A MELHOR ESCOLHA (PERMANECERÁ)...

Indo eles de caminho, entrou JESUS num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou–O na sua casa.

Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava–se assentada aos pés do SENHOR a ouvir–lhe os ensinamentos .

Marta agitava–se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de JESUS e disse: SENHOR, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena–LHE, pois, que venha ajudar–me.

Respondeu–LHE o SENHOR: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.

Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

(Lucas 10:38–42).

Dizem que quem muito escolhe com o pior se apega. Este dito faz parte da cultura sertaneja.

São muitos os ditos populares que, daria uma relação interminável... MAS, cá entre nós, qual tem sido tua escolha??? Não falo sobre uma escolha qualquer; MAS sobre a escolha que determina onde passarás a eternidade??? SE você ainda não pensou sobre isso, lembre que nem sempre temos o tempo necessário pra pensar... SE já decidiu, viva como quem decidiu e considere sempre o ensino do SENHOR, ensino este que está nas páginas da BÍBLIA... E, lembre–se sempre: CRISTO é a melhor escolha (os ensinos de JESUS é a boa parte) e, A MELHOR ESCOLHA permanecerá...

Um pensamento comum é o de que não seria preciso investir tempo pensando sobre isso; AFINAL, com atenção aos perigos da estrada (e na estrada), a gente conseguirá se livrar de capotar em algum trecho da estrada da vida... MAS, será que esse tipo de pensamento não é um dos piores perigos???

Assim, falar sobre escolhas, não significa apenas falar pra quem precisa fazer A ESCOLHA DEFINITIVA. Porque ainda não fez isso... EIS a razão de escrever sobre a opção que nos garante a eternidade no céu, diante do SENHOR...

Dizem especialistas que Lucas teria sido médico ou alguém com conhecimentos intelectuais sobre ciências humanas, porque soube descrever muito bem pessoas excluídas da sociedade – O que em nossos dias é entendido como descrição politicamente correta... E, em meu achômetro, as duas irmãs do texto (Marta e Maria), representam dois grupos de pessoas presentes na sociedade em todas as épocas, em todos os lugares: Os Perfeccionistas – o primeiro grupo, dos que desejam fazer tudo de forma eficiente (bem feita) e, o segundo grupo, outras pessoas, os que desejam fazer de forma eficiente e eficaz (bem feito), porque é possível fazer bem feito tudo o que seja necessário fazer...

Lembro a história de um mestre de obras que estava pra se aposentar da empresa onde trabalhava (de carteira assinada)... O gerente do setor de recursos humanos lhe chama e diz: Faltam tantos meses pra você ser aposentado. Temos um último serviço. No bairro nobre x, a empresa tem alguns terrenos... Construa uma mansão num deles e depois venha ao setor que, independente de dias, aposentaremos você...

Aquele funcionário pensou: A firma explora nossa força, pois ainda me deu uma tarefa... Assim, farei, mas vou usar material de segunda e, quando os problemas aparecerem, estarei longe pra receber puxões de orelha...

Dito (ou melhor, pensado) e feito, voltou ao setor pra acertar as contas da aposentadoria... Após entregar as chaves e assinar os papéis da sua aposentadoria, o gerente do setor disse: A empresa reconhece que por causa da aposentadoria, ficará sem um excelente profissional... E, na falta de um presente melhor, lhe entrega as chaves (e a escritura) dessa última casa que você construiu!!!

Os dois grupos estão presentes em todas as épocas da história, quer se trate de lugares espirituais (como uma igreja) ou em lugares não espirituais (fora de uma igreja)... ASSIM, do texto transcrito do evangelho de Lucas, vamos refletir sobre o tema: A MELHOR ESCOLHA permanecerá...

JESUS, é a melhor escolha e, permanecerá:

PRIMEIRO – Independente de nossa cor denominacional (IGREJA)...

Marta achava que a questão se resumia à eficiência. Precisava demonstrar que era uma excelente dona de casa. Enquanto JESUS palestrava com os presentes, ela iria demonstrar como sabia fazer o que estaria sob sua responsabilidade. Naquela cultura, o homem da casa daria a devida atenção ao visitante (ou visitantes) e, Lázaro faria isso... AGORA, as mulheres (como era o caso de Maria), cuidariam para que tudo funcionasse bem, em relação ao que deviam oferecer aos visitantes...

Assim, Maria estava perdendo tempo, quedada aos pés do SENHOR a ouvir–LHE os ensinamentos (Lucas 10:39).

No meio evangélico existe muito disso... Uma parte diz que não é preciso esforço na proclamação das Boas Novas do Evangelho e, a outra parte acha que tudo depende de esforços... Sou do grupo que acho que nem (apenas) de um jeito, nem (apenas) de outro; MAS, do jeito de DEUS...

Lembro que no início da caminhada como cristão, achava estranho um tipo de coisa... A gente orava que aquele templo era casa de DEUS e, depois do culto, saía pra viver, deixando DEUS trancado em casa...

SEGUNDO – Independente de esforços humanos (ou seriam desumanos)...

Nem o cristão viver de forma que não coloque as mãos no arado, nem achando que por colocar, a mão no arado, estaria tudo resolvido...

Está escrito:

Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava–se assentada aos pés do SENHOR a ouvir–lhe os ensinamentos .

Marta agitava–se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de JESUS e disse: SENHOR, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena–LHE, pois, que venha ajudar–me (Lucas 10:39–40).

De forma semelhante, em nossos dias, temos o grupo dos que acham que se não pregarmos o Evangelho, as pessoas irão pra o abismo – Por isso correm demais... Ao mesmo tempo, temos o grupo dos que acham que não é preciso fazer nada, porque DEUS chamará os seus...

Vale salientar que nenhum dos dois conceitos vem de DEUS... Antes, é possível encontrar em algum momento, um pouco de um ou de outro...

TERCEIRO – Independente dos nossos achômetros, mas conforme o ensino de JESUS...

Em nossos dias isso é visível em duas características:

A sociedade como um todo demonstra ter fome e sede de DEUS...

A sociedade tem um conhecimento confuso sobre DEUS.

Num cenário assim, os cristão levariam vantagem em falar sobre as Boas Novas do Evangelho... MAS, grandes partes dos cristãos se conformam em serem membros nominais de igrejas que, na maioria das vezes, acham melhor viverem cheias de gente vazia...

Respondeu–LHE o SENHOR: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.

Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

(Lucas 10:41–42).

Concluímos dizendo que: JESUS É A MELHOR ESCOLHA E PERMANECERÁ!!!

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 26/11/2011
Código do texto: T3357603
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.