Homenagem ao dia internacional da mulher

Senhores vereadores,

Senhoras vereadoras,

Homens e mulheres de Abaetetuba

Sei que hoje muitas pessoas estão reunidas em nossa cidade não apenas para comemorar o dia internacional da mulher, mas para lembrar está data que é símbolo da  luta feminina. Eu gostaria muito de estar com vocês acompanhando do inicio ao final cada fase desta comemoração, porém compromissos do mandato me impedem de estar aí, mas tenham certeza  de que mesmo a distância estou  com vocês nesta luta.

Durante toda esta semana,  Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. Porém, mesmo com todos os avanços,  nós mulheres,  ainda sofremos, , em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado para garantir a igualdade de gênero.

A luta de mulheres que não tiveram medo de se expor, de avançar , de desbravar e de ousar contribuiu para que hoje em nosso país fosse conquistada a  participação feminina no comando da iniciativa privada , da justiça e da política.

Mas de que mulheres estamos falando? Da mulher urbana ou da mulher rural? Da mulher emoção ou da mulher racional?  Da mulher solteira ou  da mulher casada? Da mulher feminista ou da mulher feminina?  

Falamos de todas nós mulheres que somos. Mulheres que vivem  ciclos como a lua, mas têm a força  do sol. Trazemos a cabeça erguida para enfrentar as lutas da vida e o coração pronto para amar.

Hoje além de comemorar esta data eu agradeço a Deus e aos homens e mulheres de Abaetetuba que elegeram uma mulher para  guiá-los rumo á cidadania numa cidade que cresce e progride a cada dia.

A nós, homens e mulheres, que pensam e executam as políticas públicas em nossa cidade cabe a honrosa tarefa de lutar por uma sociedade justa e democrática onde não haja predomínio da força, do preconceito e da violência e sim da igualdade de direitos para todos.

  Sigamos  em frente!!!

Francineti Carvalho

Prefeita de Abaetetuba- Pará.

Francineti Carvalho
Enviado por Francineti Carvalho em 09/03/2013
Código do texto: T4180284
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.