QUEM É UM SIMPLES SER HUMANO PARA QUE PENSES NELE, Ó DEUS?

Diego Rodrigues

O escritor da Carta aos Hebreus fazendo uma citação (Hb 2.6) do salmista Davi: “Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?" (Sl 8. 4). Ele pergunta quem é um simples ser humano para que Deus venha lembrar-se dele.

A vida humana passa como um sopro. Jó, nos fala que “nossos dias sobre a terra são como a sombra." (Jó 8. 9), sem percebermos já passou. "Os dias da nossa vida chegam à setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando." (Sl 90. 10). Nos dias de hoje o primeiro ponto dessa verdade está sendo pouco falada aqui no Brasil, pois, não é pequeno o número daqueles que não chegam aos vinte e cinco anos. Um número gritante de jovens entre dezesseis e vinte e um anos têm descido à terra do silêncio com muita facilidade, pagando o preço de suas más escolhas, a vida de uma pessoa hoje, tem custado: um celular, um tênis ou ainda R$ 5,00 (cinco reais) [quem lê entenda].

Voltando à citação do autor da carta aos Hebreus, Deus se preocupa com o homem, pois o domínio desta terra lhe foi entregue por Deus. Contudo, o homem falhou em sua missão – a de sujeitar a terra (Gn 1.28). Não vemos hoje, o homem governando aquilo para qual foi designado por Deus. Por isso, Jesus Cristo sendo enviado, nos mostrou o exemplo, Ele veio provar que isso é possível, e, vimos e ouvimos Jesus fazendo isso (I Jo 1. 1; Hb 2. 9). Até os ventos e mares lhes obedecem (Mt 8. 27). Jesus Cristo, como homem, foi completamente perfeito, e, nele não se achou engano algum (I Pe 2.22).

Todo sofrimento e humilhação que Ele passou, foi para nos curar (Is 53) e nos salvar, pois em nenhum outro há salvação (At 4. 12). E unidos com Ele, podemos morrer em sua morte, para juntamente com Ele ressuscitarmos (Rm 6. 8) na esperança da vida eterna, a qual a muito tempo fora prometida por Deus (Tt 1.2).

No passado muitos anjos entregaram mensagens dignas de créditos (Hb 2. 2), no entanto, aqueles que não deram ouvidos às suas mensagens forma punidos severamente, veja o exemplo da mulher de Ló (Gn 19). “Sendo assim, como é que nós escaparemos do castigo se desprezarmos uma salvação tão grande?” (Hb 2. 3). Sabemos que Jesus é bem maior que os anjos (Hb 1.5, 13). O que poderá nos acontecer se não dermos crédito à sua Palavra?

Devemos responder a essa grande graça que o Senhor despensa ao nosso favor (Ef 2.8-9). Que atentemos para o chamamento do Mestre. Para estarmos com Ele na sua glória, temos que honrar ao seu chamado, pois, todos aqueles que dEle se envergonham, e, ou de sua Palavra, Ele também se envergonhará destes, quando vier em sua glória (Lc 9. 6).

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rm 5. 8). Deus nos ama de uma maneira tão particular que o discípulo conhecido como “o apóstolo do amor”, S. João, não encontrou um adjetivo que definisse esse tão grande amor de Deus para conosco, um amor que excede qualquer medida, S. João, não conseguiu mensurar o amor de Deus por nós, em suas palavras: “Porque Deus amou o mundo de TAL maneira” (Jo 3.16a) [grifo nosso]. Esse amor pode ser sentido por todos aqueles que respondem à graça do Senhor em suas vidas. Abra você também o coração á Cristo Jesus e verá esse amor fluir em você como um rio de águas vivas (Jo 7. 38).

[SDG]

Diego Rodrigues
Enviado por Diego Rodrigues em 12/09/2012
Reeditado em 12/09/2012
Código do texto: T3878131
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.