Colação de Grau Turma 2010 - UNOPAR
Discurso de Formatura

 
Senhoras e Senhores. Boa noite!
Queremos nesta oportunidade agradecer as presenças virtuais do Excelentíssimo Senhor Professor - MARCO ANTONIO LAFFRACHI - Presidente da União Norte do Paraná; da Excelentíssima Senhora Professora ELISABETH BUENO LAFFARANCHI – Chanceler da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR; da Magnífica Reitora da UNOPAR - Professora WILMA JANDRE MELO; do Excelentíssimo Senhor Professor Doutor – ARNALDO SAMPAIO MORAES GODOY – nosso Paraninfo Geral; do Excelentíssimo Senhor Vice-Diretor e Pró-Reitor do Ensino Presencial da UNOPAR – Professor HÉLIO RODOLFO NAVARRO; da Excelentíssima Senhora Pró-Reitora do ensino a distância, Professora ELISA MARIA DE ASSIS; das Coordenadoras e Coordenadores dos cursos de Letras; Pedagogia: Administração: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema; Serviço Social e Ciências Contábeis.
Somos gratos e manifestamos nesta hora a nossa alegria pela presença dos nossos Patronos: Padre AMÁRIO DOS SANTOS SANTANA – Prefeito Municipal de Santa Maria da Vitória e MARCO AURÉLIO DOS SANTOS CARDOSO - Prefeito Municipal de Santana. Aos nossos Paraninfos, HÉLVIO JOSÉ ESTRÊLA RAMOS, Prefeito Municipal de São Félix do Coribe e o Senhor Empresário - ARGEMIRO JÚNIOR.
Agradecemos também à nossa Madrinha de Anéis: ROSÂNGELA ESTRELA, Primeira Dama de São Félix do Coribe pela sua ilustre presença representando as mulheres... (Pausa)
Este é o nosso momento. Não só dos alunos. Mas, também dos trabalhadores da UNOPAR. Quanta espera até ele se concretizar, enfim. Parece que o tempo não passa quando buscamos um objetivo. A luta foi grande. Contra o tempo na conciliação entre trabalho, afazeres profissionais, domésticos e estudos. Contra a incerteza da sua qualidade. Será que esse curso vai atender as nossas expectativas? Eu digo que atendeu e muito. O transporte, estadia e até alimentação; para alguns, um empecilho que foi minimizado graças à generosidade de pessoas amigas que tanto nos ajudaram e que merecem nossa eterna gratidão.
Apesar disso tudo, alguns ficaram pelo caminho.  Desistiram no meio da jornada. Mas, temos certeza que nunca é tarde para recomeçar e um dia provavelmente esses colegas que desistiram voltarão à luta e concluirão a sua graduação. Outros tantos, como nós, seguiram em frente com destemor e persistência. Chegamos ao final de mais uma etapa. Parabéns aos trabalhadores da UNOPAR, cada um com sua parcela de colaboração. Parabéns aos agora Professores: Letras e Pedagogia. Aos profissionais: Administradores, Contabilistas, Assistentes Sociais e Analistas de Sistemas pela brilhante e sofrida conquista. Somos vencedores!
Sábias as palavras da nossa Diretora ELISIA quando nos disse na apresentação do nosso TCC: “Vocês verão que após a Graduação abrem-se inúmeras portas”. Já sentimos isso professora! Alguns estão fazendo pós-graduação, outros foram promovidos em seus empregos. Passaram em concursos públicos. É a colheita dos frutos plantados com muito trabalho e dedicação.
Hoje é nossa colação de grau, lamentavelmente nem todos deram ou dão a devida importância para este ato. Outros, pouco afeitos a leitura, afirmam que o ensino virtual não tem qualidade. As pesquisas e o ENADE, afirmam o contrário, muitos cursos superiores virtuais estão no topo das avaliações do governo.
Ao recebermos nosso certificado reafirmamos nossa esperança no sentido de que os governos valorizem mais o professor aqui representado pelos formandos nos cursos de Letras e Pedagogia. Pensar em valorizar a educação sem revisar parâmetros remuneratórios aos mestres, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do país é utopia. Não haveria médicos, dentistas, funcionários de alto padrão e políticos competentes, sem o esforço e a doação dos professores. Não se pode pensar em educação de qualidade quando um professor é obrigado a trabalhar em várias escolas para manter o mínimo de dignidade.
Vamos em frente, apesar de tudo. Não desanimem os que desistiram. Ainda é tempo de retomar a luta e concluir a graduação. Aos formandos, saibam que há muito que fazer e aprender. Podemos fazer uma Pós-Graduação. Mestrado e Doutorado. Por que não?! Não importam as dificuldades. Não considerem a idade. Eu posso garantir isso. Nossa vida é eterna. O que aqui se aprende engrandece o espírito. Isso é o que mais importa!
Finalizando agradecemos de coração a dedicação, zelo e competência da nossa Diretora Professora: ELISIA VIRGÍNIA DA CONCEIÇÃO RAMOS, a simpatia e o constante sorriso da nossa competente Coordenadora, Professora SINDUALA SARAIVA. Aos abnegados, alegres, irreverentes e experientes Tutores de sala. Aos dedicados e simpáticos secretários e secretárias que sempre nos atenderam com presteza e educação. Aos nossos pais, esposas, esposos, filhos, netos, sobrinhos, amigos e aderentes, pelo incentivo e oportuna colaboração.  Aos inventores da tecnologia existente hoje, sem ela, esta oportunidade de crescimento, de evolução que é o ensino a distância essa vitória não seria possível.
Meu particular agradecimento ao dono da cantina Senhor Luciano. Não sei o que seria de nós sem os seus pasteis assados, tortas, amendoins torrados e sucos na hora do recreio.
Parabéns a todos!
Huu! Huu!