PCdoB 89 Anos de lutas e vitórias.

Hoje Jaboatão comemora 89 anos de existência de um partido político guerreiro no que existe de mais puro em ser guerreiro. Estamos na Casa das Leis onde dois camaradas se assentam junto com seus pares. Assentam-se montados na vontade esmagadora das urnas de 2008. Temos uma digna representante na Câmara Federal e um não menos digno representante na Casa de Joaquim Nabuco... Somos hoje a maior força política de nosso Município. Estamos refazendo a história de nossa cidade. Somos um ancião... Um idoso... O mais antigo partido político em funcionamento no Brasil. Boa parte deste tempo na clandestinidade... Vimos e escrevemos uma grande parte da moderna história brasileira. Fomos às ruas, mesmo quando isto era proibido e perigoso. Alguns de nós, verdadeiros heróis, vítimas da selvageria de uma ditadura cruel, como o é toda ditadura, hoje são quase esquecidos pelo grande público. Em parte por nossa própria culpa. Precisamos cultuar nossos heróis, senão quem o fará? Temos o dever sagrado de não deixar cair no esquecimento as dores e angústias provocadas em uma época negra de nossa história, não tão longe no tempo. Cuidar de estarmos vigilantes para que nunca mais nossa terra sofra tamanho mal. Àqueles que não viram tal época, por terem sido agraciados por Deus, demos o nosso testemunho... Compartilhemos nossas memórias... Não deixemos que a história seja apagada, sob o risco de apagarmos junto, nossos heróis e nossa própria história! Alguns camaradas sentem certa falta desta época romântica, para quem lê nos livros, onde se colocava o bem comum acima da própria sobrevivência... Quando, em época de faculdade, se enfrentava a cavalaria com estilingue e bombinhas de são João... Alguns camaradas hoje repousam em campas esquecidas, outros a despeito de seu vulto histórico não são cultivados como deveriam... Males da modernidade...

Mas o Partido Comunista do Brasil, prova ser maior e mais forte que os seus militantes. Suplanta as diferenças de métodos em prol de um único ideal: um Brasil justo! Onde todos tenham as mesmas oportunidades e que sejam julgados pelos seus méritos e capacidade. Onde todos tenham iguais oportunidades de beneficiar-se do Estado. Onde os Governos sejam apenas administradores do bem público. Onde não existam fracos e abandonados, pois todos são protegidos pela lei. Onde a lei seja, antes de tudo, a resposta do anseio do povo.

Camaradas recém embarcados no barco da história, todos serão participantes da ceia, como dito na parábola do Cristo, os “trabalhadores da última hora”. Camaradas de longas datas das batalhas renhidas em prol dos direitos fundamentais do cidadão. Convoco-vos, a todos, usando das palavras do próprio Cristo: “Procurai e achareis. Batei e se vos abrirá. Pedi e recebereis.” Este não é momento de inércia! De ficarmos parados! Nossa história sempre foi uma história repleta de lutas e vitórias. Jaboatão, Pernambuco e o Brasil precisam de nós. Precisa do que há de melhor em nós. Não podemos perder o “trem da história”, o “cavalo está passando selado”, e como dizia o Coronel Yvanildo, Coronel de cavalaria amigo meu, só precisamos montar. Esta é a nossa chance! Nos últimos anos deixamos de “comer fígado criancinhas”, era esta imagem de comunista em minha infância, para sermos a força atuante de modificação no cenário de mudanças de rumo da política do Brasil. Deixamos de ser uma força das sombras, para sermos a esquerda luminosa, a esquerda de idéias e ideais. Hoje não se faz uma política séria sem conversar seriamente conosco. Isto é reconhecimento de um trabalho profundo de formação de camaradas dedicados. Estamos presentes em todas as camadas do povo. Em todos os extratos sociais. Em todos os movimentos sociais que querem manter o que tem de bom e mudar o que pode ser mudado em nosso país.

O Partido Comunista do Brasil não é uma seara de teóricos. É a arena dos embates ideológicos.... É onde são forjados os sonhos e elaborada sua execução. Onde camaradas deixam de lado seus afazeres e mesmo sem deter um mandato eletivo, pugnam por um desfecho vitorioso de seus anseios e por que não dizer, dos anseios do próprio povo do qual fazem parte. É na força do martelo das fábricas e na foice do campo que reside nossos ideais mais caros: sermos a nação do futuro forjada hoje! Não apenas para nossos descendentes, mas para o hoje! O agora! Como diz Geraldo Vandré: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Finalmente o PcdoB é a arena dos vitoriosos contra a inércia de achar que nada tem jeito, que tudo ficará na mesma. Em honra aos que deram suas vidas para que pudéssemos hoje nos reunir comemorando este dia, é que afirmo: Jaboatão tem jeito e tem futuro, afinal o Brasil nasceu aqui...

(Discurso redigido e não proferido por ocasião do aniversário do PcdoB na reunião comemorativa na Câmara do Vereadores de Jaboatão do Guararapes)

Barbalho
Enviado por Barbalho em 19/01/2013
Código do texto: T4093890
Classificação de conteúdo: seguro