ÚLTIMO DISCURSO DE PARANINFA DE LETRAS_ 2007

Prezada Jaudeti, Coordenadora do Curso Normal Superior e Pedagogia, estimados Professores do Colegiado de Letras, caros Pais e familiares, queridos alunos do Curso de Letras da UNILINHARES.

Essa noite, ao vê-los tão formosos e cheirosos, eu percebo que, realmente, está chegando o dia e a hora em que entregaremos a Linhares e aos municípios vizinhos, mais 52 licenciados em Letras: 25 de Português e Espanhol, e 28 de Português e Inglês.

A partir do dia 18 de dezembro de 2007, não mais os verei todas as noites. Nenhum de vocês me procurará para reclamar dos Estudos de Caso ou das PIDs, não mais receberei abaixo-assinados para adiar responsabilidades, para reclamar dos valores das mensalidades... Sentirei saudades de todos, até mesmo daqueles que, na maior cara de pau, bebiam o café dos professores na sala da Coordenação.

Durante esses três anos, tivemos boas e más noites, mas elas não são privilégios apenas para estudantes e professores. Todos os seres humanos as têm, assim como têm momentos de desentendimentos e de reconciliação.

Nesse tempo, pelo menos por meio da “Onça de Asas” e a “Semana de Arte Moderna”, pudemos mostrar às pessoas que os letrados e letrandos são pessoas empreendedoras e especiais para falar, para escrever, para se expressar e para representar.

Nas escolas, entretanto, vocês deverão mostrar aos seus alunos a principal utilidade dos letrados: a transformação dos alienados em cidadãos críticos e civilizados. Afinal, aprendemos em cursos de letras a possuir armas muito mais eficazes que aquelas que matam os corpos e aumentam os índices de violência. Nossas armas são as palavras: os letrados aprendem a usar palavras para argumentar, retrucar e convencer.

Estamos convencidos de que o mundo mudará muito, quando as pessoas de fato aprenderem a ler e escrever. Ler é muito mais do que juntar letras, é muito mais do que ficar na superfície do texto, é, sobretudo, interpretar, e isso exige conhecimento de mundo e da realidade e uma postura ética ímpar. Escrever é muito mais que aplicar conhecimentos de gramática, escrever é externar aquilo que de fato temos na cabeça. Depreende-se que se a escrita é confusa, seu autor também o é. Acontece que o mundo bom que todos merecemos não precisa de mais gente confusa.

Como numa peça teatral, nós estivemos juntos durante 600 noites, ou seja, 03 anos letivos. Hoje é nosso antipenúltimo espetáculo: faltam a colação de grau e a festa. Percebo que nossos papéis, de certa forma, foram os de pais conduzindo os filhos pelos caminhos íngremes, plantando informações num bosque chamado vida, ensinando a colher conhecimentos e alertando sobre os percalços das veredas.

Durante nossa convivência, alguns de vocês se destacaram como questionadores, outros pela capacidade de expressão e liderança, e houve, também, aqueles que ficarão em nossas memórias como exemplos de dedicação e persistência.

Muitas vezes, porém, percebi que as sementes do saber não eram plantadas ou colhidas adequadamente, forçando-me a puxar a orelha dos “ordinários”, em respeito à qualidade educacional que todas as crianças e jovens merecem. Confesso-lhes que nessas horas eu me lembrava de uma fala do Prof. Predebom, em sua palestra de abertura do Concapi, que, aliás, muitos de vocês pagaram e não foram assistir. Naquela noite ele disse-nos que: “a educação é a única mercadoria que as pessoas pagam e não se importam de levar”.

Na condição de líder desse curso, a cada turma que ingressa, eu tenho de equilibrar meu coração e a razão. Afeiçoar-me a vocês é inevitável e amolecer é previsível; entretanto, eu nunca posso esquecer-me de que nosso curso fornece informações fundamentais para a transformação desse mundo em outro bem melhor. Essa é, provavelmente, a maior missão dos educadores e, portanto, não podemos ser coniventes com quem não esteja preparado para tal.

Na noite em que todos vocês conquistarão o direito de receber uma certificação dizendo que vocês são professores de Língua Portuguesa, Língua Espanhola ou Inglesa e respectivas Literaturas; eu lhes digo que compete a vocês utilizarem seus conhecimentos de modo a que seus alunos se encantem com suas aulas, se apaixonem por vocês e queiram “levar a mercadoria para casa”. Nesse dia, vocês terão o terreno propício para plantarem as sementes da ética e da justiça social, cumprindo suas missões de educadores.

Não somos tolos de acreditar que estejamos prestes a entregar à sociedade profissionais das Letras, que tenham assimilado 100% de tudo que lhes foi ensinado. Talvez ninguém consiga isso. Particularmente em nosso curso, creio que algumas oportunidades de aprendizagem foram desperdiçadas quando as leituras essenciais foram relegadas, quando vocês, ordinariamente, faziam feriados por suas contas, quando vocês deixaram de exigir o máximo de seus professores... Outras tantas se perderam nos trabalhos em que vocês dividiam as tarefas, esfacelando os conhecimentos, como se a parte do outro nunca fosse lhes fazer falta.

Pode ser que as coisas perdidas nunca lhes sejam cobradas pela vida, mas se o forem, espero, sinceramente, que a possível vergonha não os impeça de buscar e resgatar aquilo que não tenha sido aprendido na hora certa.

Agora que estamos prestes a soltar suas mãos, deixar o bosque e nos despedir, quero lhes mostrar uma figura que me encanta. Espero que ela fique guardada nas retinas de vocês, assim como as perguntas que ora lhes faço,mostrando o retrato do planeta Terra:

a)O que é isso?

b)Onde se localiza?

c)Cadê a América do Sul aqui?

d)Cadê o Brasil, o ES, Linhares, a UNILINARES e você?

Somos muito pequenos diante da imensidão do universo, mas temos uma missão e é preciso desempenhá-la bem: a nossa competência como educadores pode nos ajudar a melhorar os seres humanos que habitam esse planeta e, conseqüentemente a preservá-lo para aqueles que nos sucederão.

Por fim, quero lhes agradecer pela honra de ter sido escolhida paraninfa de vocês e lhes pedir algumas coisas:

a)que as bases dos conhecimentos lingüísticos e literários que o Curso de Letras da UNILINHARES lhes conferiu sejam solidificadas todos os dias;

b)que a partir dessas bases vocês construam os castelos (e não os barracos) em que vocês merecem viver;

c)Que se recordem de Érico Veríssimo quando escreveu: “Precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro e ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu”;

d)que vocês jamais cometam o desrespeito de entrar em sala de aula, sem planejamento ou sem seus dicionários de Português, Inglês ou Espanhol;

e)que os seus maiores desafios sejam os alunos feios, pobres e lentos;

f)que os seus ideais sejam diminuir as estatísticas de erros da educação que residem nos palácios ou nas cadeias;

g)que jamais falem “mal do seu cavalo”, pois o curso de Letras da UNILINHARES é o segundo melhor do Estado, e, portanto, vocês só têm do que se orgulhar;

h)que vocês se levantem e cantem comigo, o hino de escolhemos para o nosso curso:

OH HAPPY DAY

OH, HAPPY DAY (OH, HAPPY DAY)

OH, HAPPY DAY (OH, HAPPY DAY)

WHEN JESUS WASHED (WHEN JESUS WASHED)

WHEN JESUS WASHED (WHEN JESUS WASHED)

WHEN JESUS WASHED (WHEN JESUS WASHED)

WASHED MY SINS AWAY

OH, HAPPY DAY (OH, HAPPY DAY )

LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ (LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ)

LÁ, LÁ, LÁ, LÁ (LÁ, LÁ, LÁ, LÁ)

LÁ, LÁ, LÁ (LÁ, LÁ, LÁ )

OH, HAPPY DAY (OH, HAPPY DAY)

OH, HAPPY DAY (OH, HAPPY DAY)

WHEN JESUS WASHED (WHEN JESUS WASHED)

WHEN JESUS WASHED (WHEN JESUS WASHED)

WHEN JESUS WASHED (WHEN JESUS WASHED)

WASHED MY SINS AWAY

OH, HAPPY DAY (OH, HAPPY DAY )

LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ (LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ)

LÁ, LÁ, LÁ, LÁ (LÁ, LÁ, LÁ, LÁ)

LÁ, LÁ, LÁ (LÁ, LÁ, LÁ)

HE TAUGHT ME HOW TO WATCH

TO WATCH AND PRAY (NIGHT AND DAY)

NIGHT AND DAY!

AND HE TAUGHT ME HOW

TO LIVE REJOICING EVERY DAY

EVERY DAY

OH, OH, OH, OH, HAPPY DAY (OH HAPPY DAY)

OH HAPPY DAY (OH HAPPY DAY)

WHEN JESUS WASHED (WHEN JESUS WASHED)

OH WHEN JESUS WASHED (WHEN JESUS WASHED)

WHEN JESUS WASHED (WHEN JESUS WASHED)

ALL MY SINS AWAY (OH HAPPY DAY)

LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ (LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ, LÁ)

LÁ, LÁ, LÁ, LÁ (LÁ, LÁ, LÁ, LÁ)

LÁ, LÁ, LÁ (LÁ, LÁ, LÁ )

HE TAUGHT ME HOW TO WATCH

TO WATCH AND PRAY (NIGHT AND DAY)

NIGHT AND DAY!

AND HE TAUGHT ME HOW

TO LIVE REJOICING EVERY DAY

EVERY DAY

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 17/04/2013
Reeditado em 12/12/2023
Código do texto: T4245169
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.