O POLÍTICO MAQUIAVEL
Mesmo tendo passado a vida tentando ser ouvido pelos Príncipes de seus Pais, Maquiavel não se deixou vencer, e deixa para história, uma obra fabulosa, não apenas uma obra, mas uma forma de dizer o quanto amava o seu país e o seu povo. Pode até ser, que tivesse pretensões para si, mas como republicano e possivelmente um democrata, pois dava sinais de democracia, deixa para a história, O Príncipe, não apenas uma obra literária, mas uma forma de pensar, de agir, de fazer política, sem medo de deixar claro, que a política deve ser praticada como ela é, e não da forma como é praticada, com a consciência, que fazer política, envolve muitas vezes, ações que irão desagradar alguns, em detrimento de agradar a maioria, mas nunca vice-versa, pois o intuito é a liberdade. Infelizmente a política da forma com é praticada com truques e métodos aéticos, fazem dela, muitas vezes algo surreal para o povo, por isto a grande maioria, submete-se á ela, equivocadamente, pela isenção, por não praticar a cidadania, por acreditar que a política é apenas para os políticos. Geralmente, somos levados a acreditar que o Estado mudou, a nação mudou, a política mudou, os Príncipes mudaram, mas, o que significa realmente ‘’mudar’’? Quando iremos começar a ‘’mudar’’? Aliás, ‘’mudar’’, também pode significar emudecer? Ficar mudo?
 
 
 

Geraldo Cossalter
Enviado por Geraldo Cossalter em 08/09/2012
Reeditado em 08/09/2012
Código do texto: T3872338
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.