O bode expiatório(Palestra feita em Centro espirita sobre nossas responsabilidades)

Não vamos falar do cabritinho que fica de olho na gente, espiando (com “S”)

A Expiação é com “X” e significa algo como: Purificação através do cumprimento de uma pena ou castigo.

Vamos buscar sua origem na historia.

Na Torá (base escrita e/ou oral do judaísmo – equivalente à bíblia Cristã)

No Yom Kippur (Dia da Expiação), dois bodes e um touro eram levados ao lugar de sacrifício. Os sacerdotes sorteavam um dos bodes que era queimado com o touro. O segundo era o bode expiatório, pois o alto sacerdote (Cohen) com as mãos sobre a cabeça do animal confessava os pecados do povo de Israel. Então o bode era deixado ao relento na natureza, levando consigo todos os pecados do povo e seria reclamado pelo anjo caído Azazel.

Ainda falaremos sobre a Bíblia Cristã, mas antes vamos compreender:

Qual o sentido figurado do termo?

Em sentido figurado, o "bode expiatório" é alguém que é escolhido para levar a culpa de uma calamidade de um povo ou qualquer evento individual.

Encontrar um bode expiatório é um importante instrumento de manipulação.

Talvez o exemplo máximo seja o bode expiatório chamado de “judeus”. Hitler e sua gangue conseguiram convencer os alemães que os “culpados” de todo o colapso político e econômico da Alemanha eram eles, os judeus e a consequência foi devastadora, num sacrifício de milhões de seres humanos.

Se na coletividade buscamos bodes expiatórios, na individualidade também. Temos o (mal) habito de buscarmos culpados para nossas mazelas, para nossos problemas.

De quem é a culpa do aluno não aprender? Dos professores.

De quem é a culpa dos professores não ensinarem? Dos baixos salários

De quem é a culpa da miséria do Brasil? Dos políticos.

Ora, se cada um de nós fizesse a sua parte, se saíssemos da zona de conforto e fossemos para as ruas, se deixássemos de eleger os Tiriricas e Malufs da vida, nosso País seria melhor.

Eu não estudei porque minha família era muito pobre e eu precisava trabalhar. Ora, conheço inúmeras pessoas de origem miserável que, esforçados, tinham dois empregos e arrumavam tempo para o estudo.

A culpa é dos pais, dos professores, do cônjuge... Opa! Está aí um ótimo exemplo:

Meu casamento ruiu por culpa da minha mulher. Ela não me entendia.... Sei...

Notem quantos bodes buscamos “inconscientemente”, “ingenuamente”. É muito mais fácil buscarmos um culpado a nos analisarmos e buscarmos através de uma reforma intima nos modelarmos para a plenitude. E sabem por que fazemos isso?

É que Desde sempre temos o conceito de bode expiatório arraigado em nosso inconsciente.

Vamos lá para Adão e Eva. Adão foi expulso do Paraíso por culpa da Eva, mas ela também alega inocência, afinal a culpa é da cobra...

A outra face da moeda:

Tão ruim quanto nos eximirmos de nossas responsabilidades frente aos problemas, é delegarmos nossa “salvação” para terceiros. Pelo menos é coerente. Se a culpa dos erros não é minha, o esforço para o acerto também não será meu.

E elegemos “Santos”, “médiuns”, e toda a sorte de terceiros que serão responsáveis pelo nossa felicidade.

Quando eu ganhar na loteria...quando meu marido me entender....quando eu me casar, quando minha doença for embora..... poderei ser feliz; Ou...

Vou a um centro de umbanda para ver se arrumo um marido;

Vou rezar para a Santa tal para ela interceda para que meu filho passe no vestibular;

Vou pedir para o médium x para “desamarrar “minha vida....

O Pastor me arrumará um emprego;

Pelo amor de Deus! Acorde! Seu filho passará no vestibular se se preparar para isso. Voce arrumará um marido se não ficar desesperada achando que será a mulher mais infeliz se virar o ano sem casar, porque estará afugentando todos os pretendentes. E o pastor até pode te indicar para uma entrevista de emprego, mas SEMPRE DEPENDERÁ DE VOCE!!

Lembre-se: Bata na porta e abrir-se-á. Você precisa BATER.

Claro que como ainda somos imaturos, muitas vezes precisamos de um talismã, de algo ou alguém que nos motivará . Mas se não fizermos a nossa parte, de nada adiantará.

Vamos voltar ao bode expiatório e trazer para cá A Visão Cristã:

Em levítico, Jesus chama para sí os pecados da Humanidade, vai para o deserto ser tentado pelo Satã e depois é sacrificado para nossa purificação.

Sim, o Cordeiro de Deus fez isso por nós, mas também e principalmente indicou o caminho para nossa redenção. Ele disse:

Ame, perdoe, seja caridoso, Ele disse ainda para sermos humildes e justos.

Sim, vamos entregar nossas vidas para Ele (JESUS), mas sem intermediários. Vamos conversar com Ele no silencio de nosso quarto, mas também mostremos para Ele que estamos fazendo a nossa parte. Que estamos assumindo a responsabilidade por nossas vidas.

Vamos TRABALHAR para a construção de uma FAMILIA MELHOR, respeitando e amando os mais próximos, e sendo exemplos de bons Cristãos.

Vamos EXERCITAR a cidadania fazendo a nossa parte na sociedade, sendo educados no transito, na fila do mercado, elegendo pessoas dignas, tornando nossa CIDADE MELHOR;

Vamos DOAR um pouco de nosso tempo em vibrações de AMOR e FRATERNIDADE universal sem nos esquecemos de não poluir e economizar os recursos naturais, fazendo a nossa parte para um MUNDO MELHOR.

Nós somos os responsáveis por nossas vidas, responsáveis por nosso mundo!

Edson Montemor
Enviado por Edson Montemor em 09/06/2012
Reeditado em 09/06/2012
Código do texto: T3714015
Classificação de conteúdo: seguro