SOLENIDADE DE FORMATURA DA 2ª TURMA DE SOLDADOS DO ANO DE 2003 - CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA.

SOLENIDADE DE FORMATURA DA 2.ª TURMA DE SOLDADOS DO ANO DE 2003 – CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA.

Jovem soldado, hoje é sem dúvida um dia memorável, para mim e para vocês, pois estamos vivendo momentos antagônicos. Vocês iniciando os primeiros passos na vida castrense e eu serenamente dando as últimas passadas no solo desta verdadeira Escola de Formação de Cidadãos. Como vocês, também fui soldado, pois tive a honra, o orgulho e o privilégio de ingressar nas fileiras desta briosa corporação há 36 anos. Lembro-me nitidamente dos idos de 1968 como se fosse hoje, quando tive a oportunidade, como vocês estão tendo agora, de ficar frente a frente com os dois mantos mais sagrados e sublimes, que Deus deu aos homens: A mãe e a Bandeira. A mãe com seu olhar aflito e o coração vibrante de satisfação exclama: meu filho é o melhor. A Bandeira com as suas sacrossantas dobras a tremular de alegria, testemunhando a veracidade de teu juramento. Tens ainda a oportunidade de demonstrar para tua família, toda Unidade formada e para nosso Diretor, o elevado grau de disciplina e de correção nos exercícios de ordem unida auto comandada, que aprendestes durante o inesquecível período de formação militar.

Companheiros eu quero neste momento deixar registrado a satisfação de ter podido contribuir para a formação de vocês e tenho certeza que a semente foi plantada e tranquilamente o Centro de Lançamento de Alcântara colherá bons frutos.

Jovens Cidadãos, futuro do nosso querido Brasil, procurem trilhar pelos caminhos da retidão, da verdade, da sabedoria e do trabalho honesto, porque só assim vocês encontrarão a verdadeira felicidade.

Companheiros eu aproveito a oportunidade, não para falar de minha vida, nem tampouco servir de exemplo, mas dizer-lhes que os seres humanos são dotados de virtudes e defeitos e que vocês procurem enxergar com os olhos do coração as boas virtudes de seus próximos para segui-las fielmente. Aos erros e defeitos busquem efetivamente não imita-los nem praticá-los, colocando em seus olhos uma venda protetora de sua mente e de seu coração, porque só assim enxergarão apenas as coisas úteis e boas da vida e não serão influenciados para seguir a estrada tortuosa do erro e do mal.

Meus filhos permitam-me que assim os trate, porque me sinto bastante orgulhoso em empregar este tratamento, quero no ensejo confidenciar-lhes que não sou melhor nem mais inteligente do que qualquer um de vocês, somos iguais em dignidade e direitos, porém com meu esforço e dedicação, a compreensão de minha família e com a ajuda divina, consegui alcançar êxito em todos os concursos que prestei na vida militar, pois comecei como vocês: fui recruta soldado de 2ª classe soldado de 1ª classe, cabo, terceiro, segundo e primeiro sargento, suboficial, segundo e primeiro tenente e aguardo dia 25 de dezembro a almejada promoção a capitão da Força Aérea Brasileira. O que mais poderia almejar um nordestino pobre, que foi amparado por esta mãe na hora de uma triste falência. Fiz este relato apenas para dizer-lhes que as oportunidades da vida lhes abrem as portas e que cada um de vocês escolha fazer o melhor que puderem para bem servir à Pátria e a Humanidade, sigam em frente e procurem sempre a se espelhar nos bons exemplos e lembrar de um ditado popular que diz: Deus ajuda a quem cedo madruga.

Que Deus abençoe o seu juramento.

F R A T E R N A L M E N T E,

FRANCISCO DE MESQUITA ARAÚJO – 1 TEN-QOEA-GDS.

PREFEITO DE AERONÁUTICA DE ALCÂNTARA.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 20/09/2011
Código do texto: T3229936
Classificação de conteúdo: seguro