SAUDAÇÃO AOS EX-PRESIDENTES DA SOBRAMES
                                     Sérgio Martins Pandolfo*   

    Ilmo. Sr. Dr. Sérgio Pitaki, Presidente da Regional paranaense da Sobrames, dos Congressos que ora se encerram e Presidente eleito para a próxima Diretoria da Sobrames. Cofreiras e confrades sobramistas, abramistas, umealistas, senhoras, senhores:
    
´    Sejam nossas primeiras palavras de agradecimento pelo convite que nos foi formulado para proferir, no fecho deste conclave, a peça de saudação aos ex-presidentes da Sobrames, a quem devemos a grandeza e a pujança atual de nossa entidade.

     Cumprimos dizer ter recebido com surpresa essa deferência emanada do presidente do congresso e da regional paranaense por nímia gentileza, não fôssemos nós um desluzido escrevinhador das setentrionais plagas parauaras que pouco além da pororoca tem tido ensejo de ver e de temer e tantos outros que aqui se fazem presentes teriam méritos bem mais alentados para fazê-lo.
     Sabemos muito esmerou-se nosso ínclito presidente, por coincidência xará prenominal nosso, mas a exceler para bem mais alto no brilho e translucência pessoal e nos predicados administrativos para acertadamente realizar este conclave no mais elevado nível, tendo cometido, a nosso ver, um único equivoco, este de nos indicar para, neste momento festivo ainda, mas também de despedida em que as malas já estão semicerradas e as bagagens prestes a descerem, em nome de todos os congressistas reverenciar os dedicados ex-presidentes sobramistas que precederam os atuais na condução dos destinos desta sociedade literária eminentemente formada por médicos.
 
     Do convite sobreveio especial sacudidela emocional, quase comoção sentimental: a de voltar a rever esta formosa e bem estruturada Curitiba, que tantas e tamanhas lembranças nos traz doutros tempos em que aqui estivemos, quase sempre a participar de conclaves - de medicina uns, de associações acadêmicas outros -, quando nos foi possível fruir, em toda a inteireza, os encantos e as ledices desta urbe eminentemente cultural e laboreira que há já algum tempo não víamos.
     Não pretendemos fazer aqui nenhum discurso alongado, como sugere o título, a tecer, inda que em breves traços, considerações sobre a vida e a atuação de cada um dos presidentes que tiveram, por algum tempo, a prestigiosa incumbência de dirigir, denodada e devotadamente, nossa entidade em nível nacional. Numa solenidade de clausura, como esta, manda o bom juízo que o comedimento seja a tônica na condução do pronunciamento. Por isso que nos manteremos fiéis à sapiência romana que preceituava: “esto brevis et placebis”, ou seja: sê breve e agradarás, a que demos uma roupagem toda pessoal: “é apanágio dos chatos o querer tudo dizer”.
     Nasceu a primitiva Sociedade Brasileira de Escritores Médicos – SBEM, do sonho e da determinação de Eurico Branco Ribeiro, brilhante cirurgião paranaense de Guarapuava radicado em São Paulo, de méritos profissionais indiscutíveis, mas que também cultuava a literatura e tinha especial predileção pela vida e obra do patrono de nossas categorias, o médico, pintor, escritor e santo, São Lucas, sobre quem publicou vários livros, tendo sido o idealizador do Dia do Médico em 18 de Outubro, dia consagrado ao antedito santo
    Ele conseguiu reunir em torno de si uma plêiade de seguidores da doutrina de Hipócrates que também cultivavam a literatura artística em seus diversos segmentos, formalizando a fundação de nossa pioneira entidade, na cidade de São Paulo, no já alonjado dia 23 de abril de 1965, sob a presidência de Gláucio Bandeira, também paranaense desta viçosa e buliçosa Curitiba, tendo seu nome mudado para Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames, em 1979, quando era presidente Olivar Dias da Silva, um parauara de boa cepa belenense, sendo escolhido o nome de Eurico Branco Ribeiro para patrono da instituição. Todos os outros presidentes que a seguir assumiram a direção da Sobrames de alguma forma e a seus modos tiveram atuação destacada e, a par de manterem viva e em permanente ascensão e efervescência a entidade literária dos médicos fizeram-na engrandecer com seus trabalhos e realizações em prol da literatura.
     Até como preito de reconhecimento pessoal não poderíamos deixar de tecer algumas considerações, inda que aligeiradas, sobre o Dr. Luiz Alberto Fernandes Soares, ex-presidente por vários períodos subsequentes nos anos mais próximos, a quem devemos nossa entrada para o seio desta notável congregação de eminências que se desdobram assim no exercício da medicina como nas artes literárias em suas todas vertentes. Soares foi o incentivador e verdadeiro indutor para que fundássemos, em 2001, na cidade de Belém, capital parauara, a Regional paraense da Sobrames e depois ensejássemos a realização, também na “Cidade das Mangueiras”, da II Jornada Brasileira de Médicos Escritores, na gestão do Dr. Renato Passos, nosso particular e muito estimado amigo. Luiz Alberto foi o orientador entusiástico nos tempos verdoengos de nossa iniciação como presidente da entidade e ao lado de quem tivemos o ensejo de trabalhar afincada e afinadamente na diretoria nacional, como Vice-Presidente para a Região Norte.
     É áspera e dificultosa a direção de uma entidade que, como a Sobrames, atua em ambiência nacional que sabidamente apresenta condições tão diferentes, díspares mesmo em seus diversos espaços, todavia, a adversidade e as rudezas havidas, ao invés de inibição servem sim como estímulo propulsor à boa condução, tal como o empino do ginete em resposta ao acicate da espora que lhe aferroa o ventre.
Muito obrigado


´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

*Médico e Escritor. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, gestão 2011/2012 sob a presidência do Dr. Marco Aurélio Baggio. Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Médicos Escritores – ABRAMES.

Nota: Discurso de saudação aos ex-presidentes sobramistas pronunciado no jantar de encerramento dos XXIV Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES. VIII Congresso da União Médicos Escritores e Artistas Lusófonos – UMEAL e Comemoração de 25 anos da Academia Brasileira de Médicos Escritores – ABRAMES, no restaurante do Círculo Militar de Curitiba, em 13/X/2012.

Na foto acima, da D para a E: Waldênio Porto, Hélio Begliomini, Renato Passos, José Maria, Baggio, Pandolfo e Pitaki.

 
Sérgio Pandolfo
Enviado por Sérgio Pandolfo em 15/10/2012
Reeditado em 03/12/2012
Código do texto: T3933714
Classificação de conteúdo: seguro