Escola da vida

A vida é a melhor escola. Sempre foi.

Quando trilhamos mais ou menos de forma razoável, digamos que somos aprendizes nativos, ou seja, não esperamos e não levamos as bordoadas pra entrar nos eixos. Não é necessário.

Enquanto que ao transgredir valores importantes, agredir sentimentos, navegar contra o ritmo normal das coisas, sempre somos cobrados. E muitas vezes caro demais para a nossa capacidade de pagamento.

Ou seja, não temos escolha: trilhamos livremente o caminho previsto e rozoável, ou somos jogados na estrada, perigando ser atropelado por uma jamanta.

Mas enfim... temos o famoso livre arbítrio, embora muitas vezes não sabemos o que fazer com ele. Muitas vezes descobrimos tarde demais que contraimos muito mais dívidas que nossa capacidade de pagamento.

É como disse Shakespeare: "Um dia você descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la… E que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida".

Isso não se trata de frases de efeito nem discurso em palestras motivacionais. É a realidade pura e simples. Sempre foi assim. Sempre será.

Claro, isso não se aplica à pessoas maldosas, sem caráter, índole nem remorços, pois para essas os valores são outros, incomprensíveis para os demais mortais.

Mas acredido que mesmo os piores, os desalmados têm no seu íntimo, uma profunda dor de consciência! Acredito que quase todos têm um discurso de "Um dia mudo minha vida". Sentem-se incomodados, auto-excluídos.

Mas enfim... Segue a vida, as estradas estão à nossa frente. Cabe saber escolher e seguir da melhor forma e tentar deixar saudade por onde passamos, e não alívio quando formos embora.

Faria Costa
Enviado por Faria Costa em 14/03/2012
Reeditado em 03/04/2012
Código do texto: T3553538
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.