Evasões

Triste. Uma tristeza enorme me consome. Sentimento interior de solidão. Intrínseco. Íntimo. Uma falta. Um vácuo.

Uma sensação terrível e revoltante. Magoada. Um sentimento que, como uma bola de neve, foi aumentando de tamanho, graças a minha incapacidade de ir contra. Até tentei, mas fui fraca.

A fraqueza, para o ser humano, dependendo do contexto, faz bem, mas para mim, deu apenas um sentimento de acomodação, de deixa para lá, de um dia chega para mim. Por quê? Porque simplesmente fui guiada pelo que os outros acham ser bom para mim, os outros... E eu? Bem, isso ninguém lembra. Até porque, quando lembra, é para dizer que sou um ser ingrato, respondão e que não liga ou não gosta de ninguém.

Tudo que eu tenho para dar e preciso é amor, mas justamente é o primeiro sentimento que me dizem não possuir.

Isso, aos poucos, mata, consome, destrói tudo de bom que tenho em mim, pois se a pessoa que eu mais amo me diz que não tenho amor, não tenho forças de continuar.

“O longo caminho começa a partir do primeiro passo”, como diria um sábio chinês, mas não um caminhar sozinho, mas junto. Nesse exato momento não há junto. Encontro-me com minha maior inimiga, eu mesma e o silêncio que paira sobre meus ouvidos.

Mas o ser humano é muito egocêntrico. Apenas quer entender aquilo que se passa ao redor do próprio umbigo. Para o inferno! “Vamos combinar?” “Combinar? Como? Eu com você, ou nós?” A resposta é que terei de combinar, mesmo contra minha vontade, com os outros. Cansada!

Aonde se encontra a harmonia, se não termos de abaixar a cabeça para quem somos subordinados? Será que sempre seremos assim? Aonde se encontra a independência? INDEPENDÊNCIA? Será que sabemos, de fato, o que é tê-la? Será que sabemos o que é ser independente? Não, duvido muito. Em outra época diria graças a Deus, mas hoje nem tanto...

Evasões, falatórios, revoltas. Muito bom jogá-las ao papel, melhor ainda quando saem do papel e transformam. Palavras, palavras, o que seria de vocês, se houvesse a falta delas? Hoje eu sinto essa falta. Amanhã, talvez não. Espero só acordar desse pesadelo para poder responder tais perguntas.

23/02/07