Discurso ao Senhor Excelentíssimo Ex- Presidente do Brasil

É com muito pesar que enterro em meu coração a política brasileira.

Houve um tempo em que eu sonhava em votar pela primeira vez. Festejei quando chegou essa hora.

Fui do tempo em que participar de comícios era coisa de gente politizada. Tive até minha casa assaltada enquanto estava vibrando em um desses comícios.

Sonhei, como milhões de brasileiros, com a ascenção do Partido dos Trabalhores. Chorei ao ver Lula chegar à Presidência do Brasil.

Não podemos negar que esta é uma das mais bonitas histórias de política do mundo inteiro.

Em época em que muitos viam o PT como o partido de baderneiros e intelectuais revoltados, votava só votava em candidatos do PT. Acreditava tão cegamente na ideologia do Partido que cheguei a dizer: Sendo do PT voto até em cachorro, porque ele não governará sozinho. Meio a tantas situações, admirava e defendia meus colegas que colocavam a cara pra bater. Eu não podia fazer isso. Maior que minha covardia era um emcilho que eu tinha dentro de casa...

Precisei engoli seco muitas das vezes para permanecer nos cargos que pude exercer em outras administrações políticas.

Sonhava com um Brasil melhor e mais justo. E o PT era minha esperança.

Eu também sonhava com uma mulher no poder...

Hoje lamento lembrar, que as vítimas da Ditadura Militar sofreram em vão. A rigor registre-se aqui Geraldo Vandré, Caetano e Chico Buarque do Brasil entre outros que deixaram mães chorando e lamentando por seus filhos amados e perdidos.

Um trabalhador no poder era tudo que eu sonhava e lutava fazendo discurso que comovia até Deus o criador.

Posso ressaltar, para aumentar minha revolta: a corrupção, a injustiça social e a impunidade que tomaram conta do nosso tão precioso país.

Posso ainda lembrar que a saúde vai de mal a pior - pessoas estão morrendo em portas de hospital sem nenhuma dignidade a lhes restar; a violência triplicou, as casas de detenção, presídios e casa de apoio aos adolescentes que estão em conflito com a lei estão super-lotados;jovens desempregados e o ENEM hein? Consegue colocar quem nas faculdades públicas?; professores estão desmoralizados, confrontados e mortos sem deixarem dinheiro para as famílias sequer providenciarem seus enterros (precisam fazer cotinha).

Lembrando isso, posso assegurar que o salário da Educação é o pior dos salários de graduados. Enquanto políticos e magistrados asseguram seus "tetos" e seus "auxílios" de boa vida, professores lutam para sair um pouco do "piso". (por quê não deram o nome de chão?)

Lembrando mais, digo-lhes: sou professora federal, quase trinta anos de atividade no magistério, há mais de dezessete anos sem reajuste salarial, isto porque "eles" entendem que ganho um pouquinho mais que o tal piso.

O Partido dos Trabalhadores trouxe-me duas grandes lições:1ª) Colegas trabalhadores (como nós) estão fazendo a mesma coisa... 2ª) se tratando de política brasileira todos são iguais, só precisam alcançar o poder!

E daí?

Quem poderá nos tirar dessa enrascada, seria porventura um Tiririca?

Discurso planejado, aguardando uma oportunidade para ser lido numa audiência pública voltada para a política.

Ex- fanática pelo Partido dos Trabalhadores

Gecilda Maria de Oliveira

Gecildamaria
Enviado por Gecildamaria em 04/10/2011
Reeditado em 15/10/2011
Código do texto: T3257333
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.