SOLENIDADE DE FORMATURA DA 2ª TURMA DE SOLDADOS DE 1992 - CFSD - BASE AÉREA DE FORTALEZA

SOLENIDADE DE FORMATURA DA 2ª TURMA DE SOLADOS 1992 – CFSD – BASE AÉREA DE FORTALEZA

Soldados da Força Aérea Brasileira, quem de vocês quando criança não trazia dentro de si o sonho de ser soldado. E hoje o sonho tornou-se realidade. Lembro-me que no desfrutar de tua vida militar, quando dos teus primeiros passos ainda duvidosos e acanhados, escolhemos algumas máximas para traçarmos a nossa meta, das quais passaremos a relembrar: um velho filósofo disse: se queres plantar hoje para colher amanhã, planta trigo. Se queres plantar hoje para colherdes daqui a dez anos, plantas árvores. Mas se queres plantar hoje para colherdes para sempre, investe na instrução. Foi com este propósito e alicerçado na inspiração poética que nenhuma gema preciosa demonstra sua pureza sem que antes se faça sentir a ação de seu lapidário, é que iniciamos o nosso inesquecível período de instrução, que nem mesmo o tempo é capaz de apagar de nossa memória.

Procuramos ao longo da instrução desenvolver algumas virtudes, tais como: a fé, a esperança e a caridade, virtudes morais, que devem ornar o espírito e o coração de qualquer ser humano, que não se esquecerá jamais de depositar sua fé em Deus, sua esperança no aperfeiçoamento moral da humanidade e sua caridade para com seus semelhantes. Conhecemos também a boa vontade e o espírito de cooperação, como sendo as duas colunas mestra que edificam a sociedade. A disciplina e a hierarquia como os esteios básicos que fundamentam as Forças Armadas. A sabedoria, a força e a beleza como a tríplice aliança para o desenvolvimento humano. Tolerância, prudência, solidariedade, fraternidade e outras virtudes fundamentais para a consolidação do verdadeiro cidadão. Desenvolvemos também os espíritos de: luta corpo, abnegação e camaradagem.

Aprendemos a contribuir para que a coletividade aprenda a pensar na extensão do bem e colaborar para que se efetive a sintonia da mente terrestre com a mente de Deus e que a união fraternal é o sonho sublime da alma humana, entretanto não se realizará sem que nos respeitemos uns aos outros, cultivando a harmonia à face do ambiente que fomos chamados a servir. Somente alcançaremos semelhante realização, procurando guardar a unidade do espírito pelo o vínculo da paz.

Quatro meses são decorridos desde que iniciamos o período de instrução, enfrentando críticas, pessimismo e crises, sacrificando horas de lazer, conseguindo vencer todos os obstáculos, porque estávamos preparados e sabendo que só os fracos quedam na resignação.

Como recompensa por todo este aprendizado, tende a honra e o orgulho da dignidade de apresentar uma demonstração de ordem unida alto comandada para a tua família e toda Base Aérea formada. E como coroamento prestar o Compromisso Solene de Juramento À Bandeira Nacional.

Que Deus abençoe o teu juramento.

Meus parabéns.

F R A T E R N A L M E N T E,

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 05/11/2011
Código do texto: T3318335
Classificação de conteúdo: seguro