:

Tu, porem, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará.

Tu, porém, segue o teu caminho, até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.

(Daniel 12:4 e 13).

Há muito tempo, o profeta Oséias disse da parte de DEUS:

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o entendimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; Visto que te esqueceste da lei do teu DEUS, também eu me esquecerei de teus filhos (Oséias4:6).

Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ELE descerá sobre nós como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra (que vem fora de tempo, fora de hora).

Pois misericórdia QUERO, e não sacrifício, e o conhecimento de DEUS, mais do que holocaustos.

(Oséias6:3, 6)

Tiago, irmão de JESUS, escrevendo sua carta, disse:

SE, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça–a a DEUS, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser–lhe–á concedida.

Peça–a, porém com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante a onda do mar, impelida e agitada pelo vento.

Não suponha esse homem que alcançará do SENHOR alguma coisa;

Homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.

(Tiago 1:5–8).

Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras.

SE, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.

Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.

Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.

A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.

Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

(Tiago 3:13–18).

Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai–o enquanto está perto.

Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta–se ao SENHOR que se compadecerá dele, e volte – se para o nosso DEUS, porque é rico em perdoar.

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,

Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,

Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltarás para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei (Isaías 56:6–11).

CONCLUSÃO:

Está escrito:

O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino (Provérbios 1:7).

OBSERVAÇÃO: Sermão entregue em 26/08/2011, Ponto de Pregação da Igreja Presbiteriana do Brasil (bairro da Bomba) – Salgueiro/PE

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 28/08/2011
Reeditado em 28/08/2011
Código do texto: T3186487
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.