SOLENIDADE DE FORMATURA DAS 2ª TURMAS DO ANO DE 1997- CFSD E CESD-BASE AÉREA DE FORTALEZA.

SOLENIDADE DE FORMATURA DOS SOLDADOS DA SEGUNDA TURMA DE 1997 -BASE AÉREA DE FORTALEZA-

CURSO DE FOMAÇÃO DE SOLDADOS E CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE SOLDADOS.

Companheiros nós estamos reunidos na igreja de Nossa Senhora do Loreto com um único pensamento, o de agradecimento: primeiro a Deus, que com sua sabedoria maior nos deu saúde, força e energia para transpormos os obstáculos que a vida nos reserva, aos nossos familiares pelo carinho, pelo afago e pela compreensão nas horas de fadiga e de dificuldades e aos instrutores e monitores pela maneira ímpar como conduziram os ensinamentos.

Jovens soldados, na alvorada precoce de tua vida militar, quando ainda dos teus primeiros passos acanhados, trêmulos e indecisos, quando aqui chegastes e adentrastes pela primeira vez o portão desta grande Escola de formar cidadãos para a sociedade brasileira, nós dissemos: obedece aos teus superiores porque sem disciplina não há equilíbrio quando sentires o tentador refugia-te no trabalho, como quem se refugia do demônio na fortaleza do altar; ama a verdade, a sinceridade e a lealdade, porque são virtudes básicas para a formação do caráter e da moral de qualquer cidadão; respeita teu próximo como a ti mesmo; não existe comandante, chefe ou superior ruim, para aqueles que trilham o caminho: da retidão, da verdade e da sabedoria; respeita teus superiores não os tema; Ama o Brasil, a tua Bandeira e o teu Hino com todas as forças de teu coração; a boa vontade e o espírito de cooperação são colunas mestras que edificam à sociedade; o trabalho fortalece o corpo e dignifica a alma; a disciplina e a hierarquia são os pilares que sustentam as Forças Armadas; ama a Deus sobre todas as coisas.

Foram assim companheiros, que passei trinta anos na Força Aérea Brasileira, cultuando e ensinando jovens a cultuar o amor ao trabalho, aos Símbolos Nacionais e a Pátria; primando pelo desenvolvimento das virtudes; pregando o respeito mútuo; cooperando na instrução básica para a defesa da Pátria, na formação física, moral, intelectual e profissional dos jovens soldados.

Infantes guerreiros, a turma de vocês vai servir de marco de minha passagem nas fileiras desta briosa Corporação, pois em breve estarei ingressando na reserva, no entanto quis o Grande Arquiteto do Universo, conceder-me a honra, o orgulho e o privilégio de conhecer cada um de vocês e ensinar-lhes os primeiros passos na vida militar.

Companheiros, hoje eu não vos falo de corpo, eu vos falo de alma, porque a alma trás os sentimentos mais profundos que um ser humano pode ter por uma Instituição. Neste momento a alegria e a tristeza me envolvem, cortando meu raciocínio lógico, no entanto não posso calar. Alegria pela satisfação do dever cumprido, alegria pela amizade conquistada ao longo dos trinta anos, alegria por pertencer a tão nobre corporação, tristeza por deixar este convívio salutar, tristeza por não ter conseguido as minhas aspirações.

O momento é de festa, porque falarmos de tristeza se estamos vivendo a carta magna de nossas vidas, pois hoje tendes a oportunidade de ficares frente a frente com dois mantos mais sagrados que Deus concedeu aos homens, a Bandeira com suas sacrossantas dobras a tremular de alegria, testemunhando a veracidade de nosso juramento; a mãe com um olhar sereno e coração aflito, porém nas mesmas cadências do bumbo num só pensamento de orgulho, meu filho e o melhor.

Meus irmãos elevem nosso pensamento em Deus, para que paz, a harmonia e a concórdia sejam tríplice argamassa que une toda a humanidade e que a demonstração de ordem unida auto comandada que iremos realizar antes do juramento à bandeira seja bem sucedida e a altura que os nossos familiares bem merecem e transcorra na mais perfeita ordem.

Siga em frente, escolham fazer o melhor que puderem, pois as oportunidades da vida vos abrem as portas.

Parto, mais deixo semeado em cada um de vós, os ensinamentos básicos da vida militar e da cidadania e aonde quer que eu esteja estarei sempre de pé e a ordem para bem servir a pátria e a humanidade.

Meus Parabéns.

Que Deus abençoe o nosso juramento.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 25/09/2011
Código do texto: T3239544
Classificação de conteúdo: seguro