PENSAMENTOS (sem nome)

EM UM GRUPO DE TEATRO EU APRENDI a desapegar-me, em prol de uma necessidade soberana; a [tentar] ouvir e compreender o outro - sem formular conceitos antecipados; a reconhecer o trabalho de outrem, quando houver autêntico merecimento; a saber que, em um trabalho realizado em grupo, devemos deixar de lado nossas incompatibilidades e problemas pessoais dissonantes com o trabalho realizado, para a fluição livre deste trabalho, sem obstáculos. Aprendi que é importante perceber o outro, reconhecer sua importância dentro de um todo, e que o fato de um ignorar a relevância de outrem pode representar uma grande perda e um "não" ao avanço. Aprendi que o respeito e o companheirismo devem ser mantidos não apenas dentro da relação de trabalho, mas também fora. Aprendi que nem tudo o que individualmente queremos fazer é possível, porque existe um grupo, e todos devem ter espaço, mas também há coisas que exigem mais atenção que outras; talvez em outro momento haverá ensejo para realizar o que não logramos realizar antanho.

Aprendi que eu devo reconhecer o trabalho como algo realizado em conjunto, como uma criação coletiva, e não como um realização minha que me fará obter reconhecimento. Aprendi que, dessa forma, devo ceder espaço à intervenção de outros, mesmo que isto frustre alguns planos meus e conseguintemente minhas expectativas. Aprendi que, dentro de um grupo, existem indivíduos, e que estes têm direito a expor seu pensamento sem limitação, mesmo que talvez este pensamento nos pareça absurdo ou radical. Aprendi que precisamos ceder espaço para o outro, não importa se isso nos tomará muito tempo e não haverá muito que se aproveitar. E, sobretudo, aprendi que um projeto para um grupo deve ser realizado por um grupo, em benefício desse grupo, levando em conta as necessidades e as vontades de cada um.

Talvez isso não tenha agora tanta importância para você, e tampouco para alguns que não chegaram ao final deste brevíssimo texto. Mas tem para mim, por isso eu o escrevi, porque precisava dividi-lo com você. Não haverá ressentimento se você não ligar valor nenhum a ele por não ter dele o que aproveitar; e espero não lhe cause ira o tempo que o fiz perder ao lê-lo. Também foi sua escolha. Aproveite aqui o que lhe for útil, mesmo que você não esteja de acordo com nada - pode ser útil simplesmente pelo fato de fazê-lo ponderar um pouco.

E, se achar que eu disse pouco ou que talvez tenha sido exagerado, sinta-se à vontade para retificar o texto ou para complementá-lo. Pois o espaço abaixo é infinito...