"O que as mulheres precisam ouvir"?

Entre tantos questionamentos que envolvem o universo feminino, há um em que, recentemente, resolvi me debruçar e refletir. O assunto surgiu, como tantos outros da mesma estirpe, na mesa de um bar. Talvez a mesa de um bar seja o lugar específico para grandes prosas, acontecimentos, o lugar perfeito para se cometer erros, fazer aquilo que você não faria em nenhum outro lugar e também um lugar para se recordar e sentir saudades.

Bem, o fato é que a questão surgida era a seguinte: "O que as mulheres precisam ouvir"? A resposta pode parecer simples e talvez a própria pergunta seja até mesmo retórica. Mas o simples nunca se aplica a esses assuntos, confie em mim! A mulher nunca é simples! Por mais que ela recuse pseudo-sofisticações, como maquiagem, salto alto, os óculos "RayBan", entre outros apetrechos totalmente dispensáveis aos olhos de quem consegue enxergar além, o sexo feminino tem em sua essência a capacidade de ser incompreendido. Mas isso não é defeito delas, longe disso. Nós que achamos que tudo deve ser metodicamente entendido, provado, calculado e formulado, tipo teorema matemático, sabe? Existem coisas nelas que nem desenterrando Freud, Einstein e até mesmo o Roberto Carlos (este último não está enterrado, mas conhece bem do assunto), nós não conseguiríamos compreender. Só isso é simples nas mulheres, e é simples porque é pontual e direto, não dá pra entender!

Já que me propus a escrever sobre tal assunto, resolvi dissertar na tentativa de, inicialmente, responder a indagação de mesa de bar. Pensando sobre a questão, recordei situações vividas por quem vos escreve e por amigos próximos, aqueles que compartilham das mesmas ideias. Nós, homens, sem exceção, já vivenciamos a situação-problema que se desenha da seguinte forma: Sua companheira, em estado de completo descontentamento com seu corpo, cabelo (se achar por bem considerar o cabelo parte do corpo por não ter entendido o que eu quis dizer, me perdoe) pensa alto - "Ai, que horror a minha barriga, minhas coxas, meu dedo mindinho"! E você, docemente, inocentemente e, muitas vezes, sinceramente diz: - "Amor, você é linda sempre! Mesmo se eu tivesse lhe conhecido num pós-guerra civil, eu ainda te veria com os olhos de Vinícius de Moraes"! Mesmo você dizendo o que qualquer alma cravaria ser o mais correto e o mais saudável para você, isso nunca dá certo! Ela sempre lhe diz: - "Você é mentiroso! Jamais diria que estou feia, não dá pra confiar em homem"! Você que é homem e está "me lendo" parece estar ouvindo tudo de novo, não é? Estou tendo a mesma sensação escrevendo agora! Essas situações recaem na teoria de que a mulher não é nada simples e que não deve ser entendida, ou até como disse certa vez, a mulher nunca deve ser definida!

Podemos achar que nunca devemos dizer absolutamente nada nessas situações, mas é justamente o contrário. Devemos continuar dizendo o mesmo, sendo sinceros, honestos. As mulheres só reclamam de si porque necessitam de um afago à alma, não diria massagem ao ego, digo um carinho ao coração, e o coração de uma mulher tende ao imprevisível. Se você não se manifestar, deixar de dizer que ela "sempre foi linda", de recitar Drummond, Moraes ou um Hermes qualquer, ela vai perder o encanto, não por você, mas por si mesma. Vai deixar de acreditar que por mais que o espelho a distorça por inteira, haverá sempre alguém que diz que atravessará o trânsito mais confuso e irritante do que aula de trigonometria e polinômios só para vê-la desfilar na janela do quarto, ou assisti-la adormecer no sofá com os óculos da "Betty" ainda aos olhos!

No fundo as mulheres necessitam ouvir o que é verdadeiro! Quando elas disserem que é mentira, que você não está sendo verdadeiro ou que diz isso só para não magoá-la... Lembre-se do início do texto... Lembre-se que elas além de não serem simples, por muitas vezes são contraditórias! Simplesmente esteja pronto para manter o encanto!

Pedro Hermes
Enviado por Pedro Hermes em 06/08/2012
Reeditado em 07/08/2012
Código do texto: T3817166
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.