DISCURSO DE NORMA ASTRÉA_ COLAÇÃO DE GRAU_ TURMA DE PEDAGOGIA_ 2012/02

Sra. Diretora da Faculdade Pitágoras de Linhares, Danielly Nunes Andrade Noé;

Sr. Coordenador Acadêmico, João Adoris Pandolfi;

Sra. Paraninfa, Professora Eliana Maria Perini Monti;

Sra. Patronosse, Lucileia Maria Uneida Zanon;

Professora que nomina a turma:Márcia Perini Valle,

Meus colegas Coordenadores de Cursos e Professores do Colegiado do Curso de Pedagogia;

Srs. Pais e familiares;

Queridos Formandos.

Boa noite a todos!!

Há 04 anos, como Coordenadora do Curso de Pedagogia, eu recebi a maioria de vocês na sala 301 do bloco III, lhes informei sobre o curso e profetizei que o último dia de vocês, como alunos da Faculdade Pitágoras de Linhares, seria nesse teatro, usando beca, e recebendo os canudos sob os olhos orgulhosos de seus familiares e amigos.

Naquela noite de 2009, mais 25 pessoas ouviram isso, mas por diversos motivos elas não estão sentadas perto de vocês: uns se mudaram de Linhares, alguns estão em outros cursos, outros se formarão em Pedagogia 2013... Ah, não descarto que nesse meio haja aqueles que pararam, porque não suportaram ficar sem assistir a novelas. Normalmente são eles também que colocam em Deus as culpas por suas mazelas.

O importante é que eu acertei em relação a vocês, que estão aqui e posso lhes garantir que vejo orgulho e emoção nos olhos dos seus familiares e amigos que estão nas cadeiras logo atrás de vocês.

Para cada turma que ingressa em nosso Curso, eu costumo dizer o seguinte: “Deus não nos dá o direito de escolhermos família e fisionomia, mas nos dá inteligência e coragem para podermos transformar positivamente as nossas vidas, desde que tenhamos CERTEZA e ATITUDE:

a) CERTEZA do que queremos fazer para ganharmos o pão nosso de cada dia; e

b) ATITUDE para darmos o primeiro passo e prosseguirmos.”

E aí está o segredo de tudo: CERTEZA e ATITUDE!

A CERTEZA vem do autoconhecimento, de eu saber o que me faria feliz, mesmo que eu tivesse de fazer todos os dias.

A ATITUDE é conseqüência dessa CERTEZA, e acontece mais facilmente para as pessoas que odeiam que pensem que elas são coitadinhas; para aqueles que diante das quedas, sempre se levantam, passam cuspe nos joelhos e prosseguem de cabeça erguida.

Esses dois elementos, certeza e atitude, não são privilégios de vocês, pois a cada semestre sentam-se nessas cadeiras outros alunos usando becas com faixas de cores azuis, ou vermelhas, ou verdes, ou amarelas...., elas são símbolos dos seus cursos, que, claro, também são úteis para a sociedade.

Contudo, peço licença a todos para conduzir com vocês uma última reflexão. Ela será sobre o pessoal que usa faixa lilás, e farei isso usando uma historinha:

“Certa tarde, dois homens pescavam à beira de um rio, e se assustaram quando viram quatro crianças se afogando na correnteza. Eles se atiraram no curso fluvial, nadaram e conseguiram agarrá-las e levá-las até a margem e salvaram-nas.

Eles ainda estavam ofegantes quando olharam para o rio e viram outras oito crianças se afogando. Imediatamente eles pularam na água e a duras penas conseguiram salvar apenas seis.

Muito cansados e tristes, eles olharam para o rio e viram outras doze crianças desesperadas, descendo o rio e se afogando.

Um pescador pulou na água e outro não. Sob os protestos do primeiro, aquele que não se jogou na água resolveu caminhar até a fonte do rio e descobrir quem era o infeliz que estava arremessando crianças no rio para se afogarem.

Nessa historinha o rio representa a educação, as crianças que se afogavam são aquelas relegadas nas salas de aulas todos os dias e reprovadas ao final do ano.

Os pescadores são os bons professores que fazem todo o possível para que as crianças aprendam. As pessoas que jogam as crianças nos rio nada mais são do que os maus educadores.

Antes que prossigamos, me parece importante pensarmos um pouquinho sobre o que acontece com as crianças que são lançadas ao rio todos os dias.

No mínimo, elas deixam de aprender coisas que podem torná-las confiantes em si mesmas, coisas que são essenciais para que elas consigam transformar positivamente as suas realidades.

Então, essas crianças se afogam na desesperança, e sem perspectivas de melhoria de vida, elas são presas fáceis para as drogas e para a violência. O triste disso tudo é que, não raramente, aqueles que não foram salvos pelos pescadores competentes, aumentam as estatísticas de presidiários ou de jovens mortos no Brasil.

Enquanto isso, tanto aqueles que jogam crianças nos rios, quanto os outros que não conseguem perceber o preço que se paga quando se permite isso; continuarão construindo muros, grades e presídios, ou adquirindo cercas elétricas e alarmes.

Percebem, então, a grandiosidade da escolha de vocês pela faixa lilás? Entendem por que Pedagogia não pode ser feito por qualquer um e nem de qualquer jeito? Compreendem agora, por que cada puxão de orelha merecido não podia ser um afago?

No futuro, ao olharem seus álbuns e virem as fotos feitas esta noite, lembrem-se de que no dia 17 de dezembro de 2012, vocês se juntaram a outras faixas lilases, que ao vigiarem as margens dos rios salvam crianças e tornam o mundo melhor. Isso merece aplausos! Isso merece respeito! Isso merece meus sinceros parabéns.

Resta-me parabenizar seus familiares e pedir-lhes duas coisas:

a)Não estacionem no degrau da graduação, pois o sucesso que vocês merecem fica em degraus mais acima;

b)Não aceitem galgar os falsos degraus, pois quase todos eles são oferecidos pelo mesmo pessoal que considera vocês idiotas por terem cursado Pedagogia em 04 anos, enquanto eles fornecem diplomas aos “sabidos”, após poucos encontros.

Por fim, eu lhes recordo a historinha de compadre que tinha um cavalo que o acordava a cada manhã relinchando alegremente, ele fazia bolo de cenoura, fazia suco, servia chocolate e café quentinho... Vocês se lembram dela?

Pois é, lamento lhes dizer que daqui a pouquinho o cavalo vai ser totalmente de vocês, e que a partir de amanhã vocês terão de vendê-lo para a sociedade todos os dias.

Não se desesperem por terem de caminhar sozinhos. Nossas mãos invisíveis estarão sempre guiando seus passos, porque nos orgulhamos de todos os que formamos. Aos interessados em adquirirem seus cavalos digam: eu mereci usar a faixa lilás do Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Linhares.

Se eles pedirem explicações, contem a verdade:

“Moço, na Pedagogia da Pitágoras ninguém brinca de dar diploma. Lá o sistema é bruto, o buraco é mais embaixo, os professores são exigentes, a coordenadora puxa a orelha com força, é proibido ficar sentindo peninha de nós mesmos, e todos aceitamos isso, porque concordamos que não temos o direito de afogar criancinhas.”

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 18/12/2012
Reeditado em 06/02/2017
Código do texto: T4041648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.