CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Ilustríssimo Senhor Diretor deste Centro SO Nilson Junior.

Senhoras e Senhores, boa noite.

Há exatamente 22 anos eu tive a honra, o orgulho e o privilégio de adentrar pela primeira vez pelos portais desta casa, deste manto sagrado, que é o CRB-25. E aqui encontrei os meus melhores amigos.

Meus irmãos permitam-me que assim os chamem. Vocês não podem avaliar a alegria que estou sentindo agora. Hoje eu não vos falo de corpo, eu vos falo de alma e de coração, porque estes sim expressam os sentimentos mais profundos de amor fraterno, respeito, admiração e consideração que um ser humano possa ter para com os seus semelhantes.

Companheiros, hoje eu não vos falo como capitão, eu vos falo como irmão, aliás como sempre o fiz, porque sou da filosofia que o respeito não se impõe, se conquista através do exemplo, do respeito mútuo e da diplomacia. Com o tempo aprendi que as coisas conquistadas através da sabedoria e da diplomacia são mais sólidas e duradouras, enquanto que as adquiridas pela força, prepotência e arrogância são passageiras. Ao longo da vida aprendi também a respeitar as diferenças e vontades de cada um, muitas vezes até mesmo sem concordar, mas é que em particular eu tenho um pensamento que cada pessoa deverá o seguir o caminho que achar correto, contudo arcando com as responsabilidades de seus atos. Hoje eu quero relembrar o pensamento do nosso patrono Marechal do Ar Eduardo Gomes que diz: a hierarquia deverá servir apenas para diferenciar níveis.

Permitam-me revelar uma particularidade de minha vida, quando eu ainda era criança tinha uma grande dificuldade de leitura, que para compensar esta deficiência eu decorava as lições, é tanto que até hoje tem alguns trechos que o tempo ainda não conseguiu apagar de minha memória e nesta noite memorável eu faço questão de decliná-lo, era um conto lendário da época em que os animais falavam que dizia: numa certa encruzilhada dois potros discutiam acirradamente sobre as condições precárias de uma daquelas estradas, pois tinham ouvido falar que uma delas levava ao caminho dos atoleiros, dos buracos, das precipitações e das areias movediças. Após certo tempo de discussão aparece no local um cavalo velho experiente e calejado pela vida, aí então, os dois resolveram a indagar ao cavalo mais vivido. Senhor esta não é a estrada dos atoleiros? O outro relutante disse não é esta? E continuaram a teimar. O cavalo velho sabiamente disse: siga cada um o caminho que achar correto que eu espero aqui para ver resultado. Horas depois retorna um dos potros todo estropiado e calejado, aí então, com sua experiência e sabedoria o cavalo velho seguiu serenamente pela outra estrada. A vida é mesmo assim.

Certa vez um velho filósofo disse: se queres plantar hoje para colheres amanhã plantas trigo. Se tu queres plantar hoje para colheres daqui a dez anos plantas árvores, mas se queres plantar hoje para colheres para sempre investe na instrução e educação. Permita-me oh grande sábio acrescentar alguma coisa na última parte de seu pensamento se tu queres plantar hoje para colheres para sempre investe na amizade e na fraternidade.

Meus camaradas, o tempo tem desfeito em minha memória impressões de todo gênero, mas sei que nunca terá força para tirar-me da lembrança este convívio salutar e a beleza dos nossos encontros. CHICO.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 08/11/2011
Código do texto: T3323709
Classificação de conteúdo: seguro