Discurso de Edson Gomes em show

Sempre na resistência. Desde 1972 que eu estou na resistência, emprestando minha voz à causa popular. Sofrendo muito, pagando muito caro por isso.

Somos todos os dias de nossas vidas discriminados, onde quer que seja. Em nosso trabalho, nas escolas, nos hospitais. Em todos os lugares nós somos discriminados: no shopping, no banco... Até que o homem negro prove que é um cidadão honesto, ele é um marginal. Todos os dias ele tem que provar que é um cidadão honesto, que cumpre com suas obrigações, que trabalha e luta para sobreviver.

Cada dia mais o governo aperta e dificulta a sobrevivência do homem pobre na face da terra. E eu tenho emprestado a minha voz em favor dessa causa e tenho pagado muito caro por isso, porque o meu discurso não é demagógico. O meu discurso é sincero e eu tenho rejeitado proposta indecente para transformar a minha música em música popular como as outras são, mas a minha música é verdadeira, ela não está à venda.

A minha música representa o meu ser, a minha vida é a minha alma, meu coração e ele não está à venda! É levar a mensagem aos pobres, aos oprimidos da terra, a minha música tem essa incumbência e deus me dá de volta, me dá o retorno, tudo que eu preciso vem de deus. Os homens querem me corromper, mas eu não aceito as corrupções, não aceito essa oferta dos homens. Passo muita dificuldade (...) e não estou no topo da minha carreira, nunca brilhei como um grande artista nacional, porém eu deito a minha cabeça no travesseiro tranqüilo porque nunca aceitei corrupção, nunca aceitei subooorno. Jaaaaah que me garante ser assim.

O sistema... Não adianta eu querer fazer da minha música uma gracinha porque os poderosos já me conhecem (...). Eu sou aquilo que é o meu coração, eu falo tudo que está cheio em meu coração e todas as pessoas me conhecem, principalmente o sistema que está sempre alerta à procura de rebeldes, mas eu não sou rebelde, simplesmente eu sou um homem que quero brigar, lutar pelo que é justo, pelo que é certo (...).