EXISTIRIA O CAMINHO DA FELICIDADE (?!) ...

O título deste texto é uma pergunta para a qual é possível ter muitas respostas... Em meu achômetro, existe uma resposta que tem sido negligenciada, a qual é preciso considerar (independente da questão da fé que é algo pessoal e particular de cada um)...

Como em cada medicamento (e na maioria dos equipamentos), encontramos recomendações, aproveito a oportunidade para dizer que, a aplicação da resposta não dependerá do grupo ao qual a pessoa pertença, mas de considerar a resposta em si... Geralmente, pessoas deixam de considerar a resposta porque a mesma está na BÍBLIA...

Está escrito:

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele (Provérbios 22:6).

A simples observação prática deste princípio evitaria pelo menos metade dos problemas com os quais nos deparamos... É claro que poderíamos evitar noventa por cento dos problemas; MAS, não quero abrir espaço pra polêmicas ou pra fazer proselitismo religioso...

Inicialmente, direi duas coisas:

PRIMEIRA – A origem de problemas está na desobediência a princípios. Quando o ser humano desobedece a DEUS, desencadeia o efeito dominó. Em conseqüência desobedece aos pais, desobedece às autoridades, etc...

SEGUNDA – A história do pecado original (Adão e Eva no jardim do Éden, Gênesis 3); Tem sido motivos de deboche... MAS, após isso temos os demais problemas...

Mas, vamos à resposta prometida que tem sido negligenciada, a qual é preciso considerar (independente da questão da fé que é algo pessoal e particular de cada um)...

A CONHECIDA HISTÓRIA DE SANSÃO TEM SIDO PASSADA E REPASSADA (através de gerações), SEM UM DETALHE IMPORTANTE: SEUS PAIS RECEBERAM (DE DEUS) A PROMESSA DO NASCIMENTO DAQUELE FILHO...

Está escrito:

Tendo os filhos de Israel tornado a fazer o que era mau perante o SENHOR, este os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos.

Havia um homem de Zorá, da linhagem de Dã, chamado Manoá, cuja mulher era estéril e não tinha filhos.

Apareceu o Anjo do SENHOR a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho.

Agora, pois, guarda–te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda;

Porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a DEUS desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus.

Então, a mulher foi a seu marido e lhe disse: Um homem de DEUS veio a mim; sua aparências era semelhante à de um anjo de DEUS, tremenda; não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome.

Porém me disse: Eis que tu conceberás e darás à luz um filho; agora, pois, não bebas vinho, nem bebida forte, nem comas coisa imunda. Porque o menino será nazireu consagrado a DEUS, desde o ventre materno até ao dia de sua morte.

Então Manoá orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR meu, rogo–TE que o homem de DEUS que enviaste venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer.

DEUS ouviu a voz de Manoá, e o Anjo de DEUS veio outra vez à mulher, quando esta se achava assentada no campo; porém não estava com ela seu marido Manoá.

Apressou–se, pois, a mulher, e, correndo, noticiou–o a seu marido, e lhe disse: Eis que me apareceu aquele homem que viera a mim no outro dia.

Então, se levantou Manoá, e seguiu a sua mulher, e, tendo chegado ao homem, lhe disse: És tu o que falaste a esta mulher? Ele respondeu: EU SOU.

Então, disse Manoá: Quando se cumprirem as tuas palavras, qual será o modo de viver do menino e o seu serviço?

Respondeu–lhe o Anjo do SENHOR: Guarde–se a mulher de tudo quanto eu lhe disse.

De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.

Então, Manoá disse ao Anjo do SENHOR: Permite–nos deter–te, e te prepararemos um cabrito.

Porém o Anjo do SENHOR disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei do teu pão; e, se preparar5es holocausto (Sacrifício em que se queimavam inteiramente os animais) ao SENHOR o oferecerás. Porque não sabia Manoá que era o Anjo do SENHOR.

Perguntou Manoá ao Anjo do SENHOR: Qual o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos?

Respondeu–lhe o Anjo do SENHOR e lhe disse: Por que me perguntas assim pelo meu nome, que é maravilhoso?

Tomou, pois, Manoá um cabrito e uma oferta de manjares e os apresentou sobre uma rocha ao SENHOR; e o Anjo do SENHOR se houve maravilhosamente. Manoá e sua mulher estavam observando.

Sucedeu que, subindo para o céu a chama que saiu do altar, o Anjo do SENHOR subiu nela; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram com o rosto em terra.

Nunca mais apareceu o Anjo do SENHOR a Manoá, nem a sua mulher; então, Manoá ficou sabendo que era o Anjo do SENHOR.

(Juízes 13:1–21).

Como dissemos no início, A CONHECIDA HISTÓRIA DE SANSÃO TEM SIDO PASSADA E REPASSADA (através de gerações), sem um detalhe importante: SEUS PAIS RECEBERAM (DE DEUS) A PROMESSA DO NASCIMENTO DAQUELE FILHO...

Geralmente, a ênfase é dada à força de Sansão, quando nada é dito sobre a promessa de DEUS, nem a grande capacidade (de Sansão) de desobedecer... Alguém poderia dizer que não tem muito a ver e, direi que, a História de Sansão foi retirada da BÍBLIA e, não haveria motivos justificáveis pra omitirem os detalhes a que nos referimos:

PRIMEIRO – A mãe de Sansão sendo estéril recebeu a promessa da concepção do filho, diretamente de DEUS;

SEGUNDO – Todas as dificuldades de Sansão (em vida), estão relacionadas a sua desobediência e a sua mania de brincar com coisas sérias. Sansão foi consagrado a DEUS desde a promessa.

Aparentemente, isso não teria nada a ver com a odisséia humana (ou desumana) do homem na terra... MAS, tem sim... O ser humano gosta de ser desobediente... No presente momento mesmo, já começa a se preparar pra época do natal – NASCIMENTO DE CRISTO, com a descida do bom velhinho nos shoppings centeres, espalhados de norte a sul do país (Em inúmeros países do mundo)...

O bom velhinho não está nas páginas da BÍBLIA e, em meu pensômetro, é o padroeiro dos comerciantes e dos industriais, porque é usado pela categoria de exploradores pra elevar o índice de vendas da época (depois, os exploradores colocam a clientela (que não pagar em dia) contra a parede...

Está escrito:

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele (Provérbios 22:6).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 06/11/2011
Código do texto: T3319972
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.