Posse e eleição no Conselho Municipal de Educação de Maceió


Solenidade de Posse


Conselheiros/as para o Biênio 2012/2014

    Senhor secretário da Educação de Maceió, Professor Arnóbio Cavalcanti, senhoras e senhores, em nome dos conselheiros/as do Conselho Municipal de Educação de Maceió no biênio 2009 - 2011, o qual presidi com muita honra, quero cumprimentar a mesa na pessoa da amiga e convidada Tereza Nelma, vereadora por Maceió e aos demais presentes, Bom Dia!
    Sejam bem vindos e bem vindas a esta sessão solene de posse!Quero externar minha alegria e fazer um agradecimento especial às demais presidentas que me antecederam a exemplo das professoras Jarede Viana (in memoriam), de Ivanilda Verçosa, de Irailde Correia, aqui presente, exemplos e mestras de todos e todas nós.
    Quero agradecer aos conselheiros/as da gestão que se encerra. Foi uma honra contar com o compromisso e a seriedade de vocês e tenham certeza do bom trabalho realizado. Agradeço também a equipe técnica do conselho, pois todo o trabalho realizado tem a marca do cuidado com que cada uma realiza seu trabalho.
    Quero agradecer as escolas, as equipes da semed e ao gabinete, pela presteza em nos atender, quando solicitados e a todas as instituições que fazem parte do conselho em especial o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas- Sinteal e a Universidade Federal de Alagoas - UFAL pela parceria na vice-presidência, com o professor Antonio Passos, além de também pedir desculpas a quem nos procurou e, por absoluta falta de condições, não pudemos atender a contento.
    Senhoras e senhores, ser conselheiro/a guardiões/ãs dos direitos, cumprir e fazer cumprir o que determina as leis da educação nesse país, nesse estado e nesse município não é tarefa das mais fáceis visto que nosso projeto democrático ainda carece da necessária firmeza das instituições para que as leis, as recomendações pedagógicas na forma de resoluções e pareceres não se tornem “letra morta”.
    Ao longo de sua pequena história, os/as conselheiros/as deste conselho têm demonstrado que uma gestão pública se faz com seriedade e transparência, com cada instância cumprindo o papel que lhe determina a legislação pertinente, cada um zelando pelo bem público e pela defesa dos direitos garantidos em lei.
    Em nenhuma circunstancia este conselho se eximiu das tarefas e responsabilidades inerentes as suas funções, pois cada um e cada uma que representa uma instituição ou um coletivo aprendeu que nosso interesse maior é a garantia dos direitos das crianças, dos adolescentes, dos jovens e adultos assistidos pelas políticas públicas relativas à educação no município de Maceió.
    Ao concluir, oficialmente, este mandato como presidenta do Conselho de Educação de Maceió no biênio que passou, além dos agradecimentos, quero lembrar aqui dois documentos que marcam nossa gestão na história de Maceió: a aprovação do Plano Municipal de Educação - PME, lei 6.333 de 01 de fevereiro de 2012 e a publicação de toda nossa memória na revista COMED EM REVISTA, feitos importantes, que partilho com vocês a alegria de disponibilizá-los para toda a comunidade educativa. Destaco também os principais desafios, tarefas que cada um e cada uma aqui presentes, conselheiros ou não, gestores ou não terão que defender nos próximos anos, visto que são princípios, direitos conquistados pela população que devem ser assegurados:
    Gestão Democrática na educação de Maceió, com autonomia administrativa e financeira, aprimoramento dos mecanismos de gestão, mais recursos para os investimentos na educação, estabelecendo maior articulação com as secretarias de cunho social, com os diversos conselhos de direito e serviço, com o ministério público;
    Reorganização da rede para contribuir com a melhoria e aperfeiçoamento da política de Recursos Humanos, para a melhoria da estrutura física do espaço interno e das escolas, com realização de concurso público e ampliação da formação dos profissionais de Educação;
    Cadastramento das escolas do Sistema Municipal de Ensino, com ampliação do atendimento na Educação Infantil sem improvisos, com qualidade e seriedade. Queremos expansão sim, mas não a qualquer preço, acesso sim, mas também a garantia do direito de cada criança brincar, ser bem cuidada, se educar, se desenvolver plenamente em um espaço que lhe assegure tudo isso.
     Universalização do atendimento do Ensino Fundamental e Atendimento das demandas da inclusão, pois vamos continuar na luta contra o analfabetismo e pela garantia de continuidade de escolarização aos oriundos dos projetos de alfabetização; Atendimento das demandas da EJA; Atendimento das demandas da Educação Especial, das Diversidades, do Meio Ambiente; promoção de uma cultura de Paz e não violência nas escolas, promoção de um ambiente cultural e seguro nas unidades de ensino, além da ampliação do atendimento na Educação de tempo integral.
    Senhor secretário, senhoras e senhores, assumir um mandato de conselheiro e conselheira é, portanto, mais que uma tarefa junto as nossas instituições e coletivos. É tarefa pedagógica, política por excelência e de relevância pública, que deve ser exercida com a seriedade e o compromisso que a função requer e merece.
    O Controle Social, uma de nossas funções principais, pois somos um conselho integrado ao Fundeb é a descentralização do poder do Estado motivando grupos de pessoas para buscar soluções de problemas sociais, tendo amparo legal e constitucional no exercício de seu dever de cidadão e cidadã. Que a população usuária dos serviços públicos da educação no município de Maceió, em usufruto dos seus direitos, não duvide que encontrará em nós, conselheiros e conselheiras deste conselho o respeito e a responsabilidade para buscar a resolução dos conflitos e atendê-los nas suas necessidades, naquilo que determinam as leis, como função e dever de cidadania.
    Para concluir, quero me dirigir aos meus companheiros conselheiros e conselheiras para o biênio 2012/2014. Sejam bem vindos e bem vindas os que chegam e os que renovam seu mandato. É muito bom contar com a experiência de cada um cada uma! Muito trabalho nos aguarda, mas tenho certeza que a esperança que nos mobiliza e impulsiona será sempre bem maior que qualquer dificuldade que possa surgir no desenvolvimento do nosso trabalho.
Senhoras e senhores, meus companheiros e minhas companheiras, faço meus e ofereço a cada um e cada uma aqui presente os versos do Poeta Thiago de Mello, como uma profissão de fé e encorajamento para a travessia que juntos empreenderemos.
 
Cidadania é dever de povo!
Só é cidadão ou cidadã quem conquista o seu lugar
na perseverante luta do sonho de uma nação.
É também obrigação: a de ajudar a construir
a claridão na consciência de quem merece o poder.
Força gloriosa que faz uma pessoa ser para a outra pessoa
caminho do mesmo chão,
luz solidária e canção.
 

Muito obrigada!
 

*Este texto é base da minha fala no dia 11 de Maio de 2012, posse do Conselho Municipal de Educação de Maceió.No dia 15 de Maio de 2012, por aclamação, fui reconduzida pelos meus pares a Presidência do Conselho Municipal de Educação de Maceió, com a vice- presidência da companheira Professora Sandra Regina Paz, representante da UFAL.


Subsecretário Marcelo Nascimento preside o COMED MACEIÓ e encaminha a escolha do presidente/a.


Equipe técnica do Comed Maceió e Conselheiros /conselheiras para o biênio 2012/2014