Nossa Senhora Aparecida e a questão do Estado Laico

Por Rônaldy Lemos

É por isso e um pouco mais, que se faz necessária a presença de um Estado laico em nossas vidas.

Pra quem não sabe, o conceito de “Estado laico” nos diz que um país, estado, nação ou qualquer denominação que se empregue nos dias atuais, seja completamente LIVRE de qualquer religião, seja ela qual for.

Tal qual nosso Brasil, onde até pouco tempo a religião dominante era o Catolicismo, (não estou atualizado dos dados recentes, mas parece que a comunidade evangélica está pouco “atrás” da população católica brasileira em números), dezenas e dezenas de outros países mundo afora tem sob seu poder a alcunha desta ou daquela religião, seita ou segmento religioso.

As decisões tomadas para milhares e milhões de pessoas, nestes países, tomam por base preceitos religiosos que muitas vezes, e não dizer em todas as vezes, não cabem necessariamente a todos os indivíduos a estas incorporados, direta ou indiretamente.

Aí que vemos, cada vez mais, a necessidade de se respeitar de fato, a religião de cada cidadão. Seja ela qual for, ou seja ela tão negra ou nefasta pra você: o que é bom pra você, pode não ser bom para o outro. E assim por diante.

Em um país continental como o nosso, o Brasil, com tradições seculares baseadas no catolicismo e religiões e cultos africanos, semeados aqui por nossos tão “guerreiros” mas oprimidos até hoje povos africanos e seus filhos ascendentes, cabe ainda mais observar o direito da LIBERDADE DE RELIGIÃO.

Neste dia tão belo, 12 de outubro, onde muitas vezes é lembrado como o Dia das Crianças, eu pessoalmente, como Católico Romano, e que poucas vezes vou a Igrejas Católicas, tenho por este dia como o dia da Mãe Maria.

Este sou eu, assim como a milhões no planeta, e a outra parte pode ser um de você também, que não mais ou menos correto, não mais ou menos feliz ou afortunado, pode ter no coração outra religião ou meio de viver e pregar sua Fé: seja a que for.

O mais importante, não é a que grupo você pertence ou de onde sua família retira forças, por assim dizer.

Não é suas pregações públicas ou palavras mecanizadas e repetidas sem energia; não é sua ostentação exterior ou sua vaidade diante dos demais, mas sim sua Fé Interna, sua crença interior, baseada onde quer que seja, e dois outros conceitos primordiais, caminhando de mãos dadas: que se respeite a Fé alheia por pior que nos possa parecer, e que continuamente alimentemos nossa Fé, nossa raiz, nosso “Batismo” ou “Iniciação” espiritual, não permitindo de maneira alguma que as coisas materiais e distrações nos afastem de todos os nossos propósitos.

Porque com toda a certeza, a Religião do Mundo, é a que mais tenta e cultiva a nossa Fé, nos aprisiona e nos mata.

Está em toda a parte, nos amarra e nos faz seus fiéis defensores.

E pode ter certeza também que esta, está acima de qualquer Estado Laico, ou “Livre”.

Nos vemos!

Grande abraço!

PAZ E LUZ!

Rônaldy Lemos