SERMÃO: PERFUMANDO O AMBIENTE

Está escrito:

Graças, porém a DEUS, que em CRISTO, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.

Porque nós somos para com DEUS o bom perfume de CRISTO, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.

Para com estes, cheiro de morte para morte: para com aqueles, aroma de vida para a vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas?

Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de DEUS; antes, em CRISTO é que falamos na presença de DEUS, com sinceridade e da parte do próprio DEUS.

(2 Coríntios 2:14–17).

INTRODUÇÃO:

Independente do tipo físico é comum ao ser humano usar algum tipo de perfume para encobrir as demais qualidades (parecendo mais agradável do que é)...

Inclusive, já disseram que, numa região como a nossa (no alto sertão nem sempre se pode tomar mais de um banho por dia), a gente disfarçaria a falta de um banho, usando colônia...

Não gosto da idéia...

ELUCIDAÇÃO:

Conforme a Bíblia da Família – Estudos de Jaime e Judith Kemp (na introdução a Segunda Carta de Paulo aos Coríntios), o apóstolo teria escrito quatro cartas aos cristãos da cidade de Corinto (na Ásia Menor), das quais, duas estão no Novo Testamento.

Através do tempo, o que mais chama minha atenção em relação aos cristãos da cidade de Corinto é o fato de serem parecidos conosco (os cristãos do presente tempo)... Eles eram cheios de ostentação, enquanto Paulo os desafia (seus leitores) a terem uma motivação correta diante de DEUS e dos homens.

Das duas cartas, um versículo muito significativo está na Primeira Carta (15:19), dizendo o seguinte: SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA A ESTA VIDA, SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS (de todos os seres humanos).

Para fins de estudo, é possível entender que o Apóstolo Paulo tratou (nesta carta), entre outras coisas, dos assuntos seguintes:

Defesa do seu Ministério;

Coleta de Oferta para os cristãos de Jerusalém;

Nova defesa do seu apostolado.

Da primeira parte da carta, escolhemos o texto para refletir sobre o tema: PERFUMANDO O AMBIENTE (?!)...

PRIMEIRO – PERFUMANDO O AMBIENTE Através do testemunho cristão:

Graças, porém a DEUS, que em CRISTO, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento (2 Coríntios 2:14).

Conforme o Dicionário da BÍBLIA de Almeida, a palavra TRIUNFO significa: 1. A entrada pomposa, solene, dos generais vitoriosos, na Roma Antiga.

É interessante o fato que, ao escrever a palavra TRIUNFO, Paulo tinha em vista a idéia que em CRISTO, somos conduzidos por DEUS, como os prisioneiros de guerra eram apresentados (na Roma dos Césares), pelos generais vitoriosos sempre que estes retornavam vitoriosos de uma batalha...

Atualmente, o cristão gosta de ser reconhecido (como cristão) por andar com uma BÍBLIA debaixo do braço ou pelo tamanho do barulho que sua igreja produz...

Certa vez, depois de saída do seminário teológico, o ônibus seguia por uma avenida onde havia muitas igrejas evangélicas. Algumas vezes, no horário havia terminado algum culto e subiam algumas pessoas contando vantagens: DEUS havia dado isso, aquilo, etc... O motorista, em tom irônico, disse: Ô rua pra ter igrejas... Uma senhora dizia que no ano anterior, fora pra Itália (onde uma filha morava), e, que já havia recebido o dinheiro das passagens pra ir de novo...

Fiquei pensando sobre a situação em nosso país, onde tem gente que nem sempre consegue o dinheiro do transporte pra ir ao trabalho ou à igreja (falo de gente que ora por isso)... Em cidades grandes, tem gente indo pra igreja de carro importado e gente que não vai por falta de dinheiro pro coletivo... Independente de transporte, não se deve pensar que DEUS seria diferente, mas que deixa coisas assim acontecerem de vez em quando, pra sabermos o tipo de coração que há no ser humano...

Refletindo sobre o tema: PERFUMANDO O AMBIENTE... Através do testemunho cristão, é necessário considerar que o cristianismo não deve ser visto como uma forma de resolver negócios... Ou seja: Mudança de nível social...

É claro que entre as bênçãos de DEUS pra o ser humano, estão coisas materiais... AGORA, isso é diferente de ser cristão e andar de qualquer jeito (inclusive sem caráter) dizendo que DEUS é fiel porque lhe deu um carro novo...

DEUS é fiel sim... MAS, isso não significa que o ser humano seja fiel e correto... Muitas pessoas se tornam cristãs nominais, sem deixarem que CRISTO molde a vida delas... Por isso, algumas vezes se aceita CRISTO como SENHOR e SALVADOR, continuando a enfrentar dificuldades...

Conforme está escrito: SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA A ESTA VIDA, SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS (de todos os seres humanos) – 1 Coríntios 5:19, é preciso entender que nossa mente é limitada pra pensar sobre todas as coisas que dizem respeito ao REINO DE DEUS.

SEGUNDO – PERFUMANDO O AMBIENTE Através da mente de cristo em nós:

Conforme o Dicionário da Bíblia de Almeida, o termo CRISTÃO significa seguidor de CRISTO.

Está escrito:

Porque nós somos para com DEUS o bom perfume de CRISTO, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.

Para com estes, cheiro de morte para morte: para com aqueles, aroma de vida para a vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas?

(2 Coríntios 2:15–16).

Conforme o próprio Paulo escrevendo aos cristãos de Roma, disse:

Rogo–vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional.

E não vos conformeis com este século, mas transformai–vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS (Romanos 12:1–2).

A vida de um ser humano deve ser um culto inteligente apresentado ao SENHOR DEUS... Por isso quando define pecado, a Bíblia, fala sobre a transgressão daquilo que se faz contrariando a vontade explicita de DEUS (revelada nas Sagradas Escrituras) ou quando deixamos de fazer algo que seja da vontade de DEUS – ISSO envolve pensamentos (Filipenses 4:8), palavras (Mateus 4:4, 12:36) e ações (Mateus 5:16).

Por isso, independente do que a igreja define, temos nosso relacionamento com DEUS e, DEUS conhece até mesmo os pensamentos e as intenções do coração (Isaías 55:6–11; Jeremias 17:9–10).

Por isso, para PERFUMANDO O AMBIENTE Através da mente de cristo em nós, é preciso ter realmente a mente de CRISTO (deixar que CRISTO nasça em nosso coração, cresça e viva... ISSO É MAIS QUE TER APARÊNCIA DE CRENTE...

TERCEIRO – PERFUMANDO O AMBIENTE Através do cheiro de CRISTO que houver em nós

Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de DEUS; antes, em CRISTO é que falamos na presença de DEUS, com sinceridade e da parte do próprio DEUS (2 Coríntios 2:16).

Quando DEUS falou a Satanás, sobre SEU servo Jó, o próprio DEUS disse que Jó era um homem íntegro e reto, temente a DEUS e que se desvia do mal (Jó 1:8 e 2:3).

No livro Poder Através da Oração, E. M. Boundes, afirma que DEUS procura homens e homens de oração – Não equipamentos, métodos, planos...

CONCLUSÃO:

Para viver, PERFUMANDO O AMBIENTE, não será difícil.... APENAS, como diz o salmista: ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARÁ (Salmos 37:5).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 25/09/2011
Código do texto: T3240495
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.