Uma liderança pacificadora.

Existem pessoas que sonham em ser líder. Algumas delas alcançam suas vontades com participação e com energia positiva. Outras são líderes natos e não precisam de muito esforço para serem seguidos ante a sua disposição de levar um grupo ao sucesso.

Penso que o Edson Ferreira - o homenageado de hoje - se encaixa na última hipótese já que ele nunca demonstrou e nem fez questão de evidenciar-se politicamente dentro do nosso grupo. Sucede que ele foi conquistando um espaço nobre em nossa corporação, porque tem assumido posturas no sentido de que tem “segurado às rédeas da carruagem”.

O Edson, com sua postura de tranquilidade diante dos problemas, tornou-se um pacificador que tem espaço singular nas discussões da “Bancada da Bola”, porque suas ideias são sempre de incentivo à conversa e ao entendimento recíproco, de tal forma que os contendores possam apaziguar-se pelo diálogo e não pelas ofensas.

Quantas vezes ouvimos o nosso homenageado se dirigir aos contendores para demonstrar que a discussão, quanto a determinado assunto, não vale a pena, levando-se em consideração o seu grau de pequenez no mundo dos problemas. Essa capacidade de diminuir o inchaço da questão faz com que as pessoas repensem sobre o que estão discutindo, até porque, é normal que os ânimos exaltados conduzam a ofensas que podem gerar aumento no ímpeto da discussão.

Assim, o Edson tem sido, nesses momentos de crise, um ‘divisor de águas’, já que seu ponto de vista jamais é externado, para que não haja ofensa a nenhum dos lados.

Diante desse contexto quero citar um texto de origem espírita que diz o seguinte:

"Torna-te pacificador.

Onde te encontres, estimula a paz e vive em paz.

Os tumultos que aturdem os homens e as lutas que se travam em toda parte poderiam ser evitados, ou pelo menos contornados, se os homens mantivessem o espírito de boa vontade, uns para com os outros.

Uma ofensa silenciada, uma agressão desculpada, um golpe desviado, evitam conflitos que ardem em chamas de ódio.

Confia na forma da não-violência e a paz enflorescerá o teu e o coração de quantos se acerquem de ti".

Quantas vezes deparamos com a ignorância, quando se evidencia a ação de destruir ao invés de se construir. Basta que alguém comente algo denegrindo a imagem de outrem que logo aparece outro para alimentar a fogueira. Entretanto, é muito raro ver alguém elogiando. Aliás, quando há elogio esse se perde no tempo, pois ninguém se motiva a acrescentar algo. As pessoas só pensam em si e jamais se colocam na posição do outro.

Nos dias de hoje o mundo está precisando, urgente, de pessoas que pacificam e não de pessoas que ‘alimentam as faíscas’.

Por isso, quero aproveitar o ensejo, neste dia em que estamos comemorando o aniversário de um pacificador, para conclamar às pessoas que sejam mais generosas nas suas críticas. É muito fácil falar dos outros e esconder-se no anonimato. Esconder-se nas sombras e falar mal dos outros é o mesmo que jogar lixo ao sol para que o odor se espalhe.

Deixo uma mensagem bem própria do homenageado, visto que suas atitudes exemplares, para nós, significam duas palavras de singular propriedade, que são: GRATIDÃO e TRABALHO. Como ilustração, cito uma mensagem de Joanna de ângellis, psicografada por Divaldo Frando:

Gratidão e Trabalho

"Todo crescimento pessoal de natureza cultural,

moral e espiritual deságua inevitavelmente no

sentimento da gratidão, da oferta, da

participação no conjunto,

tornando-se o indivíduo igualmente útil e

valioso.

A gratidão individual é uma nota harmônica a

contribuir para a sinfonia universal, ampliando-

se e tornando-se um sentimento coletivo que

proporciona o equilíbrio social e espiritual da

humanidade.

Ademais, ninguém consegue vincular-se a um

ideal de engrandecimento pessoal e humanitário

sem arrastar outros pela emoção do seu exemplo

e da sua bondade para as fileiras da sua

trajetória...”

Assim, em nome da “Bancada da Bola” quero agradecer ao Edson por ser essa pessoa especial que goza de nossa admiração e do nosso respeito.

Auguramos que Deus sempre o eleja nosso representante nos momentos de crise, já que confiamos inteiramente na sua postura de homem de pacificador, desejando que sempre esteja presente em nossos eventos futebolísticos e em nossas festas de confraternização.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 25/06/2012
Reeditado em 25/06/2012
Código do texto: T3743982