PAU QUE NASCE TORTO ATÉ A CINZA É TORTA

Ainda hoje se escuta com muita freqüência o ditado popular “pau que nasce torto até a cinza é torta” e falam isso quando se referem a pessoas que não melhoram, que cometem ações não boas, que têm suas opiniões formadas e delas não abrem mão, sejam boas ou ruins....

Mas pau é pau, gente é gente. O pau, onde você o coloca ele fica, ele não reage, não pensa, não ama, não diz não e nem diz sim, é simplesmente um pau, tem lá seu valor, sua importância, mas como pau, simplesmente pau.

Já gente é outra coisa. Gente se movimenta, sai do lugar, gente pensa, raciocina, ama, foi criada à imagem e semelhança, gente chora, se alegra, entristece, planta, colhe...enfim gente é gente, não é pau.

Portanto, gente pode mudar, se transformar, pode saber discernir entre o bem e o mau, pode acompanhar as mudanças e mudar também, melhor se mudar para o bem. Aliás, mudar para o bem é imprescindível nos dias de hoje, mas isso de mudar para bem ser algo imprescindível nos dias de hoje poderá ser um tema para depois , neste momento falando de gente que não é pau, eu diria ainda: ficar fixos em idéias e atitudes que, analisando-as bem, não são boas para você ou para quem está ao seu redor, então por que não fazer um esforço de mudar?

O ser humano é um ser em construção, sua construção inicia ainda no ventre materno e só termina no ultimo respiro, aquele da morte. Portanto, dentro deste arco da vida a pessoa pode mudar, basta querer e dar o primeiro passo. Vejo que muitas pessoas seriam mais felizes, muitas relações seriam melhores se as pessoas analisassem se o seu modo, se o seu jeito, se o seu comportamento o faz mais feliz ou menos feliz, se melhora ou piora a sua relação com o outro, a outra.

Infelizmente muitos ainda preferem ficar com o ditado popular “pau que nasce torto até a cinza é torta” dizendo assim: eu nasci assim, eu sou assim e assim vou morrer.

Meus Deus, esta pessoa não se deu conta que ela é gente, está convencida de ser pau. E aí sabe o que lhe acontece? Perde a chance de ser mais feliz, de fazer outros mais felizes, de se realizar um pouco mais nesta vida, de gozar da beleza que a vida lhe oferece.

Mudar é difícil? Se você achar que é, não vai nunca mudar nada. Comece o exercício de mudança por uma coisa pequena e vai aumentando aos poucos, você vai ver que é capaz e verá também o quando sua vida vai melhorar.

Vamos!? Mãos a obra. Você pode, você é capaz.

Nelma Correia Lazzarin
Enviado por Nelma Correia Lazzarin em 20/10/2011
Código do texto: T3287098