O QUE DEVO FAZER PARA SER FELIZ?

(Evangelho segundo o espiritismo, cap. 05:20)

Bem aventurados, vós que sois pobres, pois o reino dos céus é para vós. Bem aventurados, vós que agora tendes fome, pois sereis saciados. Sois felizes, vós que chorais agora, pois rireis ( Lucas, 6:20 e 21)

Mas ai de vós, ricos! Que tendes vossa consolação no mundo. Ai de vós que estais saciados, pois tereis fome. Ai de vós que rides agora, porque gemereis e chorareis. (Lucas, 6:24 e 25)

FELICIDADE POSSÍVEL

(Joana de Ângelis)

Acreditavas que felicidade seria semelhante a uma ilha fantástica de prazer constante e paz permanente. Um lugar onde não houvesse preocupação, nem se apresentasse a dor; no qual os sorrisos brilhassem nos lábios, e a beleza engrinaldasse de festa as criaturas.

Uma felicidade feita de fantasias parecia ser a tua busca.

Planejaste a vida, objetivando encontrar esse reino encantado, onde, por fim, descansasses da fadiga, da aflição e fruísses a harmonia.

Passam-se os anos, e somas frustrações, anotando desencantos e amarguras, sem anelada conquista.

Lentamente entregas-te ao desânimo, e sentes que estás discriminado no mundo, quando vês as propagandas apresentadas pela mídia, nas quais desfilam os jovens, belos e jubilosos, desperdiçando saúde, robustez, corpos venusianos e apolíneos, usando cigarros e bebidas famosas, brincando em iates de luxo, ou exibindo-se em desportos da moda, invejáveis, triunfantes….

Crês que eles são felizes…

Não sabes quanto custa, em sacrifício e dor, alcançar o topo da fama e permanecer lá.

Sob quase todos aqueles sorrisos, que são estudados, estão a face da amargura e as marcas do ressaibo, do arrependimento.

Alguns envenenaram a alma dos charcos por onde andaram, antes de serem conhecidos e disputados.

Muitos se entregaram a drogas perturbadoras, que lhes consomem a juventude, qual ocorreu com as multidões de outros, que os anteciparam e desapareceram.

Esquecidos e enfermos, aqueles que foram pessoas-objeto, amargam hoje a miséria a que se acolheram ou foram atirados.

Felicidade, porém não é conquista íntima.

Todos os que se encontram na Terra, nascidos em berços de ouro ou de palha, homenageados ou desprezados, belos ou feios, são feitos pelo mesmo barro frágil de carne, e experimentam, de uma ou de outra forma, vicissitudes, decepções, doenças e desconforto.

Ninguém, no mundo terreno, vive em regime especial. O que parece, não excede a imagem, a ilusão.

Se desejas ser feliz, vivem, cada momento, de forma integral, reunindo as cotas de alegria, de esperança, de sonho, de bênção, num painel plenificador.

As ocorrências de dor são experiências para as de saúde e de paz.

A felicidade não são coisas: é um estado interno, uma emoção.

Abençoa os acidentes de percurso, que denominas como desdita, segue na direção das metas, e verás quantas concessões de felicidade pela frente, aguardando por ti.

Quem avança monte acima, pisa pedregulhos que ferem os pés, mas também flores miúdas e verdejante relva, que teimam em nascer ali colocando beleza no chão.

Reúne essas florezinhas em um ramalhete, toma das pedras pequeninas fazendo colares, e descobrirás que, para a criatura ser feliz basta amar e saber discernir, nas coisas e nos sucessos da marcha, a vontade de Deus e as necessidades para a evolução.

Da obra: Momentos enriquecedores

Por: Divaldo Pereira Franco, ditado pelo espírito de Joanna de Ângelis.

Salvador, BA: Leal, 1994

Não sou feliz! A felicidade não existe para mim! Exclama geralmente o homem que tem certa posição social.

Isso vem provar a verdade dos ensinamentos de Eclesiastes. “A felicidade não é deste mundo.”

De fato, nenhuma condição social seja ela de poder ou não. Nenhuma condição física são condições suficientes para a felicidade.

Aqui na Terra, qualquer que seja a posição da criatura, cada um tem sua parte nobre e menos nobre. Parte de sofrimentos e decepção.

Estes que crêem e pregam ser a Terra a única morada do homem são iludidos quando acham e buscam incessantemente a felicidade nas coisas mundanas e transitórias da Terra.

Homem totalmente feliz não se encontra nunca.

Alcançar a felicidade é a meta de todos que vivem na Terra.

O que seria felicidade? Para muitos ter saúde, dinheiro e pouco trabalho. Mas a conquista destes valores está subordinada à lei de causa e efeitos. Sendo assim ninguém alcança aquilo que não merece.

Todos nós estamos em processo de aprendizagem e vamos colhendo aquilo que plantamos no passado. Por outro lado, sendo a Terra um planeta de provas e expiação a maioria de nós encontra-se ainda em estado primitivo de pobreza e submissão. Desse modo aqueles que conseguem atingir melhores condições econômico-cultural, são transformados em ilhas cercados de tristeza, miséria, violência e guerras.

Não dá para ser feliz quando milhões de irmãos experimentam as misérias e dores da vida. Isto não nos permite nunca uma felicidade completa.

Qual seria então o paradigma de felicidade na visão espírita? Em primeiro lugar mudar o foco, deixando de lado o egoísmo, a busca por prazeres e comodidades, centrando nossa meta na construção de um mundo novo.

Quando agredimos a natureza, por exemplo, aumenta a nossa inquietação e nos desequilibra ao vermos a reação da natureza nos trazendo sofrimento e o medo do futuro. (exemplificar com as chuvas de março.)

A felicidade seria possível em nosso planeta hoje? Haveria alguém totalmente feliz? A doutrina espírita nos ensina que a forma de alcançar felicidade só teria um caminho. O caminho é Jesus.

Como seguir Jesus? Seria o aceitando simplesmente como nos ensina a maioria das religiões? Não meus irmãos, seguir Jesus é buscar o caminho que Ele traçou. Ele nos deixou a lição maior que seria: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.”

Felicidade é viver no amor, plantar amizades, carinho, respeito, fraternidade. Enxugar lágrimas, ajudar, amparar os que sofrem. Amar a natureza, ter paz no coração e levar esta paz aos seus irmãos.

Felicidade é sufocar o egoísmo buscando o altruísmo. Dividir o que se tem com aquele que nada tem.

Felicidade é perdoar, compreender os irmãos em estágio inferior e auxiliá-los na jornada.

Felicidade é alegria de servir.

Madre Teresa de Calcutá, Ghandi, Irmã Dulce, Chico Xavier, são exemplos de pessoas que alcançaram a felicidade na Terra.

Quando a maioria pensar mais em seu semelhante, nosso planeta estará em condições de se promover a um planeta de regeneração e ser um planeta feliz. Enquanto isto não acontece, sejamos trabalhadores do bem e do amor.

Felicidade queridos irmãos, não é um fim e sim um meio. Felicidade é a busca incessante de amor e paz. Somente encontrada no trabalho, na fé, no prazer de servir.

Temos que parar e pensar… ”cada minuto de nossas vidas é precioso.” Se escolhemos ser feliz temos que estar atentos nas pequenas e boas obras que nos passam despercebidos.

Não se desesperes com questões passageiras. Ame. Ame a todos incondicionalmente e sinta o prazer de servir, de ser útil. O prazer de emitir um sorriso. O prazer da palavra de conforto. O prazer de estender a mão para quem socorro nos pede. Em nossas atribulações diárias não temos tempo por vezes de parar e analisar mais profundamente sobre o que teríamos de mudar em nossas atitudes para ser feliz.

Eis aí o ponto chave da questão. Nossa mudança interior. Mudança de nossos hábitos e atitudes. Mudanças de nosso hálito mental. Quando nos decidimos servir e seguir os ensinamentos do nosso Mestre, todas estas mudanças vão acontecendo naturalmente dentro de nós e encontramos se não na totalidade, mas uma boa parte de felicidade que nos é reservada.

A felicidade total e completa não se encontra ainda neste mundo.

AJUDA-ME A SER FELIZ

(oração recebida em psicografia no Instituto André Luiz em 26/10/2002)

Jesus amado, sei que vivo em um mundo de provas e expiações e onde a felicidade não é possível senão por breves momentos…. Na dificuldade do dia a dia, percebo o quanto eu me esforço para alcançá-la, lançando mão, para isso, de todos os recursos possíveis, de todas as armas, de todos os ardis, sempre em vão...

A felicidade, Senhor, chega aos pedaços, sem avisar e se vai inteira, sem adeus, sem se importar com o que eu faço para retê-la no coração!...

Nunca consigo alcançá-la, do modo que eu gostaria.

Por isso, peço-lhe, Jesus, me ajude a ser feliz conforme tua orientação e não conforme meus desejos… mostre-me onde está a felicidade e dê-me forças para conquistá-la; diga-me o que devo fazer para ser feliz nesta vida e de que modo devo proceder para afastar o tédio, a tristeza e o desencanto que não deixam meu coração em paz!...

Apenas sei que não posso prosseguir assim, entre a luz e a sombra, sem sentir prazer maior no que faço, sem encantar-me com quase nada, sem sorrir, sem experimentar emoções maiores e melhores, sem ser eu mesmo em momento algum!...

Pressinto em mim, Jesus, que posso muito mais do que tenho feito; que sou capaz de amar infinitamente, de sorrir e contagiar, de ter e conquistar, de encantar e me encantar, de ser alguém capaz de amar e ser amado e só por isso, dar e receber felicidade.

Mas preciso de auxilio, de sua mão para o primeiro passo.

Ajuda-me a ser feliz Senhor!...

Abre-me o coração à simplicidade e à caridade; faz-me dócil ao teu comando, que é sempre o meu melhor bem, e me ampara o entendimento ainda tão frágil… Mostre-me onde está a felicidade real e desvia meus olhos do poder das fortunas, da tentação dos corpos, do vício das paixões, das artimanhas do consumismo, da ilusão do mundo!...

Ampara-me, Jesus amado, para que eu possa experimentar desde já, senão a felicidade que desejo, ao menos a paz e o contentamento que percebo inalteráveis naqueles que te seguem, e que assim o são porque aceitam a felicidade que Tu lhes dás!...

Assim seja!

Fátima Marques e Diversos
Enviado por Fátima Marques em 11/12/2012
Reeditado em 08/01/2013
Código do texto: T4030905
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.