Um olhar de amor (palestra cristã/espirita motivacional)

Hoje vamos falar de uma lição de Jesus (que devemos ter olhos para o belo);

Então podemos citar um grande compositor baiano que dizia:

Gil é lindo, mãeinha é linda, você é lindo!!! Rs. É ...é o Caetano.

E no final vocês devem me responder se é melhor ganhar na loteria ou ter um carro roubado!

Estranho? Espero que não.

Nossa maneira de ver a vida não tem a segurança de um transatlântico que segue firme e imponente em seu rumo singrando os mares sem parar ou se desviar.

Parecemos mais um carrinho solto em uma montanha russa, cheia de altos e baixos. Em um momento estamos lá no pico, nos sentindo felizes, donos do mundo (ou pelo menos filhos do dono) em uma fração de segundos despencamos em nossas aflições e nos sentimos no fundo de um poço sem ar, sem horizonte.

Silencio...

Quem aqui não passou ou está passando por algo semelhante? Momentos de aflição, de perda de chão , esquecimento da fé....

Em nosso atendimento fraterno é normal que as pessoas falem mais ou menos assim:

- Gostaria de saber porque nada dá certo em minha vida. Tudo está de cabeça para baixo e não entendo isso.

E não importa o grau de instrução, tempo de doutrina, riqueza material e saúde....naquele momento todos se parecem. Todos estão apequenados diante dos problemas que enfrentam....

Todos estamos sujeitos a esses momentos, mas parece que há pessoas mais suscetíveis que qualquer brisa parece afetar. Há, porém pessoas que por maior que seja a tempestade permanecem rígidas, alicerçadas em sua fé.

Está na hora de voltar a Jesus e seu ensinamento:

Estava caminhando com seus discípulos por uma estrada quando o grupo se deparou com uma carcaça de animal. As moscas rodeavam aquela carniça imunda e os discípulos procuraram se afastar, comentando quão desagradável era aquela visão.

Jesus que NUNCA perdeu uma oportunidade (para isso ele veio à Terra), disse para os apóstolos: - Vocês notaram que belos dentes tinha esse animal?

O que Jesus quis nos ensinar? Que por mais feia que pareça a situação, desde que tenhamos olhos para ver, encontraremos o belo.

Que por mais escuro seja o túnel, podemos enxergar a luz

Nesse ponto vamos voltar para um assunto que não me canso de trazer a tona, fazendo as seguintes perguntas:

É melhor eu ganhar na loteria ou perder todo meu patrimônio?

Qual dia é mais importante? A Data do nascimento de meu filho ou o dia que ele partiu?

É melhor eu ter um corpo lindo e perfeito ou alguma deficiência ou doença?

Apesar das respostas parecerem obvias, eu diria: DEPENDE.

Se olharmos apenas com os olhos materiais as perguntas são incabíveis. Mas eu os convido para enxergarmos com os olhos espirituais. Para nosso desenvolvimento espiritual nenhum evento de fora para dentro é bom ou ruim em si, mas sim o que fazemos com eles. Como nos sentimos e reagimos é que indicará se tal evento foi bom ou ruim.

Ganhar na loteria pode ser nossa total desgraça se nos deixarmos influenciar pela sedução do “poder” que essa nova condição nos proporcionará como pode ser nossa redenção se permanecermos apesar de ricos, humildes em nossa essência, fraternos em nossos relacionamentos. Assim como perder nosso patrimônio será nossa desgraça se nos rebelarmos contra Deus nos sentindo injustiçados e não aproveitarmos as lições de desapego e humildade.

Se as experiências terrenas de beleza ou feiura, riqueza material ou pobreza, nascimentos e mortes (desencarnações) , ganhos e perdas são todas relativas, cabe a nós seguirmos a dica de Jesus e “ajustar” nosso olhar. Devemos enxergar além do difícil, do feio, do desagradável.

Vamos imitar o Caetano (rs) achando tudo lindo....você é lindo , essa sala é linda, meu fusca velho é lindo....

Então alguém pode dizer: - Falar é fácil, mas como fazer? Como sentir?

Ninguém que não tenha treinado natação e se exercite diariamente pode ou deve atravessar o canal da mancha, certo? Essa é a dica. Devemos treinar. Mas como? Seguem algumas pequenas lições praticas:

1º. – PARAR DE DAR ATENÇÃO AOS PROBLEMAS (e SIM OLHAR PARA AS SOLUÇOES) E PRINCIPALMENTE PARAR DE RECLAMAR. – desdobramentos sobre.....

2º. – FOCAR O BELO EM SI:

Agora vocês sabem por que hoje distribuímos as rosas na plateia. O negativo poderia se queixar que o espinho o feriu, mas eu peço para vocês 1 minuto de silencio para que apreciem com todos os seus sentidos e principalmente com os sentimentos mais íntimos essa dadiva da natureza.

Com nossos sentidos materiais:

VISÃO – Olhe a beleza da flor, suas cores e a vida que ela representa;

OLFATO – Sinta o cheiro de olhos fechados. Veja se você não se transporta para um campo florido onde o cantar dos pássaros faz par com esse maravilhoso violino ao fundo ( deixar o cd por 30 seg.) e aí também podemos agradecer nossa AUDIÇÃO.

TATO – Sinta a suavidade de sua textura , sinta a pétala em seus dedos, em seu rosto. Essa seda não lhe parece familiar? Não seriam os dedos de Deus te acariciando, declarando Seu Amor por você?

(alguns segundos de reflexão)

Bom! Ficamos devendo um quitute para o paladar!

Paralelamente, devemos nos exercitar em enxergar o belo no banal, no cotidiano:

3º. – DESTACAR O BELO:

De manhã olhe no espelho e preste atenção em seus olhos e note que essa maquina de ver parece um milagre.

Ao se alimentar, “encare” o arroz e enxergue “sua alma”, sua essência. Lembre-se que alguém o plantou e colheu e que aquele grão de arroz tem como missão buscar nutrientes no solo, e morrer para poder te entregar a vida. Isso soa familiar?

Não é belo?

Quando já estivermos nos exercitando nas 3 lições acima, estaremos aptos para enxergar o belo onde TODOS VEEM PROBLEMAS:

4º. – TRANSFORMAR OS PROBLEMAS EM SOLUÇOES, enxergando o belo:

Veja o aprendizado que está por trás da dificuldade do Felipe (cadeirante) e da Carmem (sua mãe). (desdobramentos)

Como a falta do dinheiro me fez ser mais humano, mais humilde e me livrou daquele mal arraigado em meu ser chamado arrogância;

Temos inúmeros testemunhos de VENCEDORES que contornando situações aparentemente desastrosas disseram que não poderia ter acontecido coisa melhor em suas vidas.

E se ainda assim se achar INJUSTIÇADO, mesmo com tantos “pecados” que cometeu (e já se esqueceu) ao longo se sua(s) vida(s) lembre-se de JESUS que sem maculas em sua trajetória foi violentamente massacrado e nunca perdeu Seu AMOR por nós e eu diria mais, Sua Fé de que Suas lições , ainda que passem mais 2.000 anos , hão de nos fazer mudar e seguir seu caminho.

E por ter me referido aos nossos sentidos, encerro a palestra de hoje com a

PRECE DE AÇÃO DE GRAÇAS

Espírito Amália Rodrigues/Divaldo

Agradecemos-te Senhor. Pela glória de viver. Pela honra de amar!

Muito obrigado Senhor, pelo que me deste, pelo que me dás!

Muito obrigado pelo pão, pelo ar, pela paz!

Muito obrigado pela beleza que meus olhos veem no altar da natureza!

Olhos que fitam o ar, a terra e o mar.

Que acompanham a ave fagueira que corre ligeira pelo Céu de anil e

se detém na terra verde salpicada de flores em tonalidades mil !

Muito obrigado Senhor, porque eu posso ver o meu amor !

Diante de minha visão, pelos cegos, formulo uma oração ;

Eu sei que depois dessa lida, na outra vida, eles também enxergarão !

Obrigado pelos ouvidos meus que me foram dados por Deus.

Ouvidos que ouvem o tamborilar da chuva no telheiro, a melodia do vento nos ramos do salgueiro, as lágrimas que choram os olhos do mundo inteiro.

Diante de minha capacidade de ouvir pelos surdos eu te quero pedir; eu sei que depois desta dor, no teu reino de amor, eles também ouvirão !

Muito obrigado Senhor, pela minha voz!

Mas também pela voz que canta, que ensina, que alfabetiza.

Que canta uma canção e em teu nome profere em sentida emoção !

Diante da minha melodia quero te rogar, pelos que sofrem de afazia, pelos que não cantam de noite e não falam de dia.

Eu sei que depois desta dor, no teu reino de amor, eles também cantarão!

Muito obrigado Senhor, pelas minhas mãos !

Mas também pelas mãos que oram, que semeiam, que agasalham.

Mãos de amor, mãos de caridade, de solidariedade. Mãos que apertam mãos.

Mãos de poesia, de cirurgias, de sinfonias, de psicografias...

Mãos que acalentam a velhice, a dor e o desamor !

Mãos que acolhem ao seio do corpo, um filho alheio, sem receio.

Pelos meus pés, que me levam a andar sem reclamar.

Muito obrigado Senhor, porque posso bailar!

Olho para a terra e vejo, amputados, marcados, desesperados, paralisados ...

Eu posso andar !! Oro por eles !!

Eu sei que depois dessa expiação, na outra encarnação, eles também bailarão.

Muito obrigado Senhor, pelo meu lar !

É tão maravilhoso ter um lar ...

Não importa se este lar é uma mansão, um bangalô, seja lá o que for !

O importante é que dentro dele exista o amor !

O amor de pai, de mãe, de marido e esposa, de filho, de irmão...

De alguém que lhe estenda a mão, mesmo que seja o amor de um cão, pois é tão triste viver na solidão !

Mas se não tiver ninguém para amar, um teto para me acolher, uma cama para me deitar ...

Mesmo assim, não reclamarei, nem blasfemarei. Simplesmente direi :

Obrigado Senhor, porque nasci.

Obrigado Senhor, porque creio em ti....

...Pelo teu amor, Obrigado Senhor !

Edson Montemor
Enviado por Edson Montemor em 19/05/2012
Reeditado em 24/05/2012
Código do texto: T3676204