O discurso da vida real, matar pelo sonho ou ver o sonho morrer?

coragem, uma palavra, tenham coragem.

Vários caminhos, diversas escolhas...

deparar-se acordando todos os dias nos dias em que sempre foram um pesadelo aos seus ideais...

é meio chato quando a dependência pelo dinheiro acaba te tornando mais um alienado, programado pra cumprir determinada rotina diariamente, submisso a qualquer idiota que só tem um pingo de conhecimento por que cursou determinada faculdade, tornando-o assim, simplesmente mais uma pessoa que teve grana um dia na vida para investir nessa vida que tem hoje.

O tempo passa e se repete o mesmo esquema rotatório, o rico com grana e tempo pra investir no seu próprio futuro e o pobre cumprindo suas ordens....

O que gera a revolta em um homem? talvez não ser reconhecido, talvez ter que baixar a cabeça mesmo estando certo, talvez o desrespeito de tudo que o rodeia desde a condução para ida e volta ao lar até a piada do presidente ridículo na televisão.

Mas todos estamos sujeitos a errar, então uma hora você erra no trabalho e nessa hora você escuta, e só escuta, ouve ofensas, é pisado, de graças a Deus aqueles que nunca precisaram passar por isso, mas isso faz mal, isso machuca, talvez você não ligue muito, mas vai acumulando seqüelas até que um dia se torna um cansaço indescritível.

Mas comigo foi diferente, quando erramos, por mais que o retardado do "superior" não tenha um pingo de decência para desferir suas palavras insanas, ainda assim se teve um motivo para ser suportado todo o teatro, mas e quando você não erra e tem que passar por tudo isso? E quando não a falhas de sua parte e mesmo assim somente você sofre todas as conseqüências??

Pois é isso, quantas e quantas vezes no meu ridículo senso de honra guardo sobre mim as culpas e tomo todas as acusações, não aponto os erros dos quais tenho provas, não por minha palavra não valer nada mediante aos culpados, mas por não ter vindo dessa índole.

E agora mais um dia tenho que suportar tudo isso, o acumulo de erros não cometidos mas assumidos me tornaram um grande culpado, agora já sao muitos e agora as conseqüências sao maiores.

Gosto eu disso tudo? gosto eu de ter tanto motivo pra odiar?

É triste, vejo em meus olhos no espelho aquele garoto que sempre só quis sorrir, brincar com todos ao redor, provocar a alegria, ajudar as pessoas, vejo o garoto que não pediu nada pra Deus alem da amizade, que nunca quis comer mal ou dormir poucas horas por dia em troca de riqueza nenhuma, aquele menino com pânico do cartão de ponto ou da submissão a um riquinho que nunca sentiu o cheiro da borracha queimada no ônibus lotado, vejo em meus olhos esse garoto morto no espelho, preso atrás da necessidade de ajudar sua casa, na necessidade de sustentar a honra de seu pai sem lucro algum, culpado por esse maldito capitalismo cobiçoso no qual teríamos chances de um dia viver decentemente mas já não mais enriqueceríamos nossos "senhores" donos das casas de aluguel.

É verdadeiramente complicado isso tudo, é realmente pesado dar mais valor ao conhecimento do que ao diploma e ser estupidamente desprezado quando posto a prova com um universiotário que mesmo sabendo extremamente menos do que você, ainda assim terá a vaga garantida por que o padrão são burros dependentes na empresa, ninguém quer um funcionário que sabe pensar sozinho, só precisam de quem execute e se contente com um salário no fim do mês pois esses se podem pisar.

É meio revoltante ver meu pai trabalhando com idade, fazer meu caminho pro serviço a 6 horas a pé, ver meus amigos andando na chuva enquanto muitos com 18 anos ganham um carro de presente dos pais.

Nada disso me atrai, não queria eu tal mordomia, tão pouco sou menos grato a Deus pela família que tenho, muito pelo contrario, a cada dia mais sou grato por vim de onde venho, por viver tudo que vivi, por crescer no meio que até aqui tanta forca tem dado aos meus pensamentos.

O discurso moralista incisivo não fará sentido para aqueles que estão por cima nessa pirâmide social injusta, mas aqueles que tem que passar por isso sabem exatamente o gosto que amarra a garganta essas horas.

Leia e estude, aprenda tudo o que precisa para ser bom naquilo que faz, assim como eu, então um dia de vida aos seus projetos e veja que não terá grana o suficiente para investir nisso, então você vai passar anos da sua vida como apenas mais um empregado que necessita de dinheiro para não morrer de fome simplesmente para conseguir o investimento necessário e quando o mesmo alcançar, então você vai descobrir que sem mais nem menos o governo te leva tudo, te cobra imposto e alvará, multas e registros, então sem suor algum do rosto, toda a sua vida é dividida em partes totalmente desiguais com o governo, então você se vê mais uma vez lutando dia apos dia para não sucumbir no entulho de sua destruição, não se afogar na sua falência.

Isso tudo ainda não é nada, você terá que tirar forças dia apos dia para não morrer interiormente, para que sua mente não acabe com tudo, para que a vontade do suicídio desapareça nesse cansaço diário, para que o inconsciente de seus sonhos ainda tornem-se alcançáveis no seu pensamento, e a perspectiva de vida que se faz cada dia mais ausente não o leve a desistência de tudo, não o leve a abandonar essa vida injusta e não te jogue ao chão.

E se nesse caminho todo eu quiser ter uma família, uma mulher e um filho somente para poder ter alegria de vez em quando ao invez de somente trabalhar? será que tendo família conseguiria eu alcançar todos esses sonhos reais?

E se ao fim de todo uma vida nada disso concretizar-se, e se no final nada tiver alcançando, desperdiçaria eu toda uma vida?

Me vejo nessa situação com escolhas e caminhos a serem tomados, me jogando de cabeça em qualquer que seja a decisão daqui pra frente, e graças a Deus, ainda não senti medo.

rOg Oldim
Enviado por rOg Oldim em 07/02/2007
Reeditado em 16/02/2007
Código do texto: T372796