Sintaxe: Termos Integrantes da oração ((Parte II ))

COMPLEMENTO NOMINAL

Há certos nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) que possuem transitividade, ou seja, não conseguem exprimir um significado por si só, pedindo complemento. Esses complementos são chamados de COMPLEMENTOS NOMINAIS.

Exemplo: É necessário respeito ÀS LEIS.

É necessário respeito AO REGULAMENTO.

Observe que o substantivo abstrato RESPEITO por si só não passa uma informação completa: o que deve ser respeitado? Devem ser respeitadas AS LEIS e O REGULAMENTO.

Dessa forma, “às leis” e “ao regulamento” são complementos nominais, pois completam o sentido do substantivo “respeito”.

Outro exemplo:

Eu vou até lá, independentemente do que você faça.

INDEPENDENTEMENTE é um advérbio. Porém, sozinho não tem significação completa: INDEPENDENTEMENTE de quê? Independentemente do que você faça. Sendo assim, “do que você faça” é um complemento nominal.

AGENTE DA PASSIVA

Primeiramente, vamos relembrar o que é voz ativa, voz passiva e voz reflexiva.

PAULO ASSALTOU O BANCO.

Essa frase está na voz ativa, ou seja, alguém praticou a ação mencionada, ou seja, o assalto.

O BANCO FOI ASSALTADO POR PAULO.

Essa frase está na voz passiva, pois alguém sofreu a ação mencionada, ou seja, o assalto.

PAULO MATOU-SE.

Essa frase está na voz reflexiva, pois alguém praticou e ao mesmo tempo sofreu a ação mencionada. Paulo foi autor da ação de matar, mas também sofreu essa ação, uma vez que quem foi morto foi ele próprio. Dessa forma, a ação praticada por ele reflete nele mesmo.

Na segunda frase, O BANCO FOI ASSALTADO POR PAULO, há como já foi dito, voz passiva. O banco sofreu a ação do assalto, ou seja, é o sujeito paciente. E quem age sobre o sujeito paciente? Paulo, afinal foi ele quem assaltou o banco. Sendo assim, POR PAULO é o agente da passiva.

Sujeito paciente: O banco

Predicado verbal: foi assaltado por Paulo

Agente da passiva: por Paulo.

Uma forma de identificarmos o agente da passiva é a seguinte: transforme a frase na voz passiva para a voz ativa.O agente da passiva vira sujeito da voz ativa.

O BANCO FOI ASSALTADO POR PAULO. (PAULO: agente da passiva)

PAULO ASSALTOU O BANCO (PAULO: sujeito)

Caahzita
Enviado por Caahzita em 19/01/2012
Reeditado em 19/01/2012
Código do texto: T3448706