DISCURSO DE NORMA ASTRÉA_ COLAÇÃO DE GRAU_ TURMA DE PEDAGOGIA 2012/01

Cumprimento a nossa Diretora, Danielly Nunes Andrade Noé, os meus colegas coordenadores de cursos, os professores de modo geral, em particular os meus colegas do Colegiado do Curso de Pedagogia, todas as autoridades presentes e, também, todos os funcionários administrativos da Faculdade Pitágoras de Linhares, na pessoa da Secretária Acadêmica, Lazarela Guasti de Moura.

Daqui onde me encontro, saúdo os pais e mães, esposos e esposas, filhos e filhas, namorados e namoradas, familiares e amigos dos nossos queridos formandos, enviando carinhosos abraços.

Queridos Alunos,

Em 2009, logo após a aquisição da Unilinhares pela Faculdade Pitágoras, vocês escolheram cursar Pedagogia, licenciatura, conosco e coube a mim recepcioná-los e informar-lhes sobre o funcionamento do curso, na condição de Coordenadora do Curso.

Lembro-me perfeitamente do local onde cada um de vocês se sentava, e também de que na primeira noite propus que vocês se apresentassem e me dissessem as razões pelas quais vocês haviam escolhido o nosso Curso. As respostas variaram, mas em sua essência, as justificativas eram as mesmas: “eu gosto de crianças”, ou “eu quero ser útil à educação”.

Voltando no tempo e comparando com esse quadro lindo que eu vejo à minha frente, digo-lhes que algumas de vocês não eram loiras, não tinham filhos (Adriana, Mirian e Sara), (a Tetel usava um florzona no cabelo), tinham outros namorados ou maridos, mas o melhor de tudo é que as cabeças de vocês estão muito melhores.

De fato, a turma era bem maior, mas a roda da vida girou, apenas vocês perseveraram, e graças ao esforço pessoal de cada um e à competência dos seus professores, a quem muito agradeço, nominalmente: Ângela Cristina Altoé, Eliana Maria Perini Monti, Érica Duarte Baioco, Jonisete Marta Bissoli, Karina Schmidt Furieri, Jucineide Della Valentina de Oliveira, Keila Cuzzuol Pimentel Piol, Kleber de Oliveira, Luciana Schusther Albuquerque, Maria da Graça Siqueira Pereira, Márcia Perini Valle, Maristela Sabaíne da Silva, Nilce Joviano dos Santos, Regina Lúcia Paiva Rabello Reis, Rosilete de Almeida Nery Caldonho, Thalita Nunes Ruy e Zilda Maria Fantin Moreira; repito, graças ao esforço de vocês e à competência de seus professores, hoje tenho o prazer de vê-los tão lindos, vestidos como eu imaginei desde o nosso primeiro encontro.

Também eu fui professora de vocês, lecionando Leitura e Produção de Textos, Filosofia e Ética, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa, Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Institucional. Nessas ocasiões eu aprendi a conhecê-los a ponto de saber quem eram os CTSC (Chegam Tarde e Saem Cedo), os emburradinhos, os ariscos, os chorões, os “ordinários”, os “extraordinários”, e os “extraordinariamente ordinários”. Isso só fez aumentar a minha afeição por todos, por isso, nesta noite eu preciso de esclarecer algumas coisas, recomendar outras e pedir algumas.

Muitas vezes, na condição de coordenadora ou de professora de vocês, eu percebi claramente, quando as sementes do saber que nós semeávamos não estavam sendo devidamente colhidas; então, preocupada com os direitos dos inocentes cuja educação lhes é ou será confiada; eu lhes puxei as orelhas e nessas horas eu não agradei. Fazer, isso, queridos, requer coragem, aquela mesma que as pessoas que nos educaram tiveram ou deveriam ter tido para conosco.

Acredito sinceramente que a educação precisa de pessoas corajosas, por isso eu lhes recomendo que tenham sempre coragem para não cederem à preguiça, coragem para não prejudicarem as crianças, ensinando-lhes errado, coragem para enxergarem suas limitações e buscarem autonomamente melhorar as suas próprias bases, coragem para não se acomodarem e, por fim, coragem para agirem eticamente.

Certa vez eu lhes disse que agir eticamente é não fazer com os outros aquilo que nós odiaríamos que fizessem conosco. Nessa hora somos movidos pelos valores morais que nossas famílias, que nossos professores e que a sociedade incutiram em nós. O problema é que muitos de nós só aprendeu valores de mão única: exigimos respeito, responsabilidade, honestidade e verdade dos outros, mas nos esquecemos de ser respeitosos, responsáveis, honestos e verdadeiros com os outros.

Portanto, agora quando vocês, legalmente, estão prestes a assumir a educação de inocentes; eu lhes peço que jamais deixem de agir eticamente com as crianças, pois é de vocês a nobre missão de plantar nelas as bases de uma sociedade que não precisará de hospícios e nem de cadeias, pois ela, a sociedade, terá sido competente e amorosamente instruída e conduzida, por pedagogos e professores conscientes de seus importantes papéis. Eis por que a Pedagogia não pode ser cursada por qualquer um. Eis por que vocês devem sentir muito orgulho em dizer que são pedagogos.

Por tudo isso, nesta noite, quando todos vocês conquistaram o direito de receber uma certificação, dizendo que vocês são licenciados nessa i9mportante ciência; eu lhes parabenizo, ratifico a minha honra de ter sido professora e coordenadora do Curso de vocês e lhes peço seis coisas:

a)que ao se dirigirem às sala de aula, você invoquem a Deus, pedindo-Lhe a alegria e o entusiasmo, pois esses são os ingredientes que fazem brilhar os olhinhos das crianças e nelas desperta o desejo de aprender;

b)que vocês se recordem de Paulo Freire quando escreveu: “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”

c)que vocês não se esqueçam de que os seus alunos prediletos devem os feios, os pobres e os “lentos”, porque os bonitos, os ricos e os inteligentes não são nada disso por causa de você;

d)que as bases dos conhecimentos pedagógicos, que seus professores lhe conferiram, sejam solidificadas e ampliados todos os dias, porque esse é o caminho do sucesso, do destaque e do reconhecimento, que vocês merecem, mas devem se empenhar para conquistar;

e)que vocês se orgulhem de ser pedagogos formados pela Faculdade Pitágoras de Linhares;

f)E, por fim, que vocês jamais se esqueçam de nós, porque nós, também, jamais nos esqueceremos de vocês, queridos alunos da “Turma da Tetel”!

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 18/12/2012
Reeditado em 26/03/2024
Código do texto: T4041641
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.