Um bom chamamezeiro

Lembro-me com muita alegria o dia em que o Alziro Amaral me disse que ia convidar um sanfoneiro para determinada festa da “Bancada da Bola”. No momento dessa conversa não imaginava que o cidadão que dali em diante ia figurar entre nós como um bom sanfoneiro, também seria uma pessoa bem prendada e com qualidades próprias para se estabelecer um bom vínculo de amizade.

Foi assim que nossa turma conheceu o amigo Mauro que hoje estamos homenageando. Sócrates na sua sabedoria milenar ficou bem próximo deste momento ao dizer que: “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquele admiramos”. Pois é. O Mauro além de nos brindar com o seu dom artístico de produzir música em sua sanfona vermelha, também estabeleceu com todos nós um vínculo de amizade que foi trabalhada em face da sua humildade e da sua simpatia como pessoa.

O Mauro é uma pessoa muito querida entre nós, pois nunca se negou a atender um convite de nossa turma. Sempre esteve pronto para somar em nossa equipe musical. Aliás, ele na sua simplicidade e com o seu companheirismo ultrapassou a figura do músico para ingressar num universo bem mais amplo, já que hoje, para nós, além de seu dom é mais um que se estabeleceu em nosso vínculo de amizade. E é por isso que hoje estamos aqui.

Viemos para comemorar mais um ano de vida do Mauro e ao mesmo tempo rogar que Deus lhe acompanhe sempre em sua caminhada, para que possa distribuir entre as pessoas os acordes de nossa música regionalista e, de quebra, construir verdadeiras fortalezas de amizades.

Nicalou Maquiavel disse o seguinte sobre a amizade e sobre a companhia que as pessoas escolhem para desfrutar na sociedade: “Nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que frequenta: aquele que tem companheiros decentes e honestos adquire, merecidamente, bom nome, porque é impossível que não tenha alguma semelhança com eles”.

Está aí uma verdade inarredável na vida do Mauro já que nossa turma desfruta de sua amizade porque estar junto com ele é o mesmo que construir uma base sólida de princípios onde se valoriza a índole do homem ao invés de se buscar os status que só acrescentam a imagem e nada mais.

O Mauro é um comerciante de respeito. Mantém seu comércio através de suas mãos firmes. Acompanha o dia a dia de sua empresa. Trabalha mais de oito horas por dia para poder manter sua dignidade como homem de confiança perante a sociedade. Assim, além de ser uma pessoa alegre nos momentos de festas é um sujeito sério e compenetrado na hora do trabalho.

Mas, além dos atributos pessoais do amigo Mauro, nossa turma admira a sua capacidade artística por ser um autodidata na sua arte de fazer música. Pelo que consta ele não estudou em nenhuma banca acadêmica e nem cursou escolas de música. Nem por isso deixou de ser uma pessoa que se interessa e aprende sobre a música chamamezeira. É hoje um grande contribuidor, divulgador e executor desse estilo musical que encanta as pessoas de nosso Estado.

Todas essas razões é que nos trazem aqui hoje nesta comemoração. Não estamos aqui equivocados no endereço. Viemos para saudar uma pessoa de nossa estima. Viemos para abraçar um grande amigo. Viemos para curtir algumas horas na companhia de pessoas honradas e honestas, porque são dessas pessoas que o Mauro se serve em seu círculo de amizade.

Enfim, agradecemos aos donos desta residência que nos acolheram como companheiros. Estamos à disposição sempre que formos solicitados.

Quanto ao aniversariante só podemos desejar que ele continue nessa trilha de alegria que sempre semeou em seu redor. Rogamos que Deus lhe dê saúde e força para puxar esse fole ainda por muitos anos aí pela frente.

Em nome de nossa turma agradeço pelo convite de estarmos aqui neste momento tão precioso.

Desejamos que o Mauro sempre esteja rodeado de bons amigos e possa dar eles o que o dom da música sempre oferece às pessoas que são: a descontração, a alegria, a camaradagem, a dança e muitos outros atributos advindos do seu talento.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 18/02/2013
Código do texto: T4146459
Classificação de conteúdo: seguro