Discurso de Formatura do Ensino fundamental*

Boa noite!! Queremos agradecer a Deus, aos Profissionais do Magistério, trabalhadores da Educação, colegas, amigos, pais e familiares. Hoje, é um momento marcante de nossas vidas, porque representa uma conquista com sabor de vitória que somente foi possível porque ao longo de nossas caminhadas, nossos pais, familiares, amigos, professores e todos os profissionais da Escola contribuíram conosco para que ampliássemos nossos horizontes e fôssemos preparados para enfrentar novas batalhas da vida. Foram nove anos juntos onde compartilhamos alegrias e tristezas que fazem parte de nossa vida. Somos diferentes do que éramos quando chegamos aqui. Nessa época, não sabíamos identificar os símbolos da leitura e ao longo dessa caminhada, aprendemos identificar esses sinais que irão nos acompanhar em nossa história de vida. Cabe ressaltar que só aprendemos graças à disposição e paciência que os Professores e Trabalhadores da Educação de Nossa Escola proporcionaram a cada um de nós, respeitando o tempo dos alunos e sua capacidade de desenvolver. A esses trabalhadores, oferecemos nossa eterna gratidão. Queremos que saibam: vocês estarão conosco durante nossa caminhada de vida e que nos lembraremos sempre deste momento histórico.

Aos nossos pais e familiares queremos agradecer pelo apoio e pela fé em nossa capacidade de aprender. Dizemos isso, porque nossos pais sempre acreditaram que venceríamos e investiram nisso. É certo que teve momentos que os desapontamos com nossas atitudes de não querer ir à escola porque achávamos ser perda de tempo, mas eles sempre nos mostraram que o conhecimento é chave para o sucesso e que sempre sonharam que nós teríamos mais oportunidades que eles. Assim, neste momento estendemos a todos os pais nosso profundo agradecimento e dizer que não chegaríamos aqui sem o apoio de nossos pais e familiares.

Aos nossos colegas e amigos, é possível dizer que fazem parte de nossa caminhada de vida. A presença de nossos colegas e amigos nos deu força e coragem para superar os momentos difíceis da vida e com uma palavra e um sorriso transformaram lágrimas em alegrias que estão registradas em nossa alma. E fizeram momentos simples se tornarem especiais com a magia da verdadeira amizade. Posso dizer que, nesse momento de alegria, nasce também uma enorme tristeza, porque esta noite é o fim de um ciclo e certamente nossos caminhos serão separados e alguns não veremos mais porque estarão vivendo novas e necessárias experiências.

Obrigado a todos que estiveram conosco nesta caminhada vitoriosa. A vocês nossa eterna gratidão.

* Discurso escrito por Silvanio Alves e Proferido pelo Formando André, aluno da Escola Municipal Padre João Bruno!