DISCURSO DE TRANSIÇÃO DA UNILINHARES PARA FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES

Boa noite a todos.

Prezados convidados;

Estimados assessores, coordenadores, docentes, funcionários administrativos e de apoio; queridos alunos;

Percebendo a importância histórica desse momento, e pensando sobre o que iria lhes falar, a primeira imagem que veio à minha mente foi a de um livro.

Um livro volumoso, que começou a ser escrito em 1985, contendo histórias protagonizadas por gente tão corajosa quanto os seus autores, Guerino e Luciléia, duas pessoas lúcidas e responsáveis que tiveram a nobreza de escolher um grupo sério para continuar concretizando os seus ideais de oferecer uma educação de vanguarda para todos que precisassem adquirir habilidades e competências inerentes ao ensino superior: a Kroton educacional, detentora das Faculdades Pitágoras.

Se de 14 de abril de 2008, data em que a Kroton adquiriu a Unilinhares até hoje, planejamos ou rascunhamos as novas páginas desse livro; a partir de agora, oficialmente, todos nós somos coautores de uma história que pode ser fascinante e eu os convido a escrevê-la usando as melhores letras e as mais belas palavras. Exatamente como merecem os empreendimentos que nascem ou renascem não apenas por causa dos números, mas também porque eles são importantes para o desenvolvimento das pessoas e dos lugares onde estão.

Sabemos que essa tarefa não será difícil, pois além de contarmos com uma equipe de primeira qualidade, nós fazemos parte de um grupo educacional que tem como “guia de redação” um projeto recheado de valores humanísticos, concebido e orientado por alguém tão brilhante: o Dr. Cláudio de Moura Castro, nosso palestrante desta noite, uma representação de tudo o que queremos desenvolver nessa cidade e nessa região: competência profissional, valorização da cultura e senso de humanidade.

Que bom que possamos contar com pessoas desse quilate, com gente que defende que além dos conhecimentos técnicos e profissionais é necessário que se ofereçam oportunidades de vivenciar valores fundamentais para incorporação do “ser” à palavra: “humano”.

Aqui, a Faculdade Pitágoras de Linhares está plantando esperança. Esperança de que seremos muitos a lutar por uma educação melhor, diferenciada, pois temos o intuito de fomentar a cultura.

O papel da educação é determinante para o grau de competitividade de uma região, numa economia globalizada. O capital humano tornou-se o elemento essencial para o desenvolvimento, de forma que a educação, principalmente a de nível superior, deixa de ser elemento opcional que agrega valor e passa a ser pré-requisito indispensável para a formação e um facilitador da empregabilidade.

Sabemos que o crescimento econômico que ora vivemos dará muitas oportunidades de sucesso, prosperidade e felicidade aos que escolheram esta terra para viver, e queremos fazer parte deste momento de felicidade de cada um de vocês.

Creiam, a Faculdade Pitágoras de Linhares estará sempre comprometida com a vocação do estado do espírito santo e dessa região.

Saberemos tudo elaborar para não apenas sermos mais uma faculdade, mas para sermos a faculdade que sabe onde está e por isso, entende a condição primeira de prosperidade e felicidade: a educação e a cultura.

Na condição de Diretor, neste momento eu estou, honradamente, escrevendo a primeira de minhas páginas, conspirando para concretização desse novo “ser humano” idealizado pela Faculdade Pitágoras de Linhares.

Espero que as demais páginas contenham textos e fotos ilustrativas do protagonismo de cada um de vocês, na construção de uma faculdade que será do tamanho daqueles que sonham responsavelmente com uma educação de qualidade realmente superior, e que o povo dessa região tanto merece.

Parabéns, Espírito Santo!;

Parabéns, Linhares!. Esta cidade merece e verá que tempo revelará os grandes resultados deste árduo trabalho já iniciado.

Prezadas senhoras, prezados senhores, estou feliz nesta hora e com todos vocês me alegro, cumprimentando aqueles que quiserem, a partir de agora, reescrever estas páginas...

Do fundo do meu coração, eu desejo que Deus nos ilumine e esteja sempre conosco neste novo caminho.

Muito obrigado a todos!

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 17/04/2013
Código do texto: T4245187
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.